Page 10 - Telebrasil - Maio/Junho 1981
P. 10

T — A Telerj tem planos de instalar al­                                                                                   T — Em São Paulo,  devem ser instala­


            guma central de informações,  como já                                                                                     dos, ainda este ano,  1.500 terminais de


            existem em outros estados?                                                                                                videotexto.  Por que São Paulo foi esco­


                                                                                                                                      lhido para iniciar a experiência? Razões


            S — A m inha opinião é a seguinte: eu                                                                                      de mercado?


             acho que nós precisam os recuperar a
                                                                                                                                                                                                                                                                         à  * »
                                                                                                                                                                                                                                                                     | r  I,
             em presa e sua imagem.  Por isso, a m i­                                                                                  P — A credito que sim. A cidade d e São                                                                                       1 >  i f    / /                                         M  I   / i * éí   *  2 1
                                                                                                                                                                                                                                                                           •

             nha maior preocupação,  no m om ento,                                                                                     Paulo é  um  com plexo  econôm ico  bem                                                                                       i  I  * • I*' rá                                        m l/


             é prestar um  bom   serviço  telefônico e                                                                                 desenvolvido, e já tem uma faixa d e p o ­



              um  bom  serviço  d e  telex.  O resto  nós                                                                              pulação, já  tem grupos capazes d e p a­                                                                                               wA      %             •             W*       k           m .4 é               H
                                                                                                                                                                                                                                                                                        w
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            I
              vamos obtendo  aos poucos.  Há  servi­                                                                                   gar p or uma inform ação.  Assim é  tam­                                                                                                         \  ,  /•                   vA  W                                    éC
                                                                                                                                                                                                                                                                                          \
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     mám #  * al
              ços  verticais qu e são fundam entais: a                                                                                 bém  em  outras cidades d o Brasil,  mas,


              hora certa, este que im plantamos agora                                                                                  eu acredito que São Paulo é a que tem


              em  convênio com o Mobral,  que é para                                                                                   as condições para o início da experiên­


              dar inform ações às crianças sobre ma­                                                                                   cia com  o videotexto e  com  possibilida­


              térias do  1." Grau...  cam inharem os,  é                                                                               des d e sucesso.


              certo, para as centrais de informações.


              O usuário poderá usar o  telefone para                                                                                   T — São Paulo é um estado que oferece



              obter as inform ações que desejar;  sem                                                                                   uma  vasta  gama  de  possibilidades  de


              precisar se deslocar.  Cam inharem os,                                                                                    implantação  de  centrais  de  informa­


               obyiam ente, para este  tipo de serviço,                                                                                 ções. Isso está nos planos da empresa?


               mas, no m om ento, o que mais nos pre­


               ocupa é o telefone e o telex.                                                                                           P — Existem já alguns serviços im plan­                                                                                                              Telebrasil —  A  Telest come­


                                                                                                                                        tados p or organizações privadas.  Um                                                                                                               çou a  usar a multimedição no


               T — Mas a imagem da Telerj já não está                                                                                   deles é o serviço do IOB— Inform ações                                                                                                              ano  passado.  Quais foram os


               suficientemente  recuperada  para  que                                                                                   Objetivas — que já dá uma série d e co­                                                                                                             resultados  obtidos  pela  em­


               se possa  pensar em  novos serviços?                                                                                     tações de m oedas, de ORTN— isso já é                                                                                      p resa  em  term o s  operacionais e



                                                                                                                                       possível conseguir,  diariamente,  hoje.                                                                                    financeiros?

               S — Olha,  eu esp ero qu e sim,  espero                                                                                 Já  existem   em p resas p riv ad as  utili­



                que você tenha razão.  Veja bem, a rede                                                                                 zan d o  cen trais  d e   in form ações.  Eu                                                                              Canongia — Inicialmente, nós procura­


                do Rio de Janeiro não é uma rede telefô­                                                                                acho que está sen do um sucesso: pou co                                                                                    m os usara m ultim edição em tempo in­


                nica  igual às  d os  outros  estados.  A                                                                               a pouco,  não só a  sociedade,  com o  as                                                                                  tegral,  vinte  e   quatro  horas por dia.


                Telerj é a  em presa-m ãe,  a  Telerj  tem                                                                              em p resas p riv ad as,  estão  se  d an d o                                                                               N ão hou ve reação d o povo, porque fi­


                cinquenta  anos,  a  rede  telefônica  que                                                                              conta de que é um bom   negócio.                                                                                           zem os  uma  preparação através da im­


                nós  estam os  recu peran do  vai  exigir                                                                                                                                                                                                          prensa,  m ostrando a finalidade maior,


                muito dinheiro.                                                                                                         T — E o colapso do tráfego de São Pau­                                                                                     qu e era,  inclusive, a d e desafogar o trá­



                                                                                                                                        lo,  é para quando?                                                                                                         fego,  e  vínham os  m antendo o funcio-


                                                                                                                                                                                                                                                                    nam ento dessa  form a,  até que recebe­


                                                                                                                                                                                                                                                                    m os instruções da Telebrás — já que al­
                                         Telebrasil — Quais os objeti­                                                                  P — Olha,  eu acredito que, antes que is-                                                                                   gum as em presas só adotavam a multi-


                                         vos que a  Telesp  pretende al­                                                                so aconteça,  sejam  tom adas providên ­



                                         cançar com  a  adoção  do  ser­                                                                cias,  quer dizer,  nos devem os reiniciar                                                                                  m ediçào das oito às vinte horas—para


                                         viço multimedido?                                                                              os investimentos. Mas, serviços com o o                                                                                     qu e  usássem os o m esm o critério, e as­

                                                                                                                                        videotexto,  d e que nós  falam os,  têm a                                                                                  sim  o  fizem os.  De  m odo que,  hoje, lá


                Paiva — N osso principal objetivo é  a                                                                                 grande característica d e que o seu pico                                                                                     na Telest,  nós só tem os a multimedição



                 disciplinação do tráfego,  E nós estamos                                                                               ilc  tráfego  nunca  coincide  com   o  pico                                                                                até as  oito  horas  da  noite,  voltando a


                 preven do que,  devido à  necessidade                                                                                  íle tráfego d o sistem a telefônico.  Então,                                                                                fu ncion ar às  oito  horas  da  manhã do


                 que  tivem os  d e  dim inuir os  investi                                                                              sob este ponto-de-vista,  ele ê muito in­                                                                                   dia  seguinte.  O resultado operacional


                 mentos, provavelm ente, se não houver                                                                                  teressante,  porque  sua  grande  utiliza­                                                                                  foi m uito bom , isso veio melhorar o trá­


                 maior disciplina  no  tráfego  telefônico,                                                                             ção e sem pre fora  das horas d e pico d e                                                                                   fego da em presa.  Quanto ao aspecto fi­



                 nós poderem os enfrentar congestiona­                                                                                  trai ego  telefôn ico  e  ele  não  con corre                                                                                nanceiro,  foi m elhor ainda,  porque ti­


                mentos a partir de 82.  Então,  existindo                                                                               pa ra cria r preiblem as.                                                                                                    vem os uma m elhoria sensível na recei­

                                                                                                                                                                                                                                                                      ta da em presa.
                o serviço  m edido,  o próprio  usuário


                cuidará m elhor da disciplina.                                                                                          T —  A  Telesp  monitora  cuidadosa­

                                                                                                                                                                                                                                                                     T — Esse aumento de receita é calcula­

                                                                                                                                        mente o seu tráfego. Já existe algum in­
                                                                                                                                                                                                                                                                     do,  geralmente,  em  torno  de 8%.  De
                                                                                                                                        dício  de  deterioração  da  qualidade  do
                                                                                                                                                                                                                                                                     quanto foi,  no caso da Telest?
                                                                                                                                        serviço,  em  razão  do  au m ento  de



                                                                                                                                        tráfego?
                                                                                                                                                                                                                                                                      C — E,  ap rox im ad am en te isto.  Tam­



                                                                                                                                                                                                                                                                      bém  está dentro dessa ordem, de oito a


                                                                                                                                       P — Não,  nós não detectam os ainda d e­                                                                                       d ez p or cento.


                                                                                                                                         terioração  d e  tráfego.  Os  indicadores                                                                                                                                     K


                                                                                                                                         clássicos,  com o  ru ído  d e   d iscar  etc,                                                                               T — A Telest fez uma campanha antes



                                                                                                                                        continuam ,  ain da,  bon s.  O  q u e  n os                                                                                  da adoção do serviço multimedido. De


                                                                                                                                        preocupa  um pou co é  a quantidade d e                                                                                       que maneira ela  foi conduzida?


                                                                                                                                         telefon es  qu e  nós  tem os já  p ed id o s  e



                                                                                                                                         qu e  não p o d em o s  aten d er.  E ntão,  o                                                                              C — Essa cam panha foi feita através da


                                                                                                                                         que p o d e  acontecer é  que,  sem   qu e a                                                                                 im prensa  escrita,  falada  e  televisada,


                                                                                                                                         em presa  p ossa  con trolar,  um a  parte                                                                                   m ostrando que, no fundo, com a multi­


                                                                                                                                         dos  telefones residenciais com ece a  se                                                                                     m ed ição  não  se pretendia  o aumento



                                                                                                                                         tornar d e telefones com erciais.  C om o o                                                                                   da receita.  Era uma questão de educar o


                                                                                                                                         telefon e não  residencial processa,  em                                                                                     p ov o para utilizar o telefone da melhor


                                                                                                                                         m édia,  três  vezes  mais  tráfego d o  que                                                                                  form a possível,  isto é,  falando pouco e


                                                                                                                                         um  telefo n e  resid en cial,  es tá-se  cri­                                                                                desafogan do o tráfego, permitindo, as­



                                                                                                                                         ando o  cenário para  um  provável con ­                                                                                      sim ,  q u e   ou tras  p esso a s pudessem


                                                                                                                                        gestionam ento no futuro.                                                                                                      utilizar o sistem a  telefônico.                                                                w
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15