Page 37 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1978
P. 37
Linha Aberta
Comercialização de
telefones e
autofinanciamento:
novos rumos
ANTÔNIO SALLES LEITE
Presidene da TELESP, Presidente da TELE
BRASIL
As atuais práticas do sistema de mestralmente e que os prazos de das muito abaixo de sua capacida
autofinanciamento foram preconi pagamento, para o grande público, de produtiva instalada teriam, co
zadas pelo Sr. Pedro Renault Cas- reduziram-se de 36 para 24 meses, mo conseqüência imediata, o em- j
tanheira, há 23 anos atrás, em pa há já algum tempo. prego desse potencial sub-
lestra proferida sobre o Problema ocupado. Acrescente-se a isso a
Telefônico do Brasil, na Asso Quis o acaso que o atual Presiden contribuição para o aumento do
ciação Brasileira de Telecomuni te de outra Associação Brasileira número de empregos diretos de
cações, Telecom. Dizia o Sr. Pedro de Telecomunicações, a TELE mão-de-obra especializada, que
Castanheira: “todo assinante no BRASIL, viesse a propor, para re não possui mobilidade profissio
vo, daqui por diante, seria, por dis flexão e debate, que o sistema na nal para ser absorvida por outros
positivo contratual aprovado por cional de autofinanciamento seja setores. Eu diria até que a medida
lei, compulsoriamente acionista modificado, reformulando-se a coopera legitima e favoravelmente
da empresa, com uma contri participação financeira dos pre no problema da distribuição da
buição de Cr$ 10.000,00 a Cr$ tendentes ao telefone. Se as su renda.
15.000,00 (dez a quinze mil cruzei gestões forem aceitas, necessita t* UM
ros antigos) para cada linha indivi rão de adequada legislação. Isto Tomemos como exemplo a cidade
dual ou cada linha tronco, poden significa que sua aplicação não é de São Paulo, que tem uma densi
do o pagamento de tais ações, à imediata. dade de 15 telefones por 100 habi
opção do acionista, ser feito em 36 tantes, para uma população de oi
meses”. Esta nova sistemática atingiria ob to milhões, trezentos e setenta mil.
jetivos globais, em telecomuni A distribuição desse benefício,
Todos conhecem a mecânica da cações. Primeiro, reduzir o preço desse serviço, é desigual, acompa
comercialização de telefones. De de venda dos terminais telefônicos nhando de perto os níveis desi
modo geral, após ter-se contratado em torno de 30%. Essa medida, é guais de renda. Bairros como Pa
equipamento telefônico, local e in óbvio, aumentaria fortemente a raíso, Jardins, Palmeiras, Conso
terurbano, providenciado a cons pressão da demanda e poderia, nu lação, Campo Belo, Perdizes, apre
trução ou ampliação da planta ex ma primeira apreciação, parecer sentam densidades que variam de
terna, depois enfim de se ter dispa um “aquecimento" do setor das te 30 a 56 telefones por 100 habitan
rado o processo total de am lecomunicações. Creio que há tes, comparáveis às de outras ci
pliação da rede, as linhas são colo possibilidade de demonstrar que dades de porte no mundo. Mas
cadas à venda. essa apreciação é incorreta, por quando vamos para Vila Gustavo,
que as taxas de expansão seriam Casa Verde, Santo Amaro, a densi
A inscrição e o conseqüente paga calculadas e realizadas via pou dade não vai além de 3 telefones
mento do plano escolhido, dão aos pança do setor. As indústrias de por 100 habitantes. Creio poder as
inscritos o direito a receber ações equipamentos, os construtores de segurar que a distribuição dos te
da Telebrás e a usar a linha telefô rede, os produtores de aparelhos lefones no Rio, quando se toma
nica. Sabe-se, também, que os telefônicos, enfim, todos os do se Ipanema e Leblon em relação a Ra
preços de venda são corrigidos tri- tor que se julgam com encomen mos, tem a mesma forma. Ou,em
4