Page 78 - Telebrasil - Julho/Agosto 1979
P. 78
C P A s e m m i s t é r i o
A CPA permite, basicamente, que os telefo Existem dois tipos de CPA’s: a espacial e a do serviço telefônico da ordem de 50% em re
nes sejam programados. Se um assinante temporal. A primeira é aquela em que, uma lação aos custos atuais, possibilitando
quer fazer uma teclagem abreviada para os vez estabelecida a chamada, existe um cami também melhor funcionamento de todos os
números que mais solicita, basta acionar dois nho físico bem definido a ela dedicado. Na telefones, com a redução do número de erros
botões para falar. Permite também chamadas segunda não há um caminho definido que sir e defeitos de funcionamento.
simultâneas para conversar com duas pessoas va a uma determinada ligação. As chamadas Com o programa de computador armazena
ao mesmo tempo ou “ avisa” o autor da cha- são multiplexadas, em geral através de siste do controlando as novas centrais, será
mada que seu interlocutor está em outro lo ma PCM: é como se pelo mesmo caminho possível:
cal. Assim, a ligação será transferida para lá trafegasse mais de uma chamada.
— Retenção de linha, enquanto se faz outra
^ ^ ^ t ^
Nas centrais convencionais, para se proceder ligação para uma eventual consulta; serviço
Um par de fios pode comportar não uma, a modificações do tipo mudança de números, de informação de tarifa, imediata, para cha
mas trinta conversações simultâneas. mudança de categorias de assinantes, rotas madas interurbanas; chamadas de conferên
alternativas, dados de tarifaçào, é necessária cia (várias pessoas conversando simultanea
As Centrais de Controle por Programa Ar
uma intervenção física no equipamento, si mente, como. numa reunião); serviço prio
mazenado dispensam os relês eletromag
multaneamente. Quer dizer: na CPA espa ritário, de emergência (facilidade permanente
néticos; os telefones podem mostrar um dis-
cial, há caminhos individuais para as chama para completar ligações de emergência, tais
play, idêntico ao de calculadoras, de onde
das; na temporal, as chamadas são decom como. Corpo de Bombeiros, pronto-socor
está vindo a chamada; podem também ser
postas no tempo, de forma que suas partes se ros, polícia, ou mesmo prioridade total para
programados como despertadores e usados
jam combinadas num mesmo caminho. autoridades, etc.);
para conversações entre mais de dois assinan
tes. As vantagens são muitas: custo de operação — Fazer levantamentos estatísticos na es
mais barato que o sistema convencional. En tação telefônica sobre as condições de tráfego
Como se observa, é um passo bastante adian quanto as velhas centrais passo a passo e a situação de cada telefone; anunciar, por
tado em relação ao amigo sistema de comu exigem a presença de 8 técnicos, a CPA fun meio de alarme na central telefônica, os de
tação manual, em que os assinantes são todos ciona sob as vistas de um único empregado. feitos, muito ames que o assinante venha a
ligados a uma mesa, usando a operadora para Em relação á implantação, os prazos são bem reclamar; discagem abreviada (em lugar de
conectá-los entre si.
menores, é menor que o convencional o es números completos, utiliza-se códigos que
O primeiro sistema de orientação automática paço ocupado pelo equipamento, são meno simplificam números de telefones, inclusive
é o sistema de comando direto (passo a pas res os distúrbios causados ao sistema em ope com o código DDD); possibilidade de adoção
so), em que o assinante comanda, através do ração, principalmcme em áreas de multies- do telefone de teclas (push-button) que é mui
disco de seu aparelho telefônico, a evolução tações (como, por exemplo, a área metropoli to mais rápido; utilização de números não
da chamada pelos seletores. Nesse sistema, tana de São Paulo, incluindo o ABCD, Gua- consecutivos nos troncos dc PBX; discagem
cada algarismo discado comanda a comu rulhoscOsasco). direta de ligação externa para »o ramal do
tação de um estágio de seletores, até atingir, Ao lado da redução dos custos, haverá au PABX; identificação de chamadas malicio
com os dois últimos algarismos, o assinante mento de segurança de operação e manuten sas, sempre exclusivamente a pedido do assi
chamado. ção dos sistemas, tendo em vista os progra nante chamado; diversos serviços de infor
mações especiais que poderão ser associados
mas de teste e diagnose disponíveis. Mudan
Mais moderno que esse sistema é a chamada (previsão do tempo, notícias, hora certa, etc).
ças de categorias de assinantes, reprogra
comutação automática de comando indireto, Fontes: CTBCe JB
mação de rotas, mudanças de entroncamen
em que os algarismos discados sflo memori
to, etc., serão processadas pela simples emis
zados num órgão chamado registrador. É este T E L E B R Á S
são de ordens pelo operador, através de telc
que comanda o movimento dos seletores,
impressora. No equipamento convencional, é
desconectando-se apenas após o estubclcci-
necessária intervenção fisicu. • TELEBRÁS abre centro de treinamento —
mento da chamada. Passava a ser carac
Com um investimento de CrS 520 milhões e capa
terizada a separação entre os órgãos de cone O assinante terá sua discagem abreviada, po cidade para treinar 200 técnicos por dia, vai ser
xão e os de controle, que é a base do moderno dendo, inclusive no DDD, discar códigos
inaugurado em Brasília, no dia 28, o Centro Na
sistema CPA. abreviados ao invés de números completos;
cional de Treinamento da TELEBRÁS, com a
poderá reter a linha, para eventuais consultas presença do Presidente João Baptista de Figuei
Os técnicos concluiram que o problema
e transferir automaticamente a ligação, quan redo e do Ministro das Comunicações, Sr. Harol-
maior do sistema residia no processador
do desejar chamar alguém; permite a utili do Corrêa de Mattos.
(computador) central e promoveram o deslo zação de chamadas de conferência (várias
camento do controle das funções simples, ro pessoas falando ao mesmo tempo), chamadas O Centro Nacional de Treinamento da TE
tineiras e imutáveis para um nível secundário de espera, quando o assinante chamado está LEBRÁS foi criado em maio de 1978 e tem como
de processamento —- os processadores regio
ocupado — o equipamento completa a li objetivo o treinamento técnico do pessoal do Sis
nais — deixando o processador central livre
gação quando o assinante desocupar. tema TELEBRÁS, além do desenvolvimento tec
para o controle das funções complexas e de nológico através de pesquisas do setor de teleco
freqüente alteração. Quais são as vantagens das CPA’s (telefones municações. Segundo o presidente da TE
eletrônicos operados por computador)? Al
Concluíram que um processador central me gumas delas: para acordar às 3 horas da ma LEBRÁS, General José Antonio de Alencastroe
nos carregado e a possibilidade de contar com drugada, basta avisar o computador. Na hora Silva, o Centro vai produzir material didático pa
tantos processadores regionais quantos forem certa, o telefone toca; se vamos visitar um ra o setor de telecomunicações, além de servir de
necessários, representam economia para as amigo à noite, é só avisar o computador: to centro de treinamento para as empresas das re
centrais telefônicas pequenas e médias. Sem dos os telefones que forem dirigidos para giões Norte e Centro-Oeste.
falar na grande redução de riscos de erros. nossa casa serão transferidos automatica • TELEBRÁS firma o maior contrato com a
mente para a casa do amigo. Para saber a ta Cobra — A TELEBRÁS firmou contrato de
A CPA surgia, assim, graças á técnica de
xa de ligações de longa distância, reter li compra de 14 minicomputadores Cobra 400 e se
computadores e ao desenvolvimento dos sis
gações e consultar outros telefones, bloquear tenta e seis TD’s 100/200, numa operação cujo
temas de controle e teste das centrais. Hm ter
voluntariamente o DDD e outras facilidades valor foi de CrS 95 milhões.
mos técnicos, a CPA é um tipo de central, cu
adicionais, é só discar os códigos corretos.
jo funcionamento e programação são remo Trata-se de um dos maiores contratos já assina
tamente alteráveis por processos eletrônicos, Além dessas facilidades, que poderiam pare dos pela empresa, destinando-se os equipamen
por exemplo, através de comando por uma cer mera sofisticação, as centrais CPA’s per tos às subsidiárias da TELEBRÁS em todo o
telcimpressora, fita magnética, etc. mitirão uma redução no custo de manutenção Brasil.