Page 40 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1981
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relacionadas, como melhor aproveita­



    mento de espaço,  menor consumo de



    energia (desde que escolhidos os com­



     ponentes adequados), etc. No entanto, a



     grande vantagem das CPA’s para os



     usuários é a possibilidade de utilização



     de uma grande variedade de serviços e



      facilidades de forma simplificada.  A



      grande maioria destes serviços já estava



      disponível nas centrais convencionais de



      grande porte, porém eram economica­



       mente inviáveis para centrais de peque­



       no e médio porte, situação esta que foi



       contornada com a criação das CPA’s.



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       t



       Em termos de novas facilidades e servi­



        ços, poucos foram, relativamente, os be­



        nefícios que a tecnologia CPA trouxe



        para as centrais de grande porte.







          A
        E bem verdade que as facilidades exis­



        tentes nas centrais de grande porte ti­


         veram, em alguns casos,  seu procedi­



         mento de execução  aprimorado pela



         nova técnica, o que no entanto nem sem­



         pre é percebido pelo usuário e, portanto,



         não devem ser computadas como vanta­



         gem para este. Pode-se então dizer que o



          uso das centrais telefônicas CPA é parti­



          cularmente vantajoso para os usuários



          das pequenas e  médias capacidades,



          onde a quantidade de novos serviços e



          facilidades introduzidas é realmente sig­



          nificativa.








          Serviços e Facilidades das CPA’s



          Em  tom jocoso,  comenta-se que  ne­



          nhum  sistema até hoje conseguiu  su­



          perar o “prosaico” PBX.








           Em termos de facilidades para o usuário,



          esta afirmação é absolutamente correta.



           Vejamos um exemplo:  o assinante re­



           tirava o monofone do gancho, simples­



           mente dizia “quero falar com La Paz" e                                                                                  Fig. 6 — Exemplo de comutação STS



           em seguida desligava.  A telefonista re­



           conhecia o assinante pela voz,  dava a                                                                                  A  tecnologia  vem buscando transferir                                                                                            Siga-me ( “follow -m e”)




           devida prioridade à solicitação,  sabia                                                                                 para a central telefônica a inteligência da                                                                                  Ao ter que locomover-se de seu posto de



           quem era o contato usual em  La Paz e                                                                                   telefonista, aliviando-a dessa carga atra­                                                                                   trabalho para outro da mesma firma, um



           seu  número de chamada,  estabelecia                                                                                    vés da automatização dos processos de                                                                                        assinante  A  pode  ativar a facilidade



            uma ligação internacional e chamava o                                                                                  comunicação, e o surgimento das cen­                                                                                          “ siga-me” ,  através de um código, e a



            assinante solicitante quando seu contato                                                                               trais CPA  poderia ser encarada,  ainda                                                                                       seguir discar o número do ramal B do se­



            em La Paz estivesse na linha.                                                                                           que jocosamente,  como  um  passo  à                                                                                         tor ao qual ele se dirige. Ao chegar uma



                                                                                                                                    frente  no sentido daquela meta,  apesar                                                                                     chamada para o ramal A, a central fará



             A mensagem do solicitante poderia tam­                                                                                 de estar ainda muito  aquém  daquelas                                                                                         com que ela soe noramal B selecionado.



             bém ter sido  “ estarei  com o Sr.  Ru­                                                                                 “façanhas” .



             bens” .  A  telefonista saberia que,  ao                                                                                                                                                                                                                   Recham ada automática



             chegar uma ligação qualquer para o soli­                                                                                Vejamos então as facilidades e serviços                                                                                       Ao ligar para um ramal B e receber tom




              citante, esta deveria ser passada ao ra­                                                                               que uma central telefônica CPA pode re­                                                                                       de ocupado, o ramal  A poderá ativar a


              mal do Sr. Rubens.                                                                                                      almente oferecer aos usuários:                                                                                                “ rechamada automática” e recolocar o
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