Page 6 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1977
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Os quadros apresentados e outros da A experiência adquirida pelas nossas tiva. A definição de uma política dege-
dos que não serão aqui citados para não empresas, pelas indústrias e pelas em rência, de uma política operativa e de
nos alongarmos, permitem-nos fazer as preiteiras com a implantação realizada uma política de padrões de serviço -
três seguintes afirmações: autoriza-nos a afirmar que somos capa todas traduzidas em documentos já di
zes de gerenciar expansões em taxas vulgados — constituiu-se em valioso
Primeira — O custo do terminal integra compatíveis com as nossas necessida instrumento para criar uma consciência
do é de Cr$ 40.000,00. Definimos esse des. da importância da operação dos servi
custo como compreendendo o custo do ços por nós prestados.
terminal local implantado pelas empre- 3 — Operação dos serviços
sas-pólo, acrescido da parcela ideal que Em síntese, implantar, operar e vender
lhe corresponde do sistema interurbano De nada valeria demonstrar nossa capa serviços é o nosso negócio. Negócio
intraestadual por elas implantado, mais cidade de expandir serviços se não com que somente será bom se vendermos
o custo proporcional dos sistemas inter provássemos que somos capazes de serviços de boa qualidade e ganharmos
estadual e internacional da EMBRATEL. operá-los a níveis econômicos e — o que dinheiro.
é importante — com produtividade cres
cente.
Reconhecemos que o custo por terminal Para mostrar que estamos seguindo um
é elevado, não só comparando-o com Foi este pensamento que fez com que a bom caminho, exibiremos os resultados
os valores internacionais, como anali TELEBRÁS procedesse a uma radical que vêm sendo obtidos com a explora
sando-o em relação às previsões ante modificação em sua política administra ção dos serviços (quadro 9):
riores da própria TELEBRÁS. E assim o
é porque partímos praticamente do zero
na maioria das empresas e implantamos Quadro 9 — OperaçBes doa Serviços Síntese de Resultados (Cr$ milh&es)
uma infraestrutura capaz de suportar 9
um elevado crescimento a custos bem
1974 1975 1976 19771*)
mais baixos. Para comprovar esta nossa
afirmativa citaremos três exemplos: Renda Operacional 4.391 7.259 11.457 20.144
Serviço local — TELPA Despesa Operacional 3.687 5.988 9.264 14.958
Serviço ILI - TEL ESP (Ver apêndice D Renda Uq. Operacional 704 1.271 2.193 5.186
Serviço local + KJ - TEL EM/G
Renda não Operacional 1.072 2.392 5.914 11.882
Segunda — O prazo cíe maturação dos
Desp. não Operacional 783 1.565 5.473 11.144
projetos é de 40 meses. Este número é #
considerado elevado e mesmo muito su Resultado 993 2.098 2.634 5.924
perior àquele que serviu de base para os
projetos, quando do lançamento do Remuneração Inv. % 7.4% 8.7% 8.1% 10,9%
II PND. As razões do aumento do prazo
foram, entre outras, não só a então OProvôvol
inexperiência gerencial de nossas em
presas e o despreparo das indústrias
Dos números expostos concluímos que si suficiente para a defesa da tese que
para fornecerem equipamentos e mate
a operação apresenta bons resultados. estamos apresentando: a exploração
riais nos prazos fixados como também 9
E verdade que ainda não atingimos a dos serviços de telecomunicações, no
e, principalmente, dificuldades nas im
rentabilidade permitida em lei: 12%. No país, se faz economicamente.
portações que atingiram o Grupo TELE
entanto, se considerarmos que os níveis
BRÁS e os fornecedores. Elas, além de
tarifários não vêm acompanhando a ele Quanto à produtividade, a análise do
terem acarretado ônus financeiros,
vação dos custos dos serviços, o fato quadro 10 mostra de modo insofismável
constituíram-se em obstáculos intrans
de exibirmos resultados positivos é por o crescente ganho que viemos obtendo:
poníveis para cumprimento dos prazos.
Sem dúvida alguma, o período de 40
meses tende a diminuir. Somos de pa
recer que, com a experiência adquirida
e se não sobrevierem decisões supe
riores que voltem a modificar as condi
ções de trabalho, esse período deve cair
para 30 meses.
Terceira — O número médio de termi
nais implantados anualmente no período
74-77 foi de 494.000.
Citamos estes três dados em virtude da
sua grande significação na formulação
de um planejamento de telecomunica
ções. Estes dados,que serão usados na
terceira parte desta palestra,se consti
tuirão em ferramentas valiosas para os
futuros planejamentos do Grupo. >