Page 9 - Telebrasil - Maio/Junho 1981
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T — E que reações se espera que os usuá videotexto ainda não tenha atingido a
rios venham a ter? massa. Ele atinge uma fatia dessa massa,
aquela que já está consciente e tem ne
G Nós acreditam os que, na m edida cessidade desse tipo de inú mnaçôes. Vai
em que pudermos esclarecer bem, atra
vés de uma boa comunicação de massa, ser gradativa a sua difusão até a massa,
os reais objetivos e a justeza desse m é mas eu não tenha a m enor dúvida de
todo de tarifação, a reação será pequena. que isso vai acontecer. Acredito que,
quando Graham bell começou a montar
A Telepar é uma das pioneiras na sua primeira companhia telefônica, ele
criação das centrais de informações, ao teve que restringir, quem sabe, dos 100
instalar a central de fretes. Qual tem sido milhões de habitantes que os Estados
o seu desempenho? Unidos já tinham naquela época, a pres
tação do seu serviço a mil, dois mil ou
G — N ós esta m o s ain da num a fa se três mil. Hoje, nos Estados Unidos, não
preliminar; já está funcionando a central tem telefone quem não quer. Houve,
de Maringá e a aceitação tem sido muito mesmo, na época em que Graham bell
boa. Vai melhorar mais ainda, na me começou a oferecer o serviço telefônico,
dida em que a Secretaria de Transportes quem questionasse a sua validade, e
do estado do Paraná puder fornecer ou achasse que aquilo era uma coisa muito
tros tipos de informações aos caminho curiosa, do ponto-de-vista científico,
neiros, além da própria necessidade de mas de pouquíssima aplicabilidade prá
frete. Informações, por exemplo, sobre tica. Eu tenho até a copia de um recorte
os melhores caminhos que os motoristas de um jornal americano da época, di
devem seguir. A Secretaria de Transpor zendo que o telefone realmente era uma
tes tem program as de com putadores curiosidade científica, m asque, <*/;? /er
que escolhem os caminhos mais econô mos; >/•«itk'< )s, (7(• iriíi ser como, hoje, o vi-
micos para cada trajeto. Isso vai econo deofon e, que pouca gen te tem. Mas,
mizar tempo e combustível, e vai forne um século se passou e estão aí, hoje, 500
cer informações muito úteis sobre que milhões de telefones em todo o mundo,
rotas devem ser evitadas e quais devem e ,i mesma coisa vai acontecer com o vi
ser preferidas pelos caminhoneiros.
tive visitando a Telegoiás, ha pouco deotexto, e com coisas semelhantes.
tempo; eles foram pioneiros na implan
T — Houve uma ênfase, na sua primeira tação, no brasil, de um sistema em que o
resposta, na multimediçáo por tempo. morador ila capital pode discar um có
Seria possível explicar um pouco digo e e atendido por um conjunto de
melhor? moças do INTS, moças treinadas, que Telebrasil — A Telerj come
çou a usar a multimediçáo, re
marcam as consultas, escolhendo os me © centemente, no Rio de Janei
G — Eu quis dizer que as chamadas lo lhores postos de atendimento, para evi ro. Quais são os resultados
cais, hoje, são contadas, ou seja, o nú tar deslocamentos inúteis desses usuá que a empresa espera?
mero de chamadas é medido. Mas nós rios dos senáços do INTS. Assim, a po
estam os com putando um único pulso pulação de Goiânia, de quase 500 mil ha
por chamada, independentemente do bitantes, pode evitar filas, poupar com Souto — Bom, nós esperamos, com isso,
tempo de duração. De agora em diante, bustível e daí por diante. Essa é uma po primeiro a melhoria do tráfego, já que os
a partir de julho, nós vamos, para cada tencialidade do nosso sistema, e eu acre usuários tomarão mais cuidado com o
chamada, contar um número de impul dito que, em breve, isso estará sendo fei tempo de conversação. Segundo, é evi
sos que será proporcional à duração des to em todo o Brasil. Da mesma maneira dente, poderá ocorrer melhoria na arreca
sas chamadas. que esse exemplo foi mencionado, exis dação. Em resumo, são os resultados que
tem inúmeros outros, e esses estão limi esperamos.
T — O Paraná é um estado extrema tados apenas pela nossa imaginação:
mente dinâmico e de grande futuro eco aquilo que conseguimos imaginar tere
nômico. A Telepar tem no seu planeja mos possibilidade de fazer.
mento alguma coisa fora da área estrita
mente telefônica? T — A curto prazo, existe intenção de
oferecer outro tipo de serviço, como o
G — Eu diria o seguinte: nessa Socie fac-símile etc.?
dade da Informatização que está domi
nando o mundo atualmente, e que vai G — Esse serviço nós já estamos pres
abrangê-lo de forma definitiva, quem tando, em 26 cidades, se não m e en
sabe, nas próximas duas décadas, há um gano, através de postos públicos.
princípio que é muito válido: o limite das
potencialidades da Era da Informatiza T — Quando uma empresa vai oferecer
ção é a imaginação humana. Como esta um novo serviço, a imaginação tem um
tem poucos limites, o infinito é o limite. grande peso. Mas, além da vontade da
Então, nós poderem os prestar inúmeros empresa, existe também a necessidade
tipos de serviços, desde que nossa con de venda e aceitação dos serviços pelo
cessão como empresa de telecomunica público. O Brasil precisa adaptar-se so
ções o permita. E nós estamos tratando cialmente a certas modificações. O vi
de explorar isso, na medida em que não deotexto, por exemplo, vai "pegar"?
hou ver restrições, em termos de conces
são de nossa companhia; nós tentare G —^ Eu acredito qu e sim. Evidente
mos explorar todos os espaços vazios. mente, ele não é uma coisa que estivesse
Eu posso dar um pequeno exemplo, em sendo usada maciçamente pela popula
bora ligado ainda à telefonia, mas é um ção, se tivesse sido implantado no Brasil,
exemplo útil: a marcação de consultas hoje. Acredito que, mesmo nos Estados
médicas do Inamps pelo telefone. Eu es- Unidos, ou na Alemanha, ou no Japão, o