Page 10 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1978
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terminar  facilmente  novas  proje­                                                                                          incertezas  e  inserir  desvios,  os                                                                                         caracterizem  e  quantifiquem  sua


         ções.                                                                                                                        quais  influenciam  os  resultados                                                                                           evolução.  Essas  grandezas  devem



                                                                                                                                      principais da empresa.                                                                                                       ser claramente definidas e mensu­


         A   presente  exposição  pretende                                                                                                                                                                                                                         ráveis.



         prestar  uma  contribuição  nesse                                                                                            2              Processo de Planejamento


         sentido,  apresentando  um  modelo                                                                                                                                                                                                                        Além disto, a quantidade de indica­



         de  planejamento  global  simples,                                                                                           Genericamente,  o  proceso  de  pla­                                                                                         dores  em  cada  área  de  resultado


         que através  de  relações  matemáti­                                                                                         nejamento  numa  empresa  segue                                                                                              deve ser mínima, de modo a permi­



         cas  elementares,  permita  avaliar                                                                                         as etapas seguintes:                                                                                                         tir  que  o  adm inistrador  po$sa


                                                                                                                                                                                                                                                                  acompanhar  sua  evolução  e  pro­



                                                                                                                                                                                                                                                                  ceder  às  análises  e  avaliações de


                                                                                                                                                                                                                                                                  forma  organizada,  sistemática e



                                                                                                                                                                                                                                                                  eficaz.







                                                                                                                                                                                                                                                                  Na  TELEPAR,  até  o  momento,  fo­


       l                                                                                                                                                                                                                                                          ram  determ inados  indicadores



                                                                                                                                                                                                                                                                  para  as  quatro  primeiras  áreas de


                                                                                                                                                                                                                                                                  resultado, como segue:
       §

       r
       -






       PC                                                                                                                                                                                                                                                         A  —  Satisfação dos usuários





       -                                                                                                                                                                                                                                                         Caracterizada por:





       i                                                                                                                                                                                                                                                         A.1  —  Atendim ento  da  demanda
       I                                                                                                                                                                                                                                                         urbana










       r
                                                                                                                                                                                                                                                                            ASSINANTES



       *
       tf                                                                                                                                                                                                                                                        DEMANDA URBANA






                                                                                                                                                                                                                                                                 A. 2 —  Qualidade de serviço






                                                                                                                                                                                                                                                                 RECLAM AÇÕES POR MÊS




                                                                                                                                                                                                                                                                               ASSINANTES







                                                                                                                                                                                                                                                                 O  preço  dos  serviços  também  po­


                                                                                                                                                                                                                                                                 deria  ser  relacionado  como  uma



                                                                                                                                                                                                                                                                 grandeza  através  da  qual  se  pode


                                                                                                                                                                                                                                                                avaliar  a  satisfação  dos  usuários,


                                                                                                                                                                                                PLANEJAMENTO                                                     porém  a  empresa  não  atua  direta­



                                                                                                                                                                                                                                                                 mente sobre essa grandeza.

                                                                                                                                                                                                 REALIDADE




                                                                                                                                                                                                                                                                B —  Produtividade






                                                                                                                                                                                                                                                                Caracterizada por:








                                                                                                                                                                                                                                                                B. 1  —  Empregados por 1000 termi­


                                                                                                                                                                                                                                                                nais







                                                                                                                                                                                                                                                                       PESSOAL EMPREGADO X 1000




                                                                                                                                                                                                                                                                               TERM INAIS INSTALADOS


                                                                                                                                                                                                                                                                                                 (ACUMULADO)
                                                                                                                                   N





                                                                                                                                                                                                                                                                 B.2 —  Renda  operacional por em­


                                                                                                                                                                                                                                                                pregado

         3  —  Estabelecimento  das  Variá­                                                                                         3 —   Rentabilidade



         veis-Resultado do Modelo                                                                                                   4 —   Recursos financeiros                                                                                                                     RENDA OPERACIONAL


                                                                                                                                    5 —   Recursos materiais


         Para o desenvolvimento do modelo                                                                                           6 —   Inovação                                                                                                                                PESSOAL EMPREGADO



         propriamente  dito,  é  necessário                                                                                         7  —   Desempenho  e  desenvolvi­


         definir as  áreas  de  eficácia dentro                                                                                                    mento de gerentes                                                                                             B.3 —  Imobilizado  em  sen/iço por



         das  quais  poderão  ser  estabeleci­                                                                                      8  —   Desempenho  e  atitudes  dos                                                                                         empregado


         das  variáveis-resultado.  É  comum'                                                                                                      empregados


         aceitar-se  para este  fim  as  seguin­                                                                                    9 —   Responsabilidade pública                                                                                                             ATIVO  FIXO EM SERVIÇO



          tes áreas  de eficácia ou  resultado:                                                                                                                                                                                                                                   PESSOAL EMPREGADO"


                                                                                                                                    Em  seguida,  identificam-se  gran­


          1  —  Satisfação dos usuários                                                                                             dezas  representativas ou  indicado­                                                                                        B.4 —   Valor adicionado por empre-



          2  —   Produtividade                                                                                                      res  destas  áreas  de  resultado  que                                                                                      aado
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