Page 66 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1983
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A f i n a l ,   e x p o r t a r   é   f á c i l   o u   d i f í c i l ?















                                                                                                                                                                                                                                                                                               n                                     9                   9
                    A problemática das exportações foi abor­                                                                       suem condições sócio-económicas, clima e                                                                               mou Salomão Wanjberg, do Geicom. Citan­


             dada sob diversos ângulos pelos debatedo-                                                                             escalas de produção condizentes com as nos­                                                                            do que no Peru viu 150 mil linhas de comu­


             res e conferencistas. De uma maneira geral                                                                            sas. Destacou o esforço do Minicom, da pró­                                                                            tação digital temporal, sendo colocadas com


             as grandes empresas, com raízes internacio­                                                                           pria Abinee e da Telebrasil para estabelecer                                                                           financiamento de 18 anos de prazo, 7 de ca­


              nais, como a Ericsson e a Pirelli, têm nas ex­                                                                       contatos iniciais com esses países.                                                                                    rência e 4,5% de juros ao ano, o técnico con­


              portações um “tapete mágico” para comple­                                                                                    A exportação de produtos de alta tecno­                                                                        cluiu que em casos como esses “não vale nem


              mentar a escala de produção que possuem                                                                               logia é, no entanto, uma problemática, afir-                                                                          a pena o gasto do dinheiro em viagens”. Exis­

              no país. O Governo vê na exportação uma                                                                                                                                                                                                     tem, segundo ele, duas alternativas para ex­


              saída para as dificuldades do mercado inter­                                                                                                                                                                                                portarmos nossos produtos: através de ser­


              no e para a balança de pagamentos. As pe­                                                                                                                                                                                                   viços, porque nossa mão-de-obra é barata, e


              quenas e médias empresas apresentam rea­                                                                                                                                                                                                    por meio da associação com empresas locais,


              ções diversas, mas todas concordam que ex­                                                                                                                                                                                                  com o que se fomenta um protecionismo go-


              portar é mais difícil do que parece.                                                                                                                                                                                                       vernam ental  para  os  consórcios assim


                     A Tepal, que procurou fazer negócios na                                                                                                                                                                                             constituídos.

               Nigéria, perdeu um contrato de 43 milhões                                                                                                                                                                                                         As pequenas e médias empresas são par­


               de dólares para o fornecimento de transfor­                                                                                                                                                                                               ticularmente adaptadas para agilizar as nos­


               madores, por que, segundo seu presidente,                                                                                                                                                                                                 sas exportações, disse Salomão, mas é pre­


               não foi aceito um crédito de 150 mil dólares                                                                                                                                                                                              ciso uma ação coordenada com as Embaixa­


               no nosso Banco Central.                                                                                                                                                                                                                   das, para que todos fiquem melhor informa­

                      A tese defendida por grande parte das                                                                                                                                                                                              dos das oportunidades.


               empresas brasileiras é que, sem encomen­                                                                                                                                                                                                          Prosseguindo,  explicou  Wanjberg, que


               das internas para consolidar a produção, ex­                                                                                                                                                                                              nos países sul-americanos a decisão cabe a


               portar é muito mais difícil. A PI D Sistemas                                                                                                                                                                                              poucas pessoas, aí a necessidade da partici­


                Eletrônicos, por exemplo, está concorrendo                                                                                                                                                                                               pação de elementos locais “que possuem me­

                na Colômbia e no Chile com o Sitasu (Siste­                                                                                                                                                                                              lhor condições de acesso e de conhecimen­


                ma de Texação, Supervisão de Centrais), que                                                                                                                                                                                              to do mercado”. É melhor alguma participa­


                é um desenvolvimento brasileiro sendo em­                                                                                                                                                                                                ção do que nenhuma e é recomendável co­


                pregado em diversas operadoras do grupo                                                                                                                                                                                                  mo estratégia deixar sempre os empreendi­


                Telebrás.                                                                                                                                                                                                                                mentos dependentes dos insumos importa­

                       Jacques Glaz, da Abinee, percebe um po­                                                                                                                                                                                           dos do país de origem. O representante do


                tencial para colocar meio bilhão de dólares                                                                                                                                                                                              Geicom  terminou sua exposição com um


                de produtos brasileiros de TCs nos países da                                                                         Alcides Anibal, da 'Ic/xil, aboixlouapmblemâ-                                                                       conselho: “na hora em que os negócios lá pio­


                África e da América  Latina, os quais pos­                                                                           fira das exportações.                                                                                               rarem, a gente se retira”.                                                                           y






























































































































                 Da esquerda para a direita: Alencastro e Si Ira. presidente da  Telebrás: Quandt de Oliveira, presidente da  Telebrasil: e Helvéeio Gi’son. presi­


                 dente da Embratei
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