Page 37 - Telebrasil - Maio/Junho 1978
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de canais de reserva, havendo perspectivas
de resultados promissores.
Está também alerta para o papel que a rede
telefônica haverá de desempenhar, a curto
prazo, na transmissão de dados. O mercado a
nível estadual ainda é pequeno no momento
atual, mas certamente crescerá assim que
houver maior divulgação dos serviços a serem
oferecidos e respectivos custos. Esse trabalho
de implantação vem sendo realizado pela
EMBRATEL com muito sucesso e seus frutos
a nível regional não tardarão a aparecer. Por
enquant^, a TELEMIG tem-se preocupado
apenas em estabelecer estreitos contatos
com o trabalho da EMBRATEL, ao mesmo
tempo em que procura manter a qualidade de
sua rede sob rígido controle para que não haja
maiores problemas quando vier a ser utilizada
para transmissão de dados.
O tráfego originado em Minas apresenta forte seguir, com dados obtidos em outubro de Recursos Humanos
interesse pelas áreas do Rio de Janeiro e São 1977.
Paulo, como também demonstra o quadro a A TELEMIG tem 7.224 funcionários, dos quais
333 de nível superior, 2.298 de nível médio e
4.593 de nível artífice. É uma preocupação
•
Horário Minas Rio de Janeiro São Paulo Outros constante da empresa a manutenção de ele
vada motivação pelo trabalho. Para isto,
adotam-se várias medidas que vão desde os
Belo Horizonte 9:00 - 11:00 46% 19% 23% 12%
intensos programas de treinamento até a pro
18:00 - 22:00 53% 19% 13% 15%
moção de torneios esportivos.
Governador Valadares 9:00 - 11:00 61% 20% 12% 7%
18:00 - 22:00 67% 20% 5% 8%
Varginha 9:00 - 11:00 56% 9% 31% 4% S6 em‘1977, receberam treinamento cerca de
2.500 funcionários, ao custo de 9 milhões de
18:00 - 22:00 48% 15% 31% 6%
cruzeiros. O treinamento é feito em todos os
níveis, com curso para emendadores de cabo,
de reciclagem para engenheiros e de gerência
E interessante acrescentar que, a partir de Qualidade de Serviço
para os executivos.
abril de 1977, o número de chamadas em
DDD estadual ultrapassou o número de cha A qualidade do serviço á população é aferida O processo de crescimento da empresa não
madas em DDD nacional. Fatos como este • mensalmente através de diversos indicadores
perdeu de vista o ser humano, que participa
demonstram bem que o serviço telefônico para os quais existem metas bem definidas.
ativamente deste progresso. Efetivas provi
começa a ser usado intensivamente pela po Entre eles destacam-se: dências foram tomadas para assegurar o apri
pulação mineira. O gráfico n? 4mostra a evo
moramento do trabalho profissional dos em
lução do tráfego telefônico da TELEMIG.
pregados, abrindo-lhes maiores perspectivas,
permitindo melhor cumprimento de suas ta
refas e aperfeiçoando a sua especialização.
Indicador Objetivo Telemig (1977)
Situação Económico-Financeira
•
Tom de discar 98% 98% O plano de expansão da TELEMIG, que teve
Taxas de completadas IU-Manual 85% 83% início em fins de 1973, visava tirar o Estado do
Taxas de completadas no CLR 60% 70% quase completo abandono em que se encon
Taxa de completadas local 60% 56% travam as Telecomunicações, especialmente
Taxa de completadas IU-DDD 50% 55% no interior. Para isso, decidiu-se mobilizar
todos os recursos disponíveis e potenciais
dentro de níveis adequados de risco, levando-
Para melhorar sua qualidade de serviço tele- podem solicitar todos os serviços da empresa se em conta a situação económico-financeira
fônico, a TELEMIG está atualmente concen pelo teleforje. de 1973 e projeção existente para os anos se
0
trado grandes esforços na definição de uma guintes.
sistemática de manutenção. Foram definidos A TELEMIG tem também desenvolvido esfor
projetos para modernizar toda atividade de ços no sentido de diversificar os tipos de ser O equacionamento financeiro do plano pas
manutenção da rede, que vão desde o desen viços oferecidos ao usuário. Assim, em 1975 sou, assim, a repousar fortemente em recur
volvimento de uma ferramenta, técnica ou foi instalado o serviço despertador em Belo sos de terceiros, levando ao limite a capacida
equipamento até projetos mais ambiciosos Horizonte, que, em janeiro de 1978, recebeu de de endividamento da empresa.
nas áreas de transporte, treinamento e moti 28.600 chamadas. Esse serviço também é ofe
vação. recido em Guaxupé, Juiz de Fora e Varginha. Enquanto perduraram as condições sob as
quais o plano foi equacionado e o risco avalia
Outra preocupação da TELEMIG é investigar do, foi possível cumprir à risca os orçamentos
O serviço de hora certa é oferecido em 12 ci
como seus assinantes utilizam o serviçx) que estabelecidos, o que ocorreu em 1974 e 1975.
dades e recebeu em janeiro de 1978 cerca de
lhes é oferecido. Por exemplo, um fato inquié Em 1976, houve uma completa transformação
3 milhões de chamadas.
tante é a alta porcentagem de chamadas não do panorama econômico nacional, com pro
completadas devido ao uso incorreto do as fundas repercussões na TELEMIG. Quàndo
Em Belo Horizonte e outras 5 cidades, já é
sinante chamador que, em Belo Horizonte, se realmente se fizeram sentir essas condições
possível a utilização de telefone público para
situou entre 21% e 37% durante 1977. adversas, o plano já estava em um estágio de
chamadas interurbanas, via código 107.
execução tal que não foi possível paralisá-lo
A TELEMIG também instalou recentemente ou adequá-lo imediatamente às novas condi
um centro de atendimento a assinantes A TELEMIG oferece também comercialização ções. Em conseqüência, a TELEMIG atraves
(CENTRAN), através do qual os assinantes de serviços de retransmissão de TV através sou uma crise financeira de meados vde 1976