Page 8 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1977
P. 8
De 36 empregados por 1000 terminais Nosso trabalho tem sido facilitado por Esta afirmação é sobremodo jmD
em 1974 atingiremos, no final de 1977, que, cada vez mais, nossas previsões se tante porque, conforme veremos n
o índice de 23. Ê verdade que este nú aproximam da realidade, graças ao Sis análise da terceira parte de nossa pa|
mero está distante de valores interna tema de Planejamento e Controle ado tra, é da operação dos serviços que pro
cionais. Muitas são, entretanto, as ra tado pelo Grupo. O quadro 11 diz bem vém elevada parcela dos recursos qUese
zões. Desejamos citar uma, a principal: de nossa afirmação. aplicam na expansão dos mesmos.
a baixa percentagem de automatização
dos serviços interurbanos no interior. Do exposto reafirmamos nossa posição Antes de concluir esta parte, desejamos
de confiança e mesmo, mais de que frisar que a rentabilidade de nossos ser
Por outro lado, no que se refere à rela confiança, certeza de que o Grupo viços não decorre de altas tarifas, pois
ção entre despesa total com empregado TELEBRÁS explora seus serviços com elas se encontram dentro da média
e renda de operação, a situação cami economicidade. mundial, conforme se pode verificar nos
nha para um ponto excelente, pois com quadros 12 e 13.
parável a valores internacionalmente
aceitos. Outro índice, "Renda Líquida
Quadro 11 — Execução do O rçam ento de Renda e Despesas (Cr$ milhões)
Operacional por Empregado", é também
uma indiscutível medida do ganho da
produtividade, resultado do aumento da Renda Operacional Despesa Operacional
renda por terminal por empregado e do Desvio %
decréscimo da despesa correspondente. Orçado Realizado Desvio % Orçado Realizado
1974 4.335 4.391 1.3 2.997 3.687 23,0
O indicador de ganho de produtividade
que evoluiu mais favoravelmente no pe 1975 6.971 7.259 4,1 5.861 5.988 2 , 2
ríodo foi o da "Renda Líquida Opera 9.264
1976 11 418 11.457 0,3 9.032 2,6
cional por Terminal em Serviço", decor
rente de menor despesa por terminal e 1977 19.523 020.144 3,2 15.404 014.958 (2.9)
de maior e melhor utilização da planta,
(*) Realizado Provável
gerando maior renda por terminal.
2.60 300 3.50 DM
Número de
CtwmttUi»
I OCflfcW
Letttfton
1700
Gmrmmw foil
1700 Cotf* n ic e
l U t r M * V i
a
1000 A Serviço Interurbano Manual
1200
llinvurio
Itmilado
M O Qr WN e
lllfTUllKJO »
too 1tvü>U*»«1 A
MfMMt*« t*
Uruguay
N. vs end A
21»
Morns « it
Murm* A
itm udo tfcNHJtiv
UlCliM
litU n d
1HÜ0 0«4guim
lamnedo (Ilf awl
town
1 inland
Mvooo
NrrKMdO
nino «Ivsiî/ i tlm d
Ghana
1700 Umlad States
1 8 0
4no Turkoy A
1000 Pm aguay A
Colombia
Sweden
400 Iran T A R I F A R A R A U M A C H A M A I)/
Singapore
TARIFA BASICA LOCAL Ethiopia I N T E R U R B A N A D E 3 M I N U T O S .
Mala y t ii
POR ANO Spain
Denmark
SIÎUAÇA0 IM 31 Tf MORO DL 1976 Japan
•oo FONTÍ STUDY ON WORlDWIDC Costa Rica Tarifa para interurbano em ODD
TÉLÉPHONE TARIFFS' Chechoslovakia exceto nos caso» com
S IlM fN S MAY 1976
1 0 0 0 Lebanon
DISTANCIA até 100 Km
Nicaragua SITUAÇAO em setembro de 19^>
eoc Paru A D0661V
Syria FONTE STUDY ON WORLDW'DE
TELEPHONE TAW fg»
Guatemala SIEMENS MAY 1976
Netherlands
South Africa
Afghanistan A 30 47
Philippines ? 30 46 ?
El Salovador
Luxembourg