Page 16 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1979
P. 16

Paralelamente outras medidasforam                                                                                               seguintes  cidades:                                                Fortaleza,  Ita-                                           Em  1977  foram  implantadas linhas




         adotadas, entre as quais se destacam:                                                                                           jaí,  Campo  Grande,  Ribeirão Preto,                                                                                         entre  Goiânia  e  Brasília  e entre Rjo



                                                                                                                                          Bauru,  São  José  do  Rio  Preto,                                                                                          de Janeiro e Vitória.  A distribuição



         •   instituição  do  Código  de Endere­                                                                                         Presidente  Prudente,  Araçatuba,                                                                                            da  carga  postal  nacional transporta



                  çamento  Postal,  através  do  qual                                                                                     Londrina,  Florianópolis  e  Curitiba.                                                                                      da  pelo sistema aéreo se concentroy



                  uma  localidade é identificada por                                                                                                                                                                                                                  rapidamente na  Rede.




                  uma  seqüência  de  números  logi­



                  camente  atribuída,  facilitando  e                                                                                                Evolução da Carga Postal Transportada pela RPN e pela  Rede Comercial



                                                                                                                                                     *        *              V      m         ,                                           •                   0           m                                                       .    v                        ^    I   1
                  acelerando a triagem;

                                                                                                                                                                                       f    %              •           *      •                             *          *    *    •    •    •    * •        W      -    (  •       «          *    •    ,   *     *    0    *   f i *    "  '
                                                                                                                                                                                        %   *    m                              t                         J               » .    •    _    —
                                                                                                                                                                                            _          Ä                                                  m    ®   1    ^                   fc«
                                                                                                                                                                   Ano        -      •                           KG. Transportado                                                                                     Distribuição
                                                                                                                                                                    a *
                                                                                                                                             •    #    •   w   •  9    ,    w    ^
          •   lançamento  do  Guia  Postal  Bra­                                                                                          %         '     ^    ^             ^                                                                                                                                  -      -                 -    -    -   -    ------------------------------------- ---   ^
                                                                                                                                                 %
                                                                                                                                            •   P
                                                                                                                                                          •   »              *                         RPN                                  Rede Comercial                                         RPN                       Rede Comercial
                                                                                                                                                     •    m    _
                                                                                                                                                      ^ 0    _      m    *
                  sileiro  —   CEP  —   medida  prelimi­                                                                                  •                 ^          ^

                  nar  e  complementar  ao  projeto                                                                                                           . 1975                           2.068.087                                           1.033.050                                       67%                                     33%


                  de mecanização;                                                                                                                                 1976                         3.984.035                              -            1.117.544                                       78%                                     22%

                                                                                                                                         .                                                                                                                                           ‘
       k>v*•£.%% y
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      V .   1/70
                                                                                                                                                                  1977                        4.578.163                                                 968.315                                    83%                   .            • 17%

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       -
                                                                                                                                                       •
                                                                                                                                                                                                                                                                 «                   #    •
                                                                                                                                                     -    •    -    . *    *    • •
          •   implantação  da  padronização  de                                                                                                                     ------------------------------------------- ------------------------------        ------------------------------------------—  . -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                  envelopes  e  papéis  para  uso  nos                                                                                              A té junho de  1978: RPN                                                                     —2.109.588



                  serviços postais, nos limites de di­                                                                                                                                                    rede comercia/ —  469.341



                   mensões  aceitáveis  pelos  equipa­



                   mentos.                                                                                                              Gradativamente  se  procede,  tam-                                                                                          tiliza  vôos  comerciais.  A evolução



         •   .
                                                                                                                                        bém,  a  interligação  da  RPN  com o                                                                                     da  carga  postal  transportada  pelo
         r   *    *    a    •

          3.1.3.  0   Transporte                                                                                                        sistema  de encaminhamento  que  u-                                                                                       subsistema  aéreo  é  a  seguinte:





                                                                                                                                       ¦       a»                  ^                  i               •                ......— "  ............— 1    -           ~     -
                                                                                                                                       1 _                ^           ^
           No transporte, a dependência exces­                                                                                         1                •                                                         Nacional                                                                                Internacional                                         / '
                                                                                                                                       I
                                                                                                                                       ¦             *      » - «
                                                                                                                                       1
          siva  aos  horários e ás  linhas  comer­                                                                                                                Ano                                       KG                                Variação                                              KG                                        Variação  I


                                                                                                                                       FS    1   • »                                                                                                                                                ».           \     S
          ciais,  por  vezes  irregulares  e  inade­

                                                                                                                                       1            "  •      *         %                                                                         Anual                              *              0 » *         . •                             Anual  i
           quadas,  acarretava acentuada imper­


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          * *  • %   1  * .
          feição  no  deslocamento  dos  volu­                                                                                                                   1972                             2,141.877                                                    %  %  •                         1.393.435                                     *  .         •   1  V   wj  . J 1
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           V *   •.


          mes  postais.  No  dia  7  de outubro                                                                                                                  1973                             1.850.595                                       -  13,6%                                    2.021.730                                   "+-45,1%                    i



          de  1974, foi  implantada a Rede Pos­                                                                                                                  1974                             2.248.416                                      +  21,5%                                      1.583.647                                      -  21,7%  I



          tal  Aérea  Noturna  —   RPN,  interli­                                                                                                                1975                            3.101.137                                       +  37,9%                                      1.641.021                                        +  3,6%  J



         gando  todas  as  noites,  por aviões a                                                                                                                 1976                            5.101.579                                       + 64,5%                                      2.273.657                                     -+38,6%  1


                                                                                                                                                                                                                                                                                                         »
         jato  especialmente  fretados  pela                                                                                                                •  1977                              5.546.478                                          +  8,7%                                   2,101.931                                      ,  -  7,6%  .  1



          ECT,  inicialmente  sete  capitais:



         Porto  Alegre,  São  Paulo,  Rio  de                                                                                                     A té junho de  1978: carga nacional                                                                       — 2.578.929


                                                                                                                                                                           I
         Janeiro,  Belo  Horizonte,  Brasília,                                                                                                                                                         carga internacional -   1.712.134




         Salvador  e  Recife.  A  RPN  assegu­



         rou  o  envio  da  correspondência  no                                                                                      Porém  a  implantação de um sistema                                                                                          projetos de  descentralização, coma



         mesmo  dia  da  postagem,  sendo  res­                                                                                      exclusivo  de transporte  não  se  veri­                                                                                     criação  de  Centros  de  Distribuição



         ponsável,  sem  dúvida,  pela  signifi­                                                                                    ficou apenas nas linhas aéreas.  Para­                                                                                         Domiciliária  e  com  a  otimização



        cativa  melhoria  da  qualidade  dos                                                                                         lelamente,  para  atender  às ramifica­                                                                                      dos  percursos  dos  carteiros,  equili­



        serviços postais.                                                                                                           ções necessárias, foram ampliadas as                                                                                          brando-se  a  carga  de acordo como




                                                                                                                                     Linhas  de  Transporte  rodoviário,                                                                                          tempo  necessário  à  sua  entrega.

                     Percentagem da Correspondência
                                                                                                                                    Nacionais  (LTN),  Regionais  (LTR)                                                                                           Esse  redimensionamento  proporci­

                               Recebida Dentro do Prazo

                                                                                                                                    e  Auxiliares  (LA).                                                 Atualmente  o                                            onou  melhor  utilização  dos  efeti­
               (Pesquisa efetuada no  Rio de Janeiro)

                                                                                                                                    subsistema de transporte de superfí­                                                                                          vos.  De  fato,  entre  1973  e  1977,

                                            Antes da RPN  Depois da RPN
          Procedência                                                                                                               cie  é  composto  de  20  Linhas Tron­
                                                   (set.  74)  I                        (juL  77)                                                                                                                                                                 enquanto  o  tráfego  postal  cresceu


                                                                                                                                    co  Nacionais,  de  65  Linhas Tronco                                                                                         em  191%,  o  número  de entregado



          Bahia                                       72.3                                     97,8                                 Regionais  e  de  5.470  Linhas  A uxi­                                                                                       res  se  elevou  em  apenas  35%.


          Brasilia                                    81.4                                    98.1                                                                                                                                                                                                                                                            •        I » ^ I
                                                                                                                                    liares,  cortando  o  País  em várias di­                                                                                    vide  fig  B

          Minas Gerais                                82,7                                    95.2                                                                                                                                                                                                                                                                       rJS
                                                                                                                                   reções.  vide  fig.  A                                                                                                                                                                                                     •  • ,       jp
          Pernambuco                                  74.9                                    94,1                                                                                                                                                                        *                                        .                          •        ?                .  *    «  j


          Rio  Grande                                                                                                                                                                                                                                             A  evolução  da  rede  de distribuição



                 do Sul                               77,2                                    96,6                                 3.1.4.  Distribuição                                                                                                           considerou  as  características  sócio-


         São  Paulo                                  87.9                                  100,0
                                                                                                                                                                                                                                                                  econômicas  e  topográficas  de  cada



                                                                                                                                   Fase  final  do sistema  postal, é a dis­                                                                                      região  e  se  fundamentou  em  crité­



      A              RPN  foi  sendo  sucessivamente                                                                              tribuição  que  assegura  a  eficiência                                                                                        rios  de  viabilidade,  localização  a



      ampliada  através  de  novas  rotas  a                                                                                      dos  serviços  prestados  e  ratifica  os                                                                                      dimensionamento.  Foram  criados,



      ela  conectadas.                                         Ao  fim  de  1976                                                   padrões  de  qualidade  estabelecidos                                                                                         em  1977,  32  Centros  de  Distribuij



      já  servia  diretamente,  também,  às                                                                                        pela  ECT.                                  Foram  desenvolvidos                                                              ção  Domiciliária  —   CDD,  sendo0
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21