Page 37 - Telebrasil - Maio/Junho 1978
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de  canais  de  reserva,  havendo  perspectivas


                                                                                                                                                                                                                                                            de  resultados promissores.






                                                                                                                                                                                                                                                            Está  também  alerta  para  o  papel  que  a  rede


                                                                                                                                                                                                                                                            telefônica  haverá  de  desempenhar,  a  curto


                                                                                                                                                                                                                                                             prazo,  na transmissão de dados.  O mercado a

                                                                                                                                                                                                                                                             nível  estadual  ainda é  pequeno  no  momento


                                                                                                                                                                                                                                                             atual,  mas  certamente  crescerá  assim  que


                                                                                                                                                                                                                                                             houver maior divulgação dos serviços a serem


                                                                                                                                                                                                                                                             oferecidos e respectivos custos. Esse trabalho


                                                                                                                                                                                                                                                              de  implantação  vem  sendo  realizado  pela


                                                                                                                                                                                                                                                              EMBRATEL com muito sucesso e seus frutos

                                                                                                                                                                                                                                                              a  nível  regional  não tardarão  a  aparecer.  Por


                                                                                                                                                                                                                                                              enquant^,  a  TELEMIG  tem-se  preocupado


                                                                                                                                                                                                                                                              apenas  em  estabelecer  estreitos  contatos


                                                                                                                                                                                                                                                              com  o  trabalho  da  EMBRATEL,  ao  mesmo


                                                                                                                                                                                                                                                              tempo em que procura manter a qualidade de


                                                                                                                                                                                                                                                               sua rede sob rígido controle para que não haja


                                                                                                                                                                                                                                                               maiores problemas quando vier a ser utilizada


                                                                                                                                                                                                                                                               para  transmissão  de  dados.






          O tráfego originado em  Minas apresenta forte                                                                             seguir,  com  dados  obtidos  em  outubro  de                                                                              Recursos  Humanos


          interesse pelas áreas do  Rio de Janeiro e São                                                                             1977.


          Paulo,  como também  demonstra o  quadro  a                                                                                                                                                                                                          A TELEMIG tem 7.224 funcionários, dos quais

                                                                                                                                                                                                                                                               333 de  nível superior,  2.298 de  nível  médio  e


                                                                                                                                                                                                                                                                4.593  de  nível  artífice.  É  uma  preocupação
                                                       •
                                                                                 Horário                               Minas                     Rio de Janeiro São Paulo                                                    Outros                             constante  da  empresa  a  manutenção  de  ele­


                                                                                                                                                                                                                                                                vada  motivação  pelo  trabalho.  Para  isto,

                                                                                                                                                                                                                                                                adotam-se  várias  medidas  que  vão  desde  os
                Belo Horizonte                                                 9:00 -  11:00                               46%                                 19%                                 23%                             12%
                                                                                                                                                                                                                                                                intensos programas de treinamento até a pro­
                                                                            18:00  - 22:00                                 53%                                  19%                                13%                             15%
                                                                                                                                                                                                                                                                moção  de  torneios esportivos.
                Governador Valadares                                           9:00 -  11:00                               61%                                 20%                                 12%                               7%


                                                                            18:00  -  22:00                                67%                                 20%                                    5%                             8%


                Varginha                                                       9:00 -  11:00                               56%                                    9%                               31%                               4%                         S6 em‘1977,  receberam treinamento cerca de
                                                                                                                                                                                                                                                                2.500 funcionários,  ao  custo  de  9 milhões  de
                                                                            18:00 - 22:00                                  48%                                  15%                                31%                               6%

                                                                                                                                                                                                                                                                cruzeiros. O  treinamento é feito em  todos os


                                                                                                                                                                                                                                                                níveis, com curso para emendadores de cabo,


                                                                                                                                                                                                                                                                de reciclagem para engenheiros e de gerência
           E  interessante  acrescentar  que,  a  partir  de                                                                          Qualidade  de  Serviço
                                                                                                                                                                                                                                                                para  os executivos.
           abril  de  1977,  o  número  de  chamadas  em


           DDD  estadual  ultrapassou  o  número  de  cha­                                                                             A qualidade do serviço á  população é  aferida                                                                           O  processo  de  crescimento  da  empresa  não


           madas  em  DDD  nacional.  Fatos  como  este                                                                           •  mensalmente através de diversos indicadores
                                                                                                                                                                                                                                                                perdeu  de vista o  ser  humano,  que  participa

           demonstram  bem  que  o  serviço  telefônico                                                                                para  os  quais  existem  metas  bem  definidas.
                                                                                                                                                                                                                                                                ativamente  deste  progresso.  Efetivas  provi­
           começa  a  ser usado  intensivamente  pela  po­                                                                             Entre  eles  destacam-se:                                                                                                dências foram tomadas para assegurar o apri­


           pulação mineira. O  gráfico n? 4mostra a evo­
                                                                                                                                                                                                                                                                moramento  do trabalho  profissional  dos  em­

           lução do  tráfego  telefônico  da  TELEMIG.
                                                                                                                                                                                                                                                                 pregados,  abrindo-lhes maiores perspectivas,


                                                                                                                                                                                                                                                                 permitindo  melhor  cumprimento  de  suas  ta­


                                                                                                                                                                                                                                                                 refas e  aperfeiçoando  a  sua especialização.


                                                     Indicador                                                                          Objetivo                                                       Telemig (1977)


                                                                                                                                                                                                                                                                 Situação  Económico-Financeira


                                                                                                                                                                                                 •
                        Tom de discar                                                                                                           98%                                                                    98%                                       O plano de expansão  da  TELEMIG,  que  teve


                        Taxas de completadas IU-Manual                                                                                          85%                                                                    83%                                      início em fins de 1973, visava tirar o Estado do


                        Taxas de completadas no CLR                                                                                            60%                                                                     70%                                      quase completo abandono em que  se  encon­


                        Taxa de completadas local                                                                                              60%                                                                     56%                                      travam  as  Telecomunicações,  especialmente


                        Taxa de completadas IU-DDD                                                                                              50%                                                                    55%                                      no  interior.  Para  isso,  decidiu-se  mobilizar



                                                                                                                                                                                                                                                                todos  os  recursos  disponíveis  e  potenciais


                                                                                                                                                                                                                                                                dentro de níveis adequados de risco,  levando-


          Para  melhorar sua  qualidade  de  serviço  tele-                                                                           podem solicitar todos os serviços da empresa                                                                              se em conta a situação económico-financeira


          fônico,  a  TELEMIG  está  atualmente  concen­                                                                              pelo teleforje.                                                                                                           de 1973 e projeção existente para os anos se­
                                                                                                                                                                   0
          trado grandes  esforços  na  definição  de  uma                                                                                                                                                                                                       guintes.

          sistemática de manutenção.  Foram  definidos                                                                                A TELEMIG tem também desenvolvido esfor­


          projetos  para  modernizar  toda  atividade  de                                                                             ços no sentido de diversificar os tipos de ser­                                                                           O  equacionamento  financeiro  do  plano  pas­


         manutenção da rede, que vão desde o desen­                                                                                   viços oferecidos ao  usuário.  Assim,  em  1975                                                                           sou,  assim,  a  repousar fortemente em  recur­


         volvimento  de  uma  ferramenta,  técnica  ou                                                                                foi  instalado  o  serviço  despertador  em  Belo                                                                         sos de terceiros, levando ao limite a capacida­


         equipamento  até  projetos  mais  ambiciosos                                                                                 Horizonte,  que,  em janeiro  de  1978,  recebeu                                                                          de de endividamento da  empresa.


         nas áreas  de transporte,  treinamento  e moti­                                                                             28.600 chamadas. Esse serviço também é ofe­


         vação.                                                                                                                       recido em  Guaxupé,  Juiz de  Fora e Varginha.                                                                            Enquanto  perduraram  as  condições  sob  as


                                                                                                                                                                                                                                                                quais o plano foi equacionado e o risco avalia­


         Outra preocupação  da  TELEMIG  é  investigar                                                                                                                                                                                                          do, foi possível cumprir à risca os orçamentos
                                                                                                                                     O serviço de hora certa é oferecido em  12 ci­

        como seus assinantes  utilizam  o  serviçx)  que                                                                                                                                                                                                        estabelecidos, o que ocorreu em  1974 e 1975.
                                                                                                                                     dades e recebeu em janeiro  de  1978 cerca  de

        lhes é oferecido. Por exemplo,  um fato inquié­                                                                                                                                                                                                         Em 1976, houve uma completa transformação
                                                                                                                                     3 milhões  de  chamadas.

        tante é a alta porcentagem de  chamadas não                                                                                                                                                                                                             do panorama econômico  nacional,  com  pro­


        completadas  devido  ao  uso  incorreto  do  as­                                                                                                                                                                                                       fundas  repercussões  na  TELEMIG.  Quàndo
                                                                                                                                     Em  Belo  Horizonte  e  outras  5  cidades,  já  é
        sinante chamador que, em Belo Horizonte,  se                                                                                                                                                                                                           realmente  se  fizeram  sentir  essas  condições
                                                                                                                                    possível  a  utilização  de telefone público para
        situou  entre 21%  e 37%  durante  1977.                                                                                                                                                                                                               adversas, o plano já estava em um estágio de

                                                                                                                                    chamadas  interurbanas,  via  código  107.
                                                                                                                                                                                                                                                               execução tal  que  não  foi  possível  paralisá-lo


       A  TELEMIG  também  instalou  recentemente                                                                                                                                                                                                              ou adequá-lo imediatamente às novas  condi­


       um  centro  de  atendimento  a  assinantes                                                                                   A TELEMIG oferece também comercialização                                                                                   ções.  Em  conseqüência,  a  TELEMIG atraves­


       (CENTRAN),  através  do  qual  os  assinantes                                                                               de  serviços  de  retransmissão  de  TV  através                                                                            sou  uma  crise financeira  de meados vde  1976
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