Page 36 - Telebrasil - Maio/Junho 1978
P. 36

C M saM orro  o*  rcoc  ikteku*» a* a                                                                                                                                                                   EVOLUÇÃO  00«  INVESTIMENTOS



                                                                                                                                                                                                                     Cfit *04
                               C*mi  g  Km









                                                                                                                                                                                                           • o o o c l



                                                                                                                                                                                                                                                              ( M v g ê t l m t n t o    A c a m u t t é *


                                                                                                                                                                                                            too*>\




                                                                                                                                                                                                                                                                                « o    A * v




                                                                                                                                   •   •   •
                                                                                                                                                                                                            t o o c









                                                                                                                                                                                                            r   a o Q


                                                                                                                                      •   •



                                                                                                                                                                                                           «000
                                                                                                                                     •   •





                       ÔOO



                                                                                                                                                                                                           « o o o









                                                                                                                                                                                                            4 CÜÜ









                                                                                                                                                                                                            3000









                                                                                                                                                                                                           t o o r




















                                                                                                                                                                                                               o
                                        twn                H73               1 9 7 4            1973              tr*               it  rr                                                                                      197*                  *979                  1974                  1975                  1979                *977









                                                                                                                                                               IMF)»  »                                                  a  moo fitpo et  *977
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       j








         Evidentemente,  esse  planp  de  expansão  foi                                                                              438 prédios.  Um esquema simplificado da  es­                                                                                  quanto ao uso do serviço telefônico, especial


         aprovado  e  adotado  tendo-se  em  vista  as                                                                               trutura  desse sistema  è  apresentado  na  figu                                                                               mente  no  interior.


         perspectivas  econômico-financeiras  da  ópo                                                                                ra a seguir, em que sò constam as rotas finais


         ca.  Além  de  recursos  próprios,  participação                                                                            A  única  central  de  trânsito  de  classe  I  situa-                                                                         O volume de tráfego  DDD  bilhetado em  Bek>

         acionária  da  TELEBRÁS  e  dos  obtidos  em                                                                                se  em  Belo  Horizonte  e  pertence  à  EMBRA                                                                                 Horizonte  cresceu  em  50%,  de  1976  para


         campanhas de auto  financiamento, foi neces­                                                                                TEL.  Todas as-demais centrais de  trânsito  do                                                                                1977,  enquanto,  no mesmo período, teve um


         sário  lançar  mão  de  grandes  empréstimos,                                                                                Estado  pertencem  à  TELEMIG.  Existem  cen                                                                                  aumento  de  115%  em  Varginha,  174%  em


         tanto no mercado interno como no exterior, 0                                                                                trais  de  trânsito  de  classe  II  em  Varginha,                                                                              Divinòpolis  e  399%  em  Governador  Vala


         grau de endividamento tornou-se sem dúvida                                                                                  Divinòpolis, João Monlevade,  Montes  Claros,                                                                                  dares.


         elevado,  mas  era  o  sacrifício  que  se  exigia                                                                          Belo  Horizonte,  Curvelo,  Uberlândia,  Gover


         para vencer etapas e executar a expansão que                                                                                nador  Valadares e  Juiz  de  Fora.  Abaixo  des                                                                                Apesar  dos  aumentos  registrados no  tráfego


         se  planejara.                                                                                                              sas,  existem  17  centrais  de  classe  III  e  uma                                                                            DDD,  o  volume  de  tráfego  manual  tem per

                                                                                                                                     única  de  classe  IV.                                                                                                          manecido  praticamente  constante desde fins


         0  risco associado a esse plano  tornou-se ele­                                                                                                                                                                                                            de  1975,  não  sõ  em  Belo  Horizonte  como


         vado quando se configurou a crise econômica                                                                                                                                                                                                                também  no  interior.
                                                                                                                                     0  serviço  local  em  Minas  Gerais  ainda  não

         em fins de  1975,  Com  as limitações impostas
                                                                                                                                     está  integralmente  sob  responsabilidade  da

         à  importação,  à  captação  de  recursos  no  ex­                                                                                                                                                                                                          - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - —  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - -  —
                                                                                                                                     TELEMIG.  Dos  424.856  terminais  telefônicos

         terior,  o  alto  custo  do  dinheiro  no  mercado                                                                                                                                                                                                               Volume  de Tráfego  Manual  Originado
                                                                                                                                     atualmente  existentes  em  todo  o  Estado,  sò

         interno,  e o atraso na entrega dos equipamen­                                                                              81%  pertencem  à  TELEMIG,  sendo  que  os                                                                                           (D e z. , Mil  Chamadas  Completadas)                                                               |

         tos,  a  TELEMIG  passou  por  momentos  difí­                                                                                                                                                                                                                                          ¦  -               '  L  .                                             __J
                                                                                                                                      19%  restantes  pertencem  a outras  151  con­                                                                                                                                                                                   j    - ,    ,    »
         ceis,  mas  que  foram  superados  logo  que  os                                                                            cessionárias.                                                                                                                                                                                                                      .>  1


         novos sistemas entraram  em  funcionamento.                                                                                                                                                                                                                                                             1973         1374           1975 1976 1377'


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      N        %

                                                                                                                                      Hoje em  dia,  o número de  cidades integradas                                                                                                                                                                                   260
         Hoje,  está  demonstrado  que  valeu  a  pena                                                                                                                                                                                                                  Belo Horizonte                            265 322                     357           326
                                                                                                                                      ao sistema  nacional de  DDD  pela  TELEMIG  é                                                                                                                                                                  /    J  •    A     .   1  J
         assumir  os  riscos  de  tal  empreendimento,
                                                                                                                                      de  89,  atingindo  uma  população  urbana  de                                                                                                                                                                           79
         pois  Minas  Gerais  conta  agora  com  um  sis­                                                                                                                                                                                                               Divinòpolis                                  43    1     61              96
                                                                                                                                      cerca  de  4 800  mil  habitantes.                                                                                                                                                                                                  s
         tema de Telecomunicações compatível com o


         seu estágio de desenvolvimento econômico e                                                                                                                                                                                                                     Gov  Valadares                              26            50             31         ,60        160

         social                                                                                                                       Evolução  do Tráfego


                                                                                                                                                                                                                                                                        Juiz de Fora                              126 178                    203        !  196          157
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            !                                           r "   %    »   i f    •    ¦  %
          O  Sistema  de Telecomunicações                                                                                             O  estudo  da  evolução  do  tráfego  é  de  suma                                                                                                                                                                                   46

                                                                                                                                                                                                                                                                        Montes Claros                                41           49            67             72-
                                                                                                                                      importância  na  definição  de  futuras  expan  ’                                                                                            v     *   i »    •                                                      • -    .    V     .    J

          O  sistema  atual  da  TELEMIG  representa  um                                                                              sões e  remanejamento de facilidades  existen

          patrimônio  da  ordem  de  9  bilhões  de  cruzei­                                                                          tes.  No  caso  específico  do  Estado  de  Minas                                                                                 Varginha                                  184 208                    262          _  _  _  254 '4 *

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                _
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 _
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              _
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               _
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 _
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    _
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    _
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  _
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   _
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              _
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            _
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             _
          ros  constituído atualmente  de  344  mil  termi                                                                            Gerais,  o tráfego embora aparentando  cresci­                                                                                  —                —               ~H                                    -   ¦  .    w       '  •     |     £     y     j
          nais  instalados,  318  centrais  locais,  27  cen                                                                          mento  a  altas  taxas  anuais,  não  alcançou  o                                                                                 TOTAL
          trais trânsito e  9.176  canais  de  voz  interurba­                                                                        esperado,  o  que  se  explica  pela  lenta  modifi­                                                                             TELEMIG                                  N 5            869        *    1.036  •    •  1 085; MH
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             \

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    i f *
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 •
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            .   -
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             *
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   '

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               • *
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               -
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 *
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            *
          nos  2 200  mil  pares  x  Km  de  redes  locais  e                                                                         cação  de  hábitos  comerciais  e  familiares                                                                                                                                                      L    *    -    *  •    4  ¦     IIII m  »  a
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41