Page 40 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1981
P. 40
relacionadas, como melhor aproveita
mento de espaço, menor consumo de
energia (desde que escolhidos os com
ponentes adequados), etc. No entanto, a
grande vantagem das CPA’s para os
usuários é a possibilidade de utilização
de uma grande variedade de serviços e
facilidades de forma simplificada. A
grande maioria destes serviços já estava
disponível nas centrais convencionais de
grande porte, porém eram economica
mente inviáveis para centrais de peque
no e médio porte, situação esta que foi
contornada com a criação das CPA’s.
t
Em termos de novas facilidades e servi
ços, poucos foram, relativamente, os be
nefícios que a tecnologia CPA trouxe
para as centrais de grande porte.
A
E bem verdade que as facilidades exis
tentes nas centrais de grande porte ti
veram, em alguns casos, seu procedi
mento de execução aprimorado pela
nova técnica, o que no entanto nem sem
pre é percebido pelo usuário e, portanto,
não devem ser computadas como vanta
gem para este. Pode-se então dizer que o
uso das centrais telefônicas CPA é parti
cularmente vantajoso para os usuários
das pequenas e médias capacidades,
onde a quantidade de novos serviços e
facilidades introduzidas é realmente sig
nificativa.
Serviços e Facilidades das CPA’s
Em tom jocoso, comenta-se que ne
nhum sistema até hoje conseguiu su
perar o “prosaico” PBX.
Em termos de facilidades para o usuário,
esta afirmação é absolutamente correta.
Vejamos um exemplo: o assinante re
tirava o monofone do gancho, simples
mente dizia “quero falar com La Paz" e Fig. 6 — Exemplo de comutação STS
em seguida desligava. A telefonista re
conhecia o assinante pela voz, dava a A tecnologia vem buscando transferir Siga-me ( “follow -m e”)
devida prioridade à solicitação, sabia para a central telefônica a inteligência da Ao ter que locomover-se de seu posto de
quem era o contato usual em La Paz e telefonista, aliviando-a dessa carga atra trabalho para outro da mesma firma, um
seu número de chamada, estabelecia vés da automatização dos processos de assinante A pode ativar a facilidade
uma ligação internacional e chamava o comunicação, e o surgimento das cen “ siga-me” , através de um código, e a
assinante solicitante quando seu contato trais CPA poderia ser encarada, ainda seguir discar o número do ramal B do se
em La Paz estivesse na linha. que jocosamente, como um passo à tor ao qual ele se dirige. Ao chegar uma
frente no sentido daquela meta, apesar chamada para o ramal A, a central fará
A mensagem do solicitante poderia tam de estar ainda muito aquém daquelas com que ela soe noramal B selecionado.
bém ter sido “ estarei com o Sr. Ru “façanhas” .
bens” . A telefonista saberia que, ao Recham ada automática
chegar uma ligação qualquer para o soli Vejamos então as facilidades e serviços Ao ligar para um ramal B e receber tom
citante, esta deveria ser passada ao ra que uma central telefônica CPA pode re de ocupado, o ramal A poderá ativar a
mal do Sr. Rubens. almente oferecer aos usuários: “ rechamada automática” e recolocar o