Page 41 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1981
P. 41
fone no gancho. A central telefônica su — discagem direta a ramal, DDR (em No entanto, existem facilidades que têm
pervisionará o ramal B e, assim que este centrais de grande porte) melhor aplicação quando associadas às
desligar, a central chamará automatica — ramais em grupo consecutivo (linear chefias como, por exemplo:
mente o ramal A e, quando este atender, e/ou cíclico)
o ramal B será chamado. Durante o — toque diferenciado — intercalação
tempo de supervisão, o ramal A poderá — etc. — proteção contra intercalação
originar e receber outras chamadas nor — chamada prioritária
malmente. — chefe-secretária
b) Para os ramais — conferência
• Captura de chamadas — intercalação — “don’t disturb”
Os ramais A, B, C, etc., pertencentes a — proteção contra intercalação — etc,
um mesmo setor, poderão ser associa — conferência a três
dos a um grupo de captura de chamadas. — conferência enquanto outras são mais aplicáveis aos
Ao ser chamado um ramal não atendido — transferências internas e externas funcionários da empresa como, por
do grupo (por ex., A) um outro ramal do — consultas internas e externas exemplo:
mesmo grupo (por ex., C) poderá discar — repetição de seleção
um código e atender em seu telefone — chamada direta à operadora — siga-me
a chamada, sem ter que se dirigir ao ra — “ não perturbe“ (don’t disturb) — captura de chamada
mal A. — chefe-secretária integrado ao PABX — transferência automática de cha
— discagem abreviada central madas
• Transferência A utom ática de Cha — telefones com teclado e/ou disco — seleção abreviada
madas seletor — conferência a três
Ao chegar uma chamada a um ramal A, — etc. — etc,
e não sendo esta atendida após um certo
tempo, a chamada será transferida a um Obviamente, a atribuição de serviços
ramal B predeterminado, por ex., da se c) Para a telefonista varia de empresa para empresa, por
cretária. — ordenação de chamadas exemplo, de acordo com seu campo de
— intercalação atividades e tipo de organização, sendo
— chamada em cadeia que a facilidade de adaptação das cen
N a c o m u t a ç ã o e s p a c i a l , — noturno individual trais PABX CPA aos mais diversos re
— noturno coletivo quisitos é mais uma de suas vantagens.
a c a d a c o n v e r s a ç ã o
— teclagem interna e externa
é a t r i b u í d a u m a — discagem abreviada Referências
— painéis com indicações variadas
v i a f í s i c a . •
— etc. 1) Especificações Gerais
Centrais Privadas de Comunicação
Não é nossa intenção discorrer sobre
• Programação individual de números Telefônica
cada uma dessas facilidades, pois várias
de chamada CPCT tipo PABX CPA
encontram-se na referência 1.
O assinante de um ramal poderá me STP 220-600-705
morizar em seu telefone os números ex
No entanto, a relação apresentada re
ternos mais freqüentemente utilizados, e 2) Valdir Dias, Critérios para escolha
força o que já citamos, que as centrais
ativá-los quando necessário através de de uma estrutura de Comutação Tem
telefônicas PABX CPA colocam à dis poral
um código (número abreviado), sendo
posição dos que necessitam apenas das
que a própria central “ discará” o nú (Revista Telebrás — Outubro/Dezem-
pequenas e médias capacidades uma
mero memorizado. bro/78).
gama muito maior de serviços.
A relação das facilidades permitidas por
Se bem que normalmente possível, não
uma central CP A é bastante extensa, e
se deve atribuir todas as facilidades a to
acreditamos que os exemplos citados
dos os ramais: o ramal deve ter categori- Valenz Vallejos
demonstram quão versátil esta pode ser.
zação para acesso apenas àquelas facili Talacker —
engenheiro
dades de que ele realmente necessita, e
Outras facilidades usuais nas centrais eletrônico,
que venham tomar mais rápido e eficaz
PABX CPA são: especializado em
o seu trabalho. telecomunicações,
pela USP; é
a) Para o sistema
coordenador dos
— programação dos serviços, através A quantidade de facilidades, às quais o estudos de CPCTs
de categorias ramal está associado, não deve ser en CPA da Siemens no
— discriminador IU/DDD carada de forma alguma como um indi Brasil.
— tráfego de interligação, por vários cador do “ status” do usuário dentro da
métodos de sinalização empresa.