Page 22 - Telebrasil - Julho/Agosto 1979
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0 critério adotado para determinação
do número de dutos de uma rota está
• é
intimamente associado ao sistema de
projeto utilizado e ao modelo de estu
do de demanda adotado. A utilização
dos dados do estudo de demanda torna
possível avaliar as necessidades de pa
res primários no período final da previ
são, o que é de grande valia para o di
mensionamento.
Embora algumas regras básicas sirvam
de orientação, o estudo nào prescinde
de julgamentos subjetivos por parte
dos projetistas que, para isto, deverão
estar embasados em conhecimentos
técnico-econômicos, além de possuir
uma completa visão da área sob proje
Figura 4
to, para tomar decisões adequadas.
Entretanto, a proposta planejada, re um cabo, nas proximidades da Es As seguintes regras básicas são adota
presentada na figura 4, deve ser cuida tação, não permite um projeto rígido das para o dimensionamento da canali
dosamente analisada. Somente deverá de boa qualidade, justificando assim a zação:
ser projetada para construção imediata instalação do armário.
a parte da estrutura planejada que tiver
Uma forma que a TELEMIG tem utili — O número de dutos, junto à Es
uma carga inicial que justifique a insta
zado para reduzir os custos da rede a tação, deve ser suficiente para
lação imediata. A parte não cons atender sua capacidade final;
truída, embora planejada, será atendi aproveitar melhor a rede de alimen
tação, é usando o cabo misto onde, nu — Não projetar linhas com menos de
da provisoriamente pela rede a ser im 4 furos (à exceção dos dutos late
plantada. Justificando esta situação, ma mesma capa, o cabo conduz pares rais);
vale lembrar que o cabo deverá atingir alimentadores e de distribuição. O ca
bo misto tem sido utilizado, principal — Para cada 1.800 pares secundários
sua ocupação máxima no ano final do
mente, nos retornos de parte da rede previstos ou fração nào completa
tempo calculado, ou seja, o intervalo
secundária de armários aéreos. A rede da, será reservado 1 duto; o total
ótimo de ampliação (x).
secundária, nestes casos, utiliza os pa obtido é multiplicado por 2;
Portanto, não se deve antecipar gran res mortos correspondentes aos que ali — Nas rotas onde se prevê instalação
des investimentos em canalizações e ca mentaram o armário, quando é im de cabos troncos são reservados,
bos que deverão ter baixa ocupação possível mudar a capacidade dos ca pelo menos, 4 dutos para os mes
inicial. bos. Esta prática tem mostrado, além mos;
da economia, bons resultados opera — Determinadas as necessidades efe
Quando o crescimento da ocupação for
cionais. tivas, são feitos arredondamentos
detetado e houver justificativa para a maior para se utilizar as for--
ampliação da rede, deverá ser seguido
7.5. Dimensionamento da Canalização mações padronizadas quando foro
o planejamento anterior, instalando-se
Subterrânea caso.
os cabos definitivos com as capacida
des dimensionadas no planejamento,
O número de furos necessários ao lon 2. Aplicação Prática
salvo se houver discrepâncias sensíveis
go de uma rota é dimensionado para
entre a realidade local e o estudo de de
atender períodos de tempo longos, da Serão abordadas algumas atividades
manda.
ordem de 30 a 40 anos. A conveniência necessárias e importantes ao desenvol
O esquemático da figura 4 define um de se adotar prazos longos para a vida vimento do projeto.
plano de instalação a longo prazo, não da canalização se deve ao elevado custo Do planejamento geral da empresa,
significando, de forma alguma, a ins das obras civis e à crescente dificuldade que deve envolver um período de $
talação inicial. encontrada em áreas urbanas para sua anos, são retiradas as definições ¥
instalação.
Outro aspecto a considerar, represen interessam à rede:
tado também no esquemático da figura Vários aspectos devem ser analisados e 1 — Quantidade de estações prevista
4 é que, nas proximidades da ET, pode levados em consideração nos dimensio para cada localidade
ser mais econômico utilizar rede rígida. namentos de canalização. Entre eles, 2 — Areas das estações
*
pode-se ressaltar:
3 — Capacidade das estações
Esta situação normalmente ocorre
quando a economia de pares — Necessidades atuais e futuras; Com os dados acima, uma primei
prim ários, proporcionada pelo — Possibilidades de novas rotas; equipe de projetistas desenvolverá^
armário de distribuição, não chega a — Dimensionamento adequado junto planos fundamentais da rede paracad-
compensar o custo introduzido pela à Estação; localidade. Estes planos deverão &
própria instalação do armário. Entre — Areas sob jurisdição de órgãos elaborados com antecedência sutic*®
tanto, vale lembrar que, algumas ve públicos; te para permitir que uma segundae<r
zes, a indisponibilidade de pares em — Subsolo congestionado. pe de projetistas elabore anualmenK-