Page 14 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1979
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Especial de Entrega de Documentos tude das diferenças de densi
- SEED coloca à disposição de esta dade demográfica e de caracte
belecimentos bancários, companhias rísticas sócio-econômicas, des
telefônicas, de eletricidade, etc. níveis que forçavam o estabeleci
toda uma estrutura própria para co mento de administrações e me
leta, triagem e distribuição de do tas regionais diferentes, propor
cumentos na área urbana das locali cionais à demanda.
dades onde está implantado, a um
custo relativamente reduzido. A- A observação destes dois fatores
inda, é a ECT, através do Serviço de permitiu o crescimento harmonioso
Correspondência Agrupada - SE RCA da Empresa nos diversos setores de
que permite, de forma econômica, sua atividade. A operação postal,
a comunicação entre as matrizes e simplificadamente, abrange 4 fases
filiais de grandes organizações, me marcantes: a coleta e o atendimen
diante a coleta, o transporte e a dis to, a triagem, o transporte e a dis
tribuição da correspondência agru tribuição. De forma esquemática é
pada em malotes especiais. o seguinte o fluxo de encaminha
mento postal:
O Correio participa, também, indi
retamente do desenvolvimento do
País na medida em que suas ativida
des o interligam a importantes seto
res econômicos. Com efeito, o Cor
reio é um grande cliente das indús
trias automobilística, de papel e da
construção civil, um dos principais
usuários dos serviços de transporte
e de outras estruturas existentes.
PA — pontos de atondimentos: agências, caixas de coleta, etc.
2. Restrições e Problemas Iniciais CT — centros de triagem
CDD — centros de distribuição domiciliária
Iniciando o processo de reorgani
zação interna ao assumir, em 1969, Esquema do Fluxo de Correspondência
a posição de Empresa pública, a
ECT não se acomodou às vantagens 3. A Ação Administrativa
do monopolismo. Era uma diretriz Na área da coleta e do atendimento
natural a reformulação da estrutura 3 . 1 . A s P r i n c i p a i s M o d i f i c a ç õ e s promoveu-se, inicialmente, uma di$"
empresarial anacrônica, inspirando O p e r a c i o n a i s tribuição mais econômica das uni
pouca confiabilidade pública, só dades, adequando-se seu tipo às ne
restaurável pela formação de uma 3.1.1. A Coleta e o Atendimento cessidades locais.
nova imagem. E essa reformulação
deveria se ajustar a dois fatores ex
ternos, que se impunham como Unidades de Atendimento
restrições operacionais:
Unidades 1970 1971 1972 1973 1974 1975 1976 1977
• a necessidade de um crescimento
balanceado, em duas direções -
Unidades Principais 3796 4707 5267 5756 6077 6386 6495 6677
na de um correio industrial, de
Agências Fixas 3588 3621 3678 3667 3655 3667 3687 3943
renda razoável e onde, pelos seus
Postos de Correio 208 1086 1589 2089 2422 2719 2808 2734
usuários, a Empresa se coloca
Unidades Auxiliares 58 157 196 270 293 184 174 1 4 0
como um dos motores do desen
Balcões Postais 58 I 139 167 240 263 149 143 122
volvimento econômico, e na de
um correio doméstico onde, com Agências Móveis 18 29 30 30 35 31 18
outras preocupações além do ren
dimento, ela presta um serviço Totais 3854 4864 5463 6026 6370 6570 6669 6817
público;
Em junho de 1978: unidades principais - 6733
• os grandes desníveis de utili unidades auxiliares - 135
zação entre as regiões, em vir To tal 6 8 6 8