Page 7 - Telebrasil - Março/Abril 1979
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C o n t a g e m d e i m p u l s o s d e
t a r i f a ç ã o e m c e n t r a i s C P A
u m a e x p e r i ê n c i a c o n c r e t a
LAÉRCIO A. M ARZAGÃO A T A IDE LOPES FILH O
Graduado em Engenharia Eletrônica pela Graduado em Engenharia Elótrica pela
EPUSP (1971), bolsiita para mestrado em Escola Federal de Engenharia de Itajubá
Engenharia Elótrica da Fundação de Am (1971), engenheiro da TELESP, Departa
paro à Pesquisa do Estado de São Paulo mento de Implantação (1972—75), traba
(1972), engenheiro da Fundação para o lhou na área de instalação e testes do sis
Desenvolvimento Tecnológico de Enge tema PRX, na Philips' Telecommunicatie
nharia (1973—75), na área de projeto de Industrie B.V., Hilversum — Holanda
sistemas digitais, trabalhou na área de (1 9 7 5 -7 8 ). Trabalha atualmente no
projetos de sistemas CPA na Philips' Tele- Depto. de Engenharia de Sistemas da S.A.
communicatie Industrie B.V., Hilversum Philips do Brasil — Divisão Inbelsa.
— Holanda (1975—78). Trabalha atual
mente no Depto. de Engenharia de Siste
mas da S.A. Philips do Brasil — Divisão
Inbelsa.
Objetivos A leitura de contadores é feita ao um retardamento no faturam ento
fim de cada período, através de fo da empresa (da ordem de um mês)
Discute-se o problema de tarifação tografias. Uma etapa posterior con com conseqüente custo financeiro.
de assinantes em uma central telefô siste na "tradução" dessas fotos em Outro fator im portante — devido à
nica pública, que representa parte cartões perfurados, a partir dos confiabilidade limitada do processo
considerável dos esforços operacio quais uma fita magnética (ou outro — é o custo indireto, gerado pelas
nais e administrativos de uma Ad- meio compatível com o sistema de reclamações de assinantes, com rela
__ministração Telefônica. processamento das contas telefôni ção às contas.
cas para os assinantes) é gerada.
Apresenta-se um esboço das solu Obviamente, conferência sistemáti Do lado técnico, o contador, por
ções atualmente em uso na maioria ca dos cartões perfurados e arquivo ser um dispositivo mecânico, apre
das instalações comerciais presente das fotos são exigidos. senta também problemas de confia
mente em operação. Expõe-se, em bilidade e desgaste: sua vida ú til e
seguida, o método adotado pela Pode-se observar que esse processo confiabilidade decrescem com o au
central Philips PRX de Vila Mariana tem sua confiabilidade prejudicada, mento da freqüência de pulsos de
- São Paulo, Capital — onde toda principalmente durante a prepara multimedição.
intervenção humana no processo de ção manual dos dados para proces
tarifação de assinantes é eliminada. samento das contas telefônicas. Considerando-se os aspectos acima
abordados, surge a idéia de autom a
1. Introdução Outros aspectos de ordem económi tização desse processo e, dada a ca
co-financeira consideráveis são os racterística tipicam ente algorítmica
Nas centrais telefônicas hoje exis investimentos relativos aos contado do processo em si, toda intervenção
tentes são utilizados contadores me res em si, sua instalação e manuten humana pode ser eliminada, levan
cânicos de chamadas para efeito de ção (que envolvem bastidores, ca do, portanto, à maior confiabilida
tarifação de assinantes, com respei bos, salas especiais invioláveis, etc.). de e redução do lapso de tempo
to às chamadas contadas por pulsos As perfuradoras de cartões exigem necessário entre a leitura dos con
de multimedição. Esses contadores operadores eficientes e instalações tadores e emissão das contas tele
- um para cada assinante da central adequadas, além do custo das má fônicas.
_ - são colocados em salas dotadas quinas em si. Ao lado disso, o tem • * * • « * « •
de medidas especiais de segurança e po necessário para a consecução das Deve-se ter em conta, entretanto,
inviolabilidade. várias etapas do processo acarreta que a automatização do processo de