Page 32 - Telebrasil - Maio/Junho 1978
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Para tais assinantes, áreas e serviços, • mudanças no mercado fornecedor 5. Administração por Objetivos e o
a empresa poderá adotar padrões de de materiais; Sistema de Materiais
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serviços mais severos, o que exigirá • . • v J r j
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talvez uma diversificação e quantifi A cada um dos relatórios sugeridos
• mudanças tecnológicas dentro da
cação diferente para as tabelas de poderemos facilmente estabelecer
empresa;
materiais e uma maior segurança de uma correlação de objetivos, metas,
reposição, dedicando uma atenção indicadores. O cálculo cíclico dos ín
normal para os assinantes, áreas e • projetos de expansão; dices de desempenho e sua apresen
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serviços de Classes B e C. 4 ' * * tação em gráficos poderão ser obti
• introdução de novos serviços; dos por programas extremamente
simples em processamento eletrôni
2.4. Gestão Orientada para co de dados. Na tentativa de apre
Ociosidade • adoção de programas especiais de sentar indicadores de desempenho
manutenção para a melhoria da quali
6 , ; • a nível de sistema e subsistemas de
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A mudança de tecnologia, projetos materiais segundo as metodologias
f - dade de serviço;
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desativados, a rejeição sistemática de administração por objetivos e de
de determinados materiais por al • deterioração ou melhoria da super adm inistração por exceção, apre
ï guns usuários e outros fatores termi visão direta; sentamos a tabela que se segue.'
nam por gerar uma série de itens de ti
materiais obsoletos ou de estocagem No entanto, como a administração ^
ociosa. O estabelecimento de classi • deterioração ou melhoria da habili por objetivos para ser produtiva pre
ficações por prazos (1, 2, 3 anos) de dade profissional dos artífices e téc cisa interpenetrar por toda a Empre
ausência de consumo e por valor- nicos de nível médio; sa, deixamos a seguinte pergunta:
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v quantidade (NxP) decrescentes, per Que subseqüências de objetivos,
mite estabelecer prioridade para a • adoção de manutenção preventiva; metas, indicadores e relatórios de
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r . atenção dos gerentes de materiais e verão ser explicadas a níveis de ór
gerentes usuários (vide quadro). gãos (departamento, divisões, se
• mudança dos padrões estabeleci
; V ; . » ções e equipes) e de pessoas, a
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dos para a manutenção preventiva; partir dos adotados aos níveis de
3. Gestão de Materiais Orientada empresa e de sistema?
para a Satisfação do Usuário de
• existência em atividade de equipa
Materiais
mentos e instalações com suas vidas
úteis ultrapassadas;
No mínimo, precisamos de relatórios
voltados para a qualidade e outros Referências:
voltados para o atraso na entrega de • existência de instalações que so
1) Grupo TELEBRÁS — Política de Gerência.
materiais aos usuários, tais como: fram danos com a ação de intempé
ries. 2) Grupo TELEBRÁS — Política de Padrões
• Relatórios de materiais devolvidos de Serviço.
pelos usuários por qualidade inade Para minimizar os efeitos negativos
3) Grupo TELEBRÁS — Objetivos e Hipóte
quada: de tais fatores na área de materiais, ses de Trabalho.
poderemos adotar duas linhas de
ação: 4) Maynard — Manual de Engenharia de Pro
— durante os últimos 30 dias dução (1970).
— durante os últimos 120 dias • Estabelecer dentro da empresa ca
— durante os últimos 360 dias nais de comunicação para identifica 5) Machline e outros — Manual de Adminis
ção de futuros eventos origináveis tração da Produção (1970).
• Relatórios de materiais com data de por esses fatores, suas respectivas 6) John W. Humble — Como Melhorar o$ Re
entrega vencida junto aos usuários: datas esperadas, materiais, fabrican sultados da Empresa (1970).
tes e prazos de entrega envolvidos.
— de prazo de atraso até 30 dias
— de prazo de atraso entre 30 e 60 • Para os grandes centros consumi
dias dores da empresa, emitir relatórios
— de prazo de atraso entre 60 e 120 trimestrais, semestrais ou anuais de
dias classes de entrega de materiais se
—- de prazo de atraso superior a 180 gundo o prazo requerido desde a re
dias. quisição de material, coleta, compra,
recebimento, controle de qualidade e
entrega ao solicitante.
4. Fatores Internos que Influem na
— Materiais com prazo entre 30 e 60
Gestão de Materiais
dias.
— Materiais com prazo entre 60 e 120
Dentre outros, poderemos apontar.
dias.
• planos de marketing; —- Materiais com prazo entre 120 e
360 dias.
* mudanças do ciclo climático tradi — Materiais com prazo superior a 360
cional; dias.