Page 32 - Telebrasil - Maio/Junho 1978
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                                                                                                                                                                                                                                                                                .                 .                            ¦     •                                        ,   •
                                                                                                                                                                                                                                                                 •   .  •    .   •  •    ,    •      ’     *       •   .  «   ,   *•    '*  ,   •  .   v,        .   •   ;  .  •   • V »
                                                                                                                                                                                                                                                                .  •                              **                                                             ¦  •  •  _  y

     Para tais assinantes, áreas e serviços,                                                                                     •  mudanças  no  mercado  fornecedor                                                                                        5.  Administração por Objetivos e o



     a empresa poderá adotar padrões de                                                                                          de materiais;                                                                                                               Sistema de  Materiais


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               • * . *    ,  1 . «             • •      *   ••   I    *  .   y   J
     serviços  mais severos, o que exigirá                                                                                                                                                                                                                     •  .                                                                    • v                                     J r j
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               .
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       •       *                                               *   tf  I
     talvez  uma  diversificação  e  quantifi­                                                                                                                                                                                                               A  cada  um  dos  relatórios  sugeridos
                                                                                                                                 • mudanças  tecnológicas  dentro  da
      cação  diferente  para  as  tabelas  de                                                                                                                                                                                                                poderemos  facilmente  estabelecer

                                                                                                                                      empresa;
      materiais e uma maior segurança de                                                                                                                                                                                                                     uma correlação de objetivos,  metas,


      reposição,  dedicando  uma  atenção                                                                                                                                                                                                                    indicadores. O cálculo cíclico dos ín­



      normal  para  os  assinantes,  áreas  e                                                                                    •  projetos de expansão;                                                                                                   dices de desempenho e sua apresen­


                                                                                                                                 %   .  •     •               *   •  /                           ^                                           »
      serviços de Classes B e C.                                                                                                  4                                          '    *                     *                                                    tação  em  gráficos  poderão  ser obti­



                                                                                                                                 •  introdução de  novos serviços;                                                                                           dos  por  programas  extremamente


                                                                                                                                                                                                                                                             simples  em  processamento eletrôni­


      2.4. Gestão Orientada para                                                                                                                                                                                                                            co  de  dados.  Na  tentativa  de  apre­



      Ociosidade                                                                                                                  •  adoção de programas especiais de                                                                                       sentar  indicadores  de  desempenho


                                                                                                                                  manutenção para a melhoria da quali­
   6 , ;   •                                                                                                                                                                                                                                                a nível  de sistema e subsistemas de
   •>í   •
      A  mudança  de  tecnologia,  projetos                                                                                                                                                                                                                 materiais  segundo  as  metodologias
   f -                                                                                                                           dade de serviço;
   '
      desativados,  a  rejeição  sistemática                                                                                                                                                                                                                de administração  por objetivos e de



      de  determinados  materiais  por  al­                                                                                       • deterioração ou  melhoria da super­                                                                                     adm inistração  por  exceção,  apre­

   ï  guns usuários e outros fatores termi­                                                                                      visão direta;                                                                                                              sentamos a tabela que se segue.'



       nam  por gerar uma série de  itens de                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      ti



       materiais obsoletos ou de estocagem                                                                                                                                                                                                                   No  entanto,  como  a  administração                                                                                ^


       ociosa. O estabelecimento de classi­                                                                                       •  deterioração ou  melhoria da  habili­                                                                                   por objetivos  para ser produtiva pre­



       ficações  por prazos  (1,  2,  3 anos) de                                                                                 dade  profissional  dos  artífices e téc­                                                                                  cisa interpenetrar por toda a Empre­


       ausência  de  consumo  e  por  valor-                                                                                      nicos de nível  médio;                                                                                                     sa,  deixamos  a  seguinte  pergunta:

  f.
  v    quantidade  (NxP)  decrescentes,  per­                                                                                                                                                                                                                Que  subseqüências  de  objetivos,



       mite  estabelecer  prioridade  para  a                                                                                     •  adoção de manutenção preventiva;                                                                                        metas,  indicadores  e  relatórios  de­

  r
  r . atenção dos gerentes de  materiais e                                                                                                                                                                                                                   verão  ser  explicadas  a  níveis de ór­


       gerentes usuários (vide quadro).                                                                                                                                                                                                                      gãos  (departamento,  divisões,  se­

                                                                                                                                   •  mudança  dos  padrões  estabeleci­

  ;   V ;   .    »                                                                                                                                                                                                                                           ções  e  equipes)  e  de  pessoas,  a
   i  r/   *
   U I  •
   I r   r
                                                                                                                                  dos para a manutenção preventiva;                                                                                          partir  dos  adotados  aos  níveis  de


        3.  Gestão de  Materiais Orientada                                                                                                                                                                                                                   empresa e de sistema?


        para a Satisfação do Usuário de
                                                                                                                                  •  existência em  atividade  de  equipa­

         Materiais
                                                                                                                                  mentos e instalações com suas vidas



                                                                                                                                  úteis ultrapassadas;

         No mínimo, precisamos de relatórios


        voltados  para  a  qualidade  e  outros                                                                                                                                                                                                              Referências:


        voltados  para o atraso  na entrega de                                                                                    •  existência  de  instalações  que  so­
                                                                                                                                                                                                                                                             1) Grupo TELEBRÁS — Política de Gerência.

         materiais aos usuários, tais como:                                                                                       fram  danos  com  a  ação  de  intempé­


                                                                                                                                  ries.                                                                                                                      2)  Grupo  TELEBRÁS  —  Política  de  Padrões



         •  Relatórios  de  materiais  devolvidos                                                                                                                                                                                                            de Serviço.


        pelos usuários por qualidade  inade­                                                                                      Para  minimizar  os  efeitos  negativos
                                                                                                                                                                                                                                                              3)  Grupo  TELEBRÁS  —  Objetivos  e Hipóte­

        quada:                                                                                                                    de  tais  fatores  na  área  de  materiais,                                                                                 ses de Trabalho.


                                                                                                                                  poderemos  adotar  duas  linhas  de



                                                                                                                                  ação:                                                                                                                       4) Maynard  —  Manual de Engenharia de Pro­
        —  durante os últimos 30 dias                                                                                                                                                                                                                         dução (1970).



        — durante os  últimos  120 dias                                                                                            •  Estabelecer dentro da empresa ca­



        —  durante os últimos  360  dias                                                                                          nais de comunicação para identifica­                                                                                        5)  Machline e outros  —  Manual de Adminis­

                                                                                                                                  ção  de  futuros  eventos  origináveis                                                                                      tração da Produção (1970).



        •  Relatórios de materiais com data de                                                                                     por  esses  fatores,  suas  respectivas                                                                                    6) John W. Humble — Como Melhorar o$ Re­



        entrega vencida junto aos  usuários:                                                                                      datas  esperadas,  materiais,  fabrican­                                                                                    sultados da Empresa (1970).

                                                                                                                                  tes e  prazos de entrega envolvidos.






         —  de  prazo de atraso até 30 dias


         —  de  prazo  de  atraso  entre  30  e  60                                                                                 •  Para  os  grandes  centros  consumi­



         dias                                                                                                                      dores  da  empresa,  emitir  relatórios



         —  de  prazo  de  atraso  entre  60 e  120                                                                                trimestrais,  semestrais  ou  anuais  de


         dias                                                                                                                      classes  de  entrega  de  materiais  se­


         —-  de  prazo de  atraso  superior a  180                                                                                  gundo  o  prazo  requerido  desde  a  re­



         dias.                                                                                                                      quisição de  material, coleta, compra,



                                                                                                                                    recebimento, controle de qualidade e


                                                                                                                                    entrega ao solicitante.


         4.  Fatores  Internos que Influem  na
                                                                                                                                    —  Materiais com  prazo entre 30 e 60

         Gestão de Materiais
                                                                                                                                    dias.


                                                                                                                                    — Materiais com prazo entre 60 e 120

          Dentre outros,  poderemos apontar.
                                                                                                                                    dias.


          •  planos de  marketing;                                                                                                   —-  Materiais  com  prazo  entre  120  e



                                                                                                                                     360 dias.


           *  mudanças  do  ciclo climático  tradi­                                                                                  — Materiais com prazo superior a 360

           cional;                                                                                                                   dias.
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37