Page 14 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1979
P. 14

Especial  de Entrega de Documentos                                                                                               tude  das  diferenças  de  densi­



       - SEED  coloca à  disposição de esta­                                                                                             dade  demográfica  e  de  caracte­



        belecimentos bancários, companhias                                                                                               rísticas  sócio-econômicas,  des­



       telefônicas,  de  eletricidade,  etc.                                                                                             níveis que forçavam o estabeleci­



        toda  uma  estrutura própria para co­                                                                                            mento  de  administrações  e  me­




        leta,  triagem  e  distribuição  de  do­                                                                                        tas  regionais  diferentes,  propor­



        cumentos na  área  urbana das locali­                                                                                           cionais à demanda.



        dades  onde  está  implantado,  a  um



        custo  relativamente  reduzido.  A-                                                                                      A  observação  destes  dois  fatores



         inda, é a ECT, através do Serviço de                                                                                    permitiu o  crescimento harmonioso



        Correspondência Agrupada - SE RCA                                                                                       da  Empresa  nos diversos setores de



        que  permite,  de  forma  econômica,                                                                                    sua  atividade.  A  operação  postal,



        a  comunicação  entre  as  matrizes  e                                                                                  simplificadamente,  abrange  4  fases



        filiais  de  grandes organizações,  me­                                                                                  marcantes:  a  coleta  e o atendimen­



         diante a  coleta, o transporte e a dis­                                                                                to,  a  triagem,  o  transporte e a  dis­



        tribuição  da  correspondência  agru­                                                                                   tribuição.  De forma  esquemática  é



         pada em malotes especiais.                                                                                             o  seguinte  o  fluxo  de  encaminha­


                                                                                                                                 mento postal:




         O  Correio  participa, também, indi­



         retamente  do  desenvolvimento  do



         País na  medida em que suas ativida­



         des o  interligam a importantes seto­



          res econômicos.  Com  efeito, o Cor­



          reio  é  um grande  cliente das  indús­



         trias automobilística, de  papel  e da



          construção  civil,  um  dos principais



          usuários  dos  serviços  de transporte



          e  de  outras  estruturas  existentes.






                                                                                                                                                                                  PA  —   pontos de atondimentos:  agências,  caixas de coleta,  etc.
          2.  Restrições  e  Problemas  Iniciais                                                                                                                                  CT  —   centros de  triagem


                                                                                                                                                                                  CDD  —   centros de distribuição domiciliária




           Iniciando  o  processo  de  reorgani­



          zação  interna ao assumir,  em 1969,                                                                                   Esquema do Fluxo de Correspondência



          a  posição  de  Empresa  pública,  a



          ECT  não  se acomodou às vantagens                                                                                    3.  A  Ação  Administrativa



          do  monopolismo.  Era  uma  diretriz                                                                                                                                                                                                             Na  área  da  coleta e do atendimento



          natural a  reformulação  da estrutura                                                                                 3 . 1 .               A s   P r i n c i p a i s   M o d i f i c a ç õ e s                                                  promoveu-se,  inicialmente, uma di$"



          empresarial  anacrônica,  inspirando                                                                                   O p e r a c i o n a i s                                                                                                   tribuição  mais  econômica  das uni­



          pouca  confiabilidade  pública,  só                                                                                                                                                                                                              dades,  adequando-se seu tipo às ne­



          restaurável  pela  formação  de  uma                                                                                   3.1.1.  A  Coleta  e  o  Atendimento                                                                                      cessidades locais.



          nova  imagem.  E  essa  reformulação



          deveria  se ajustar a  dois fatores ex



          ternos,  que  se  impunham  como                                                                                             Unidades  de  Atendimento



          restrições operacionais:






                                                                                                                                                          Unidades                                      1970  1971                             1972  1973                               1974  1975  1976                                                1977


         •  a  necessidade de um crescimento



                 balanceado,  em  duas  direções  -
                                                                                                                                       Unidades  Principais                                            3796  4707  5267  5756  6077  6386  6495                                                                                                         6677

                  na  de  um  correio  industrial,  de

                                                                                                                                              Agências Fixas                                            3588  3621                              3678  3667  3655  3667  3687                                                                            3943
                 renda  razoável  e onde, pelos seus

                                                                                                                                               Postos de Correio                                           208  1086  1589  2089  2422  2719  2808                                                                                                      2734

                  usuários,  a  Empresa  se  coloca

                                                                                                                                       Unidades Auxiliares                                                    58               157                  196                270                 293                 184                  174                     1 4 0
                  como  um  dos  motores do  desen­

                                                                                                                                               Balcões  Postais                                                58 I  139                            167                240                  263                149                  143                     122
                  volvimento  econômico,  e  na  de



                  um  correio  doméstico onde, com                                                                                            Agências  Móveis                                                                     18                  29                  30                  30                   35                  31                     18



                  outras preocupações além do ren­



                  dimento,  ela  presta  um  serviço                                                                                                          Totais                                    3854  4864                              5463  6026                              6370  6570                               6669                   6817



                  público;




                                                                                                                                       Em junho de  1978:                                             unidades principais  -                                                      6733


          •  os  grandes  desníveis  de  utili­                                                                                                                                                       unidades auxiliares  -                                                          135




                   zação  entre  as  regiões,  em  vir­                                                                                                                                               To tal                                                                      6 8 6 8
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19