Page 6 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1977
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Os  quadros  apresentados  e  outros  da­                                                                                   A  experiência  adquirida  pelas  nossas                                                                                     tiva.  A definição de uma  política dege-



         dos que não serão aqui citados para não                                                                                      empresas,  pelas  indústrias  e  pelas  em­                                                                                  rência,  de  uma  política  operativa  e de



          nos alongarmos,  permitem-nos fazer as                                                                                      preiteiras  com  a  implantação  realizada                                                                                   uma  política  de  padrões  de  serviço  -



         três seguintes afirmações:                                                                                                   autoriza-nos a  afirmar que somos capa­                                                                                      todas  traduzidas  em  documentos já di­



                                                                                                                                      zes  de  gerenciar  expansões  em  taxas                                                                                     vulgados  —  constituiu-se  em  valioso



          Primeira  —  O custo do terminal integra­                                                                                   compatíveis  com  as  nossas  necessida­                                                                                     instrumento  para  criar uma  consciência



          do  é  de  Cr$  40.000,00.  Definimos  esse                                                                                 des.                                                                                                                        da  importância  da  operação  dos  servi­



          custo como compreendendo o custo do                                                                                                                                                                                                                     ços por nós prestados.



          terminal  local  implantado  pelas  empre-                                                                                  3 — Operação dos serviços



           sas-pólo,  acrescido da  parcela  ideal  que                                                                                                                                                                                                          Em  síntese,  implantar,  operar  e  vender


           lhe  corresponde do sistema  interurbano                                                                                    De nada valeria demonstrar nossa capa­                                                                                    serviços  é  o  nosso  negócio.  Negócio



           intraestadual  por  elas  implantado,  mais                                                                                cidade de expandir serviços se não com­                                                                                   que  somente  será  bom  se  vendermos



            o custo proporcional dos sistemas inter­                                                                                  provássemos  que  somos  capazes  de                                                                                      serviços de boa  qualidade e  ganharmos


            estadual e internacional da EMBRATEL.                                                                                     operá-los a níveis econômicos e — o que                                                                                   dinheiro.


                                                                                                                                      é importante — com produtividade cres­



                                                                                                                                      cente.
            Reconhecemos que o custo por terminal                                                                                                                                                                                                               Para mostrar que estamos seguindo um



            é  elevado,  não  só  comparando-o  com                                                                                    Foi este pensamento que fez com que a                                                                                    bom caminho,  exibiremos os resultados


            os  valores  internacionais,  como  anali­                                                                                TELEBRÁS  procedesse  a  uma  radical                                                                                     que vêm sendo  obtidos  com  a  explora­



            sando-o  em  relação  às  previsões  ante­                                                                                modificação em sua  política  administra­                                                                                 ção dos serviços (quadro 9):


             riores da  própria  TELEBRÁS.  E assim o



             é porque partímos praticamente do zero


             na maioria das empresas e implantamos                                                                                        Quadro 9 — OperaçBes doa Serviços Síntese de Resultados (Cr$ milh&es)



             uma  infraestrutura  capaz  de  suportar                                                                                                                                                                                                                                                    9



             um  elevado  crescimento  a  custos  bem
                                                                                                                                                                                                                             1974                                       1975                                       1976                                19771*)
             mais baixos.  Para comprovar esta nossa



             afirmativa citaremos três exemplos:                                                                                           Renda Operacional                                                                 4.391                                     7.259                                    11.457                                   20.144







              Serviço local —  TELPA                                                                                                       Despesa Operacional                                                               3.687                                     5.988                                      9.264                                   14.958


              Serviço ILI -  TEL ESP                                             (Ver apêndice D                                           Renda Uq. Operacional                                                                 704                                    1.271                                     2.193                                     5.186



              Serviço local  +  KJ - TEL EM/G


                                                                                                                                           Renda não Operacional                                                             1.072                                     2.392                                      5.914                                   11.882



              Segunda  —  O  prazo cíe maturação  dos

                                                                                                                                           Desp. não Operacional                                                                 783                                    1.565                                     5.473                                    11.144
              projetos é de 40  meses.  Este  número  é                                                                                                                                                                                  #


              considerado elevado e mesmo muito su­                                                                                        Resultado                                                                             993                                   2.098                                      2.634                                      5.924



              perior àquele que serviu de base para os



              projetos,  quando  do  lançamento  do                                                                                        Remuneração Inv.  %                                                               7.4%                                       8.7%                                      8.1%                                    10,9%


               II  PND.  As razões do aumento do prazo


              foram,  entre  outras,  não  só  a  então                                                                                    OProvôvol



              inexperiência  gerencial  de  nossas  em­



              presas  e  o  despreparo  das  indústrias
                                                                                                                                       Dos números expostos concluímos que                                                                                      si  suficiente  para  a  defesa  da  tese  que
              para fornecerem  equipamentos e  mate­
                                                                                                                                       a  operação  apresenta  bons  resultados.                                                                                estamos  apresentando:  a  exploração

              riais  nos  prazos  fixados  como  também                                                                                 9
                                                                                                                                       E  verdade  que  ainda  não  atingimos  a                                                                                 dos  serviços  de  telecomunicações,  no
              e,  principalmente,  dificuldades  nas  im­
                                                                                                                                       rentabilidade permitida em lei:  12%.  No                                                                                 país, se faz economicamente.

              portações que atingiram o  Grupo TELE­
                                                                                                                                       entanto, se considerarmos que os níveis
              BRÁS  e os fornecedores.  Elas,  além de
                                                                                                                                       tarifários não vêm acompanhando a ele­                                                                                   Quanto  à  produtividade,  a  análise  do

             terem  acarretado  ônus  financeiros,
                                                                                                                                       vação  dos  custos  dos  serviços,  o  fato                                                                              quadro  10 mostra de modo insofismável

             constituíram-se  em  obstáculos  intrans­
                                                                                                                                      de  exibirmos  resultados  positivos  é  por                                                                              o crescente ganho que viemos obtendo:
             poníveis  para  cumprimento  dos  prazos.



             Sem  dúvida  alguma,  o  período  de  40



             meses  tende  a  diminuir.  Somos  de  pa­


             recer  que,  com  a  experiência  adquirida



             e  se  não  sobrevierem  decisões  supe­


             riores  que  voltem  a  modificar as  condi­



             ções de trabalho,  esse período deve cair



             para 30 meses.








            Terceira  —  O  número  médio  de  termi­



            nais implantados anualmente no período


            74-77 foi de 494.000.








            Citamos estes três dados em  virtude da


            sua  grande  significação  na  formulação



            de  um  planejamento  de  telecomunica­



           ções.  Estes dados,que serão  usados  na


           terceira  parte  desta  palestra,se  consti­



           tuirão  em  ferramentas  valiosas  para  os



           futuros planejamentos do Grupo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      >
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