Page 22 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1979
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mente,  as  informações  deverão  ser  re­                                                                                     tinizável, o planejamento é uma arte a                                                                                           —  formulação


          transmitidas,  tornando,  portanto,  efê­                                                                                      ser assimilada,  e para  tanto  contribui­                                                                                       — execução



          mera  a  posição  de  “ melhor  informa­                                                                                       rão  os  conceitos  aprendidos  pelos  ge-                                                                                       — controle



          do” .                                                                                                                          neralistas a.os quais foi confiado. O ta­


                                                                                                                                         lento  empresarial,  contudo,  não  po­                                                                                          A  decisão  sobre  o  que  deva  ser a es­



          A  função  do  planejamento  central                                                                                           derá,  via de  regra,  ser  substituído  por                                                                                     tratégia é a tarefa mais nobre do admi­



          será,  antes  de  mais  nada,  integrativa,                                                                                    uma coleção de técnicas por mais com­                                                                                            nistrador e sofrerá a influência dos va-


          não pretendendo substituir em nenhum                                                                                           pletas que sejam.  Isto, porém, não sig­                                                                                         lores pessoais deste.  Numa abordagem



          momento a especialização, mesmo por­                                                                                           nifica o abandono das técnicas  em  be­                                                                                          simples,  isto  consiste  em  identificara



          que os problemas maiores de uma em­                                                                                            nefício do talento nato, mesmo porque                                                                                            posição  da  empresa,  as oportunidades


           presa dificilmente poderiam ser rotula­                                                                                       não se tem a certeza de tê-lo disponível,                                                                                        e ameaças no ambiente em que opera a



          dos  como  exclusivamente  financeiros,                                                                                        e  também  porque  este  último  dificil­                                                                                        empresa, bem como estimativas do ris­



          técnicos, administrativos, etc.                                                                                                mente prescindirá de técnicas analíticas                                                                                         co  associado  às  alternativas  identi­



                                                                                                                                         de pensamento.                                                                                                                   ficáveis.


           Abordar  individualmente cada tipo  de



           problema, a nível de órgão central, sig­                                                                                      Estratégia empresarial                                                                                                           Na  verdade,  ao  se analisar o meio em



           nificará  repetir  em  condições  de  des­                                                                                                                                                                                                                     que a empresa opera,  o administrador
                                                                                                                                         Uma  definição  bastante  adequada  da

          vantagem  a  tarefa  do  especialista  da                                                                                                                                                                                                                       sabe que, além de responder às mudan­
                                                                                                                                         estratégia empresarial a retrata como a

          área, não podendo resultar nenhum be­                                                                                                                                                                                                                           ças do meio, a organização também in-'
                                                                                                                                         maneira de definir que tipo de empresa

           nefício  para  a  organização  deste  tipo                                                                                                                                                                                                                     fluência estas mudanças, além de reco­
                                                                                                                                         a companhia é, e o que será dentro dos

          de decisão.  A melhor atitude no plane­                                                                                                                                                                                                                         nhecer  a  existência  de  compromissos
                                                                                                                                         prazos  que  o  planejador  pretende

          jamento  será  tomada  a  partir  de  uma                                                                                                                                                                                                                      éticos que podem levar à adoçáo  de es­
                                                                                                                                         acompanhar,  devendo-se  dimensionar
           “ auditoria  de  posição” ,  que  permita                                                                                                                                                                                                                     tratégias  subótimas  (atender áreas po­
                                                                                                                                         os  procedimentos  para  que  a  empresa

          localizar  os  pontos  fracos  e  fortes  da
                                                                                                                                         se  coloque  na  posição  que  se  deseja.                                                                                       bres,  adotar medidas antipoluiçào sem

          empresa, e de posse dessas conclusões,                                                                                                                                                                                                                         exigência de órgãos oficiais).
                                                                                                                                         Então é igualmente  importante definir
          procurar  determinar  como  deverá  se
                                                                                                                                        os  propósitos  e  dimensionar  os  esfor­

          comportar a companhia  para alcançar
                                                                                                                                        ços a  fim de se alcançar a situação de­                                                                                          Por mais intuitivo que possa parecer, o

          os seus objetivos, sem interferir com as
                                                                                                                                        sejável.                                                                                                                         conceito  de  negócio  da  empresa nem

          atividades  das  diversas  áreas.  Espera-                                                                                                                                                                                                                     sempre  é  muito  claro,  sendo clássicos


          se,  portanto,  de  um  órgão  de  planeja­
                                                                                                                                         A definição de estratégia varia em fun­                                                                                          os casos de miopia empresarial das fer­

          mento  centralizado,  a  detecção  dos                                                                                        ção dos autores.  Por exemplo,  o  Stan­                                                                                          rovias americanas (cujo erro residiu em


          problemas e fornecimento de projeções
                                                                                                                                         ford  Research  Institute  identifica  es­                                                                                       pensar que o negócio era ferrovia e que

          capazes  de  descrever  a  trajetória  iner-
                                                                                                                                        tratégia como a  forma pela qual  a em­                                                                                           só tardiamente verificaram terem esta­

          cial  da  empresa,  isto  é,  retratar  para
                                                                                                                                        presa,  reagindo  ao  ambiente  onde  se                                                                                          do no negócio de transporte), ou do ci­

          onde caminha a empresa se não houver
                                                                                                                                        localiza,  desdobra  os  seus  recursos  es­                                                                                      nema  (o  negócio não era do cinema, e

          alteração  sensível  do  seu  ambiente  in­
                                                                                                                                        senciais e dirige os seus esforços para a                                                                                         sim,  diversão).  Um  outro  exemplo de

          terno  e  externo,  bem  como  sugestões
                                                                                                                                        consecução dos seus propósitos.                                                                                                   miopia  seria  achar  que  o  negócio das

          de medidas corretivas  (que  podem  ser:
                                                                                                                                                                                                                                                                          empresas  telefônicas  seja a telefonia e

          alterar  critérios  técnicos,  preços  dc
                                                                                                                                        Qualquer que seja a definição adotada                                                                                             não  comunicações,  o  que levaria estas

          venda,  política  de  pessoal,  etc.),  ava­
                                                                                                                                        para estratégia,  é necessário separar os                                                                                         empresas  a  posições  pouco  invejáveir

          liando a seguir o seu provável  impacto
                                                                                                                                        aspectos  considerados                                                         “ imutáveis”                                       dentro de  um  prazo relativamente cur­

         sobre a organização.
                                                                                                                                        por prazos rclativamente longos, ou se­                                                                                           to.


                                                                                                                                       ja, a “ personalidade da empresa” (não

         Para  empresas  concessionárias  de  ser­                                                                                                                                                                                                                        Convém  ressaltar  que  o  planejamento
                                                                                                                                       é de se esperar que uma concessionária

         viços,  devido à sua condição  monopo­                                                                                                                                                                                                                           estratégico não deve eliminar certa fle­
                                                                                                                                       de  serviços  ingresse  no  ramo  publi­

         lista,  algumas  das  restrições  presentes                                                                                                                                                                                                                      xibilidade,  sob  pena  de  se  perder as
                                                                                                                                       citário,  por  melhor  que  seja  a  oportu­

         em  outros  casos  são  mais  brandas,                                                                                                                                                                                                                           vantagens  que  decorreriam de oportu­
                                                                                                                                       nidade  empresarial,  e  por  piores  que
         porém  não  é  necessário  um  grande                                                                                                                                                                                                                            nidades  não  previstas,  cujo aproveita­
                                                                                                                                       estejam  as  perspectivas  do  ramo  no

        esforço  de  criatividade  para  perceber                                                                                                                                                                                                                         mento  seguramente será mais vantajo­
                                                                                                                                       qual atua),  o que para empresas m adu­

        que,  apesar de  não  haver concorrentes                                                                                                                                                                                                                          so  que  a  rejeição  sob  a  alegação do
                                                                                                                                       ras  ou  regidas  por  dispositivos  institu­

        diretos,  a  concorrência  existe,  embora                                                                                                                                                                                                                        compromisso  com  planos  fixos.  Esse
                                                                                                                                       cionais  é  relativamente  fácil  de  se  de­

        indiretamente.  Além  disto,  a condição                                                                                                                                                                                                                          modo  de  pensar  acomoda  a incerteza
                                                                                                                                       terminar.  De  fato,  a  empresa  reagirá
        monopolista  poderá  eventualmente                                                                                                                                                                                                                                com a flexibilidade.

                                                                                                                                       ao ambiente, porém é de se esperar que
        deixar  de  existir,  e,  finalmente,  é  de­

                                                                                                                                       as características “ imutáveis” sejam as
        sejável que a empresa possa exercitar a                                                                                                                                                                                                                            A avaliação de uma estratégia e, o
                                                                                                                                       últimas  a  se  alterarem.  A  “ personali­

       sua capacidade de julgamento e análise                                                                                                                                                                                                                             é mais importante, a escolha entre duas
                                                                                                                                       dade  da empresa”  retrata  uma  atitude

       no estabelecimento dos preços dos seus                                                                                                                                                                                                                             estratégias,  sem poder testá-las, imph*
                                                                                                                                      gerencial  em  relação  aos  problemas

       produtos  de  acordo  com  o  mercado,                                                                                                                                                                                                                             ca  para  a  alta  direção  em  decidir etf
                                                                                                                                      que serão encontrados, e, conseqüente-

       voltada  para  este  mercado  sem  a  falsa                                                                                                                                                                                                                         função das projeções, do know-hovt&°
                                                                                                                                      mente,  as  soluções  que serão  tentadas.
       segurança que a condição de único for­                                                                                                                                                                                                                             planejador                                e,            evidentemente,

                                                                                                                                      Por  exemplo,  grandes  investimentos
       necedor proporciona.                                                                                                                                                                                                                                               próprio feeling do dirigente.

                                                                                                                                      em  pesquisa,  grande  impulso  financei­


                                                                                                                                      ro, etc.

       Na  atividade  de  planejar,  a  formali­                                                                                                                                                                                                                          Algumas  perguntas  sugeridas  por E-



      zação  e  rotinização  ocupam  um  lugar                                                                                        A estratégia empresarial possui três as­                                                                                             Learned poderão ser colocadas visais


      de destaque.  Porém,  além  da  parte ro-                                                                                      pectos intimamente interrelacionados:                                                                                                avaliar a estratégia:
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