Page 10 - Telebrasil - Março/Abril 1981
P. 10
Em 80, as com unicações
pouparam 35 m ilhões
de barris de petróleo
O balanço geral do carvão, porém, apon- sistema Telebrás já em 1977, pelaTelesp.
ta-o como um valioso auxílio na área ener Na época, 4,5% da frota da operadora
gética. paulista eram movidos a álcool; hoje, a
proporção é de 95%. Em 1981,83% da
frota do sistema Telebrás deverá estar con
DANTON NOGUEIRA sumindo álcool.
m
Entre as experiências realizadas pela pró
O conferencista seguinte foi o presidente
pria Telebrasília, Danton citou os painéis
da Telebrasília, que apresentou o tema
solares em utilização em Planajtina e Pi-
Participação das telecomunicações na
tombeiras e a rota Formosa-Buritis, com
economia de combustíveis.
205 quilômetros, que não consome ne
A palestra de Danton Nogueira baseou-se
nhum derivado de petróleo. O presidente
em três premissas: 1) quem possui fontes
da Telebrasília referiu-se também à cola
de energia, mas não domina a ciência e a
boração das empresas operadoras, através
tecnologia, não tem poder; 2) quem não
da instituição de serviços que substituem
possui as fontes, mas domina a ciência e a
os deslocamentos de pessoas, tais como as
tecnologia, tem algum poder; 3) quem
centrais de informação, a telefonia rural
possui as fontes, e domina a ciência e a tec
etc.
nologia, tem muito poder. Ressaltando,
Danton mostrou as várias experimenta
assim, a importância de ter o domínio dos
ções que estão sendo feitas na busca de no
processos científicos e tecnológicos, Dan
vas fontes de energia e novos sistemas que
ton lembrou que só em 1973 “descobriu-
permitam melhor aproveitamento.
se” o petróleo não era inesgotável, c to Botto: racionalizar o consumo e expandiras
mou-se consciência de uma crise, não de atividades da ECT.
energia, mas de combustível. ADWALDO BOTTO
O álcool, alternativa mais imediata para a
Por ter no transporte sua principal finali
gasolina, começou a ser usado dentro do
dade, a ECT inseriu-se exatamente no nuição do consumo, e até o final deste ano
contexto da necessidade de economia de mais de 20% da frota estará convertida ao
combustíveis, ainda mais porque, no Bra consumo de álcool.
sil, a porcentagem tio petróleo gasto no se Ainda dentro do objetivo de racionaliza
tor de transporte atingia, em 73, 60% do ção do consumo da própria empresa, en
consumo total. I \*sta forma, explica o pre contra-se a criação, em 1974, da Rede
sidente da ECT, a economia passou a ter, Postal Noturna, que hoje atinge 22 cida
para os Correios do Brasil, uma dupla des, transportando, em 1980, 38 milhões
significação: a racionalização do consumo de quilos. O investimento inicial para im
da própria empresa; e a expansão das suas plantação da Rede teve retomo imediato,
atividades, com o objetivo de maximini- pois o tráfego postal global cresceu cerca
zar a utilização de suas linhas de trans de 24% ao ano entre 1974 e 1980, taxa bas
porte, concentrando na estrutura da pró tante superior àquelas observadas nos
pria ECT cargas transportadas por compa anos anteriores à sua criação.
nhias paralelas e particulares. A principal contribuição dos Correios,
Dentro do primeiro objetivo, a ECT reviu porém, segundo o seu presidente, está na
seu plano de emprego da frota, adotando maximização de sua estrutura de serviços.
as seguintes principais medidas: integra Assim, a empresa tem procurado penetrar
ção dos serviços cujos percursos e horários em novos segmentos do mercado, absor
pudessem ser compatibilizados; intensifi vendo atividades até então realizadas
cação do uso de motocicletas nos serviços pelos próprios usuários ou pelos correios
operacionais; desativação de caminhões paralelos. Os resultados dessa estratégia
movidos a gasolina ou a conversão de seus podem ser avaliados pelo crescimento dos
motores para álcool; desativação de veí serviços especiais, de cerca de 130% entre
Danton: consciência da crise só veio em culos utilitários. A m anutenção mais 1974 e 1980. Hoje, a ECT possui sistemas
1973. apurada contribuiu também para a dimi- exclusivos de atendimento, tanto para pes-