Page 7 - Telebrasil - Março/Abril 1979
P. 7

C o n t a g e m   d e   i m p u l s o s   d e












                                                                                                                                    t a r i f a ç ã o   e m   c e n t r a i s   C P A











                                                                                                                                     u m a   e x p e r i ê n c i a   c o n c r e t a






















                                                                                                                                       LAÉRCIO A.  M ARZAGÃO                                                                                                        A T A  IDE  LOPES  FILH O







                                                                                                                                      Graduado  em  Engenharia  Eletrônica  pela                                                                                   Graduado  em  Engenharia  Elótrica  pela



                                                                                                                                       EPUSP  (1971),  bolsiita para mestrado em                                                                                    Escola  Federal  de  Engenharia  de  Itajubá


                                                                                                                                       Engenharia  Elótrica  da  Fundação  de  Am ­                                                                                 (1971),  engenheiro  da  TELESP,  Departa­



                                                                                                                                      paro  à  Pesquisa  do  Estado  de  São  Paulo                                                                                mento  de  Implantação  (1972—75), traba­



                                                                                                                                       (1972),  engenheiro  da  Fundação  para  o                                                                                  lhou  na  área  de  instalação  e  testes  do sis­


                                                                                                                                       Desenvolvimento  Tecnológico  de  Enge­                                                                                     tema  PRX,  na  Philips'  Telecommunicatie



                                                                                                                                       nharia  (1973—75),  na  área  de  projeto  de                                                                                Industrie  B.V.,  Hilversum  —  Holanda


                                                                                                                                       sistemas  digitais,  trabalhou  na  área  de                                                                                 (1 9 7 5 -7 8 ).                      Trabalha                       atualmente                             no



                                                                                                                                       projetos  de  sistemas CPA na Philips' Tele-                                                                                Depto.  de  Engenharia de Sistemas da S.A.


                                                                                                                                       communicatie  Industrie  B.V.,  Hilversum                                                                                   Philips do  Brasil  — Divisão  Inbelsa.



                                                                                                                                       —  Holanda  (1975—78).  Trabalha  atual­



                                                                                                                                       mente  no  Depto.  de  Engenharia  de  Siste­


                                                                                                                                       mas  da  S.A.  Philips  do  Brasil  —  Divisão



                                                                                                                                       Inbelsa.










           Objetivos                                                                                                                  A  leitura  de  contadores  é  feita  ao                                                                                     um  retardamento  no  faturam ento



                                                                                                                                      fim   de  cada  período,  através  de  fo ­                                                                                  da  empresa  (da  ordem  de  um  mês)



            Discute-se  o  problema  de tarifação                                                                                     tografias.  Uma  etapa  posterior  con­                                                                                      com  conseqüente  custo  financeiro.



            de assinantes em uma central telefô­                                                                                      siste  na  "tradução"  dessas fotos em                                                                                       Outro  fator  im portante  —  devido  à



            nica  pública,  que  representa  parte                                                                                    cartões  perfurados,  a  partir  dos                                                                                         confiabilidade  limitada  do  processo



            considerável  dos  esforços operacio­                                                                                     quais  uma  fita  magnética  (ou outro                                                                                       —  é  o  custo  indireto,  gerado  pelas



            nais  e  administrativos  de  uma  Ad-                                                                                     meio  compatível  com  o  sistema  de                                                                                       reclamações de assinantes, com  rela­



   __ministração Telefônica.                                                                                                           processamento  das  contas  telefôni­                                                                                       ção às contas.



                                                                                                                                       cas  para  os  assinantes)  é  gerada.



            Apresenta-se  um  esboço  das  solu­                                                                                       Obviamente,  conferência  sistemáti­                                                                                         Do  lado  técnico,  o  contador,  por


            ções atualmente  em  uso  na  maioria                                                                                      ca  dos  cartões  perfurados  e arquivo                                                                                     ser  um  dispositivo  mecânico,  apre­




            das  instalações  comerciais  presente­                                                                                   das fotos são exigidos.                                                                                                      senta  também  problemas  de confia­


             mente  em  operação.  Expõe-se,  em                                                                                                                                                                                                                   bilidade  e  desgaste:  sua  vida  ú til  e



            seguida,  o  método  adotado  pela                                                                                         Pode-se  observar  que  esse  processo                                                                                      confiabilidade  decrescem  com o au­



             central  Philips PRX de Vila  Mariana                                                                                    tem  sua  confiabilidade  prejudicada,                                                                                        mento  da  freqüência  de  pulsos  de




            -   São  Paulo,  Capital  —  onde toda                                                                                     principalmente  durante  a  prepara­                                                                                         multimedição.


             intervenção  humana  no  processo de                                                                                      ção  manual  dos dados  para  proces­



            tarifação de assinantes é eliminada.                                                                                       samento das contas telefônicas.                                                                                             Considerando-se  os  aspectos  acima



                                                                                                                                                                                                                                                                   abordados,  surge  a  idéia de autom a­



            1.  Introdução                                                                                                             Outros aspectos de ordem económi­                                                                                           tização  desse  processo  e,  dada  a  ca­



                                                                                                                                       co-financeira  consideráveis  são  os                                                                                        racterística  tipicam ente  algorítmica



            Nas  centrais  telefônicas  hoje  exis­                                                                                    investimentos relativos aos contado­                                                                                         do  processo  em si, toda  intervenção



           tentes são utilizados contadores me­                                                                                        res  em  si,  sua  instalação e manuten­                                                                                     humana  pode  ser  eliminada,  levan­



            cânicos de  chamadas  para  efeito  de                                                                                     ção  (que  envolvem  bastidores,  ca­                                                                                        do,  portanto,  à  maior  confiabilida­



            tarifação  de assinantes,  com  respei­                                                                                    bos,  salas especiais invioláveis, etc.).                                                                                    de  e  redução  do  lapso  de  tempo



            to  às  chamadas  contadas por pulsos                                                                                      As  perfuradoras  de  cartões  exigem                                                                                        necessário  entre  a  leitura  dos  con­



            de  multimedição.  Esses  contadores                                                                                       operadores  eficientes  e  instalações                                                                                       tadores  e  emissão  das  contas  tele­



             -   um para cada assinante da central                                                                                     adequadas,  além  do  custo  das  má­                                                                                        fônicas.



  _  -   são  colocados  em  salas  dotadas                                                                                            quinas  em  si.  Ao  lado  disso,  o tem ­                                                                                                 •                  *    *        •       «    *                    «   •


            de  medidas especiais de segurança e                                                                                       po  necessário  para a consecução das                                                                                        Deve-se  ter  em  conta,  entretanto,



             inviolabilidade.                                                                                                          várias  etapas  do  processo  acarreta                                                                                       que a automatização do  processo de
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12