Page 54 - Telebrasil - Maio/Junho 1977
P. 54
dições propícias para a tomada de portamentos algumas vezes é difícil se que o Desenvolvimento Organization;
decisões em todos os níveis e, portan o indivíduo não está preparado para proporciona.
to, um tratamento bem desenvolvido fazê-lo. A participação dos executivos No fundo, todos nós gostamos de
da informação. Qualquer arranjo es da empresa em programas de desen mudar, desde que tal mudança nào
trutural, por mais bem composto que volvimento, estágios em organizações represente ameaça à nossa segurança
seja, não atende aos seus fins se não mais desenvolvidas e contatos com
for posto em funcionamento. A di profissionais de outras companhias, Bibliografia
nâmica de uma estrutura é o fruto do são salutares exercícios para evitar a
trabalho de pessoas. São elas a vida da obsolescência dos seus conhecimen (1) SCOTT, W. G. - Organization
organização! é claro, então, que o tos profissionais. Finalmente, con Theory, Irwin, 1967.
sucesso de qualquer empreendimento, siderando que a mudança deve ser (2) CORDEIRO, L. L. - Revista <k
até de uma modificação qualquer, convenientemente orientada, apon Administração de Empresas, vol. 1$
depende delas. Uma estrutura descen tamos as técnicas de Desenvolvimento n? 3, pág. 41.
tralizada subentende um maior grau de Organizacional como uma das ma
decisões em todos os níveis, é indis neiras mais apropriadas de implemen (3) BARRET, F. D. - The Bussm
pensável que as pessoas estejam tá-la. Os processos de DO podem ser Quarterly — "The MBO Time Trip'
qualificadas para tanto, e tenham uma parceladamente adotados e apresen Canadá, 1972.
formação profissional que lhes permita tam resultados a curto prazo. Com (4) BENNIS, W. G. - Organization
visualizar os limites das suas ações, os preendemos que mudar uma estrutura Development, Wesly Publishing, 196$
vínculos das suas atividades e os que funciona da mesma maneira anos
reflexos dos seus procedimentos. a fio, exige cuidado. Por isso, pode ser (5) FRENCH, W. & BELL, C. - Orçâ-
Tudo isso a começar pela alta direção estabelecida uma estratégia de nization Development, Prentice-Ha!*,
da empresa. Romper com velhos com aproximação paulatinas e sucessivas 1973. I
75. Isto foi possível com a contratação de • Visando satisfazer a grande demanda
várias firmas especializadas. Só na capital de telefones, foram contratados 59 mil ter
trabalharam, ao mesmo tempo, seis em minais nos últimos dois anos, distribuídos
preiteiras diferentes. em 63 centrais, na capital e no interior.
Expansão e Esse trabalho nos permitiu que grande parte • Foram contratadas também 9 trânsitos,
da rede antiga fosse substituída, ensejando
que permitirão o tráfego DDD em todo o es
modernização mais alto índice de confiabilidade, além da tado.
ampliação necessária ao atendimento de
novos assinantes. E os efeitos dessa medida Esta rápida exposição traduz bem o esforço
já se fizeram sentir nos indicadores ope que a TELEGOIÀS, a TELEBRÁS e o Minis
O desempenho da área de expansão e
racionais, a partir do 3? trimestre de 76, tério das Comunicações vêm desenvolver
modernização do sistema da TELEGOIÀS
quando o número de reclamações por 100 do, de forma integrada, para dotar Goiás òe
apresenta um perfil que retrata o esforço
telefones, que era de 20 em 75,caiu para 7 um sistema de telecomunicações mais
desenvolvido om 1976, com o objetivo do
em igual porlodo do 76. abrangente, mais confiável e mais eficiente
implantar no estado uma infra estrutura do
telecomunicações condizente com o seu es
tágio de desenvolvimento.
REALIZADO 1975 1976 AUMENTO %
O quadro abaixo oferece uma visão global
da obra realizada, com enfoque setorial dos
indicadores mais exprossivos: TERMINAIS
INSTALADOS 28.400 36.400 28,0
• O número de terminais instalados cresceu ACUMULADO
na ordem de 28% em relação ao ano an
CENTRAIS LOCAIS
terior. Sabendo-se que a média mundial gira
INSTALADAS 44 46 4,5
em torno de 6%, os resultados atingidos
ACUMULADO
pela TELEGOIÀS representam um salto
bastante significativo. CANAIS DE VOZ
IU INSTALADOS 221 413 86,8
• Os objetivos concernentes ao número de •
ACUMULADO
centrais instaladas também foram alcan
RELAÇÃO ENTRE TERMINAIS
çados, passando de 44 para 46.
E CANAIS VOZ IU 128 88 -31 í
• Ao sistema interurbano foram adicionados INSTALADOS '
192 canais de voz IU aos 221 existentes,
QUILÔMETRO PAR
verificando-se um acréscimo de 86,8% errí
DE REDE INSTALADO 29.453 58.736 —
apenas um ano, sobre o total então exis
NO PERÍODO
tente .
TERMINAIS CONTRA
• A relação entre terminais e canais de voz TADOS NO PERÍODO 25.700 33.300 —
IU apresenta uma sensível melhora com
CENTRAIS LOCAIS
parativamente ao ano anterior. O índice de
CONTRATADAS NO PE 10 53 —
88 terminais por canal de voz IU é consi
RÍODO
derado elevado, mas devemos melhorá-lo
durante o primeiro trimestre deste ano. CENTRAIS TRÂNSITO
CONTRATADAS NO 02 -
• A quantidade de Km/par de rede cresceu PERÍODO 07
em 1976 a quase o dobro da verificada em