Page 52 - Telebrasil - Maio/Junho 1977
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conhecimento fosse sendo dividido Podemos então, dentro da idéia de organização de todas as informa*
entre as pessoas, porquanto tornou-se Sistema, dizer que as Organizações disponíveis, com a rapidez e nas
impossível para um único indivíduo (Sistema Organizacional) transformam tidades solicitadas, de modo.
reunir as informações sobre os vários os recursos disponíveis (humanos, aproximar o máximo possível o
ramos do conhecimento. Porém, na fisícos e financeiros) em decisões, de risco ao de certeza. Depreervj^
medida que o indivíduo penetrava políticas ou produtos, valendo-se do então que a direção das organíz^
mais fundo em determinada área, sua efeito de realimentação. Precisa ter estão capacitadas, pelo menos em^
visão global do assunto ficava com aumentada a homeoestase através de mos técnicos, a decidir baseadas e-
prometida. Assim, embora a decom mudança em sua estrutura e nos seus informações confiáveis sobre o res
posição do conhecimento em partes comportamentos para estar sempre tado de ações passadas, e a propr,
continue necessária, fundamental se revigorada, e toda modificação em um correções nos procedimentos exi$:>
tornou um exercício de síntese, de dos seus órgãos terá reflexos nos tes ou a adotar procedimentos no^
maneira a estabelecer o que havia de demais. Adotando-se essa teoria, fácil
V — O papel dos executivos.
comum entre os vários ramos de é perceber que qualquer atividade
Necessidade de treinamento
conhecimento. Como conseqüência, desenvolvida numa organização
duas correntes passaram a coexistir aciona sempre outras atividades, como
Não são poucas as vezes em queurç
em sintonia: os especialistas, cada vez uma reação em cadeia. Tal interdepen
organização viu-se na contingência* i
mais aprofundados, e os generalistas, dência evidencia a necessidade de um
reformular sua estrutura organí&
preocupados com o todo. Emergiu daí enfoque interdisciplinar nas operações
cional, redistribuir o trabalho entre d
a Teoria dos Sistemas Gerais, cujo ob da empresa.
jetivo foi sintetizar as idéias comuns às executivos já existentes, ou até mesrr
várias disciplinas. deixar de implantar um programa *
IV — As informações e a mudança
maior importância, em virtude dar;
Podemos conceituar "S istem as" possibilidade de encontrar, no me
como qualquer entidade social, física Quando dizemos que a mudança é a cado de trabalho, as pessoas de qa
ou química, composta de partes in razão de sobrevivência das organi precisa e não contar em seus quadros
ter-relacionadas, interdependentes e in- zações, estamos nos referindo à ne com indivíduos de competência &
teratuantes. Isto significa que qualquer cessidade que elas têm de crescer e ficiente. Seria muito interessante prJ
alteração em uma de suas partes terá perpetuarem-se. O processo elementar as organizações se, à medida que sur
reflexos nele todo. Os sistemas serão necessário para tanto é o de tomada de gisse a necessidade de admissão s I
mais ou menos complexos de acordo decisão, que será tanto mais apri executivos — elementos de alta *
com o maior ou menor número de morado quanto melhores forem as in média gerência — com determinado: |
elementos que os constituem. Os formações que o nortearem.
conhecimentos, habilidades e expe
componentes e características básicas De acordo com W. Scott (1), são as riências para seus quadros, ela os
são:
seguintes as situações em que as pudesse encontrar disponíveis. Ta^
a) insumos (entradas) — energia decisões são tomadas: certeza, risco e bèm seria muito confortável para as
necessária para o funcionamento do incerteza. No clima de incerteza os organizações se os executivos, após I
sistema; no caso das organizações, são resultados da decisão são imprevi admitidos, se mantivessem sempre j
os recursos humanos, materiais ou síveis. A incerteza vai sendo reduzida à atualizados — sem maior esforço de« i
*
financeiros; medida em que são adicionadas infor — buscando por suas iniciativas evitar I
mações à Matriz de Decisões. Quando a obsolescência dos seus conhecimer-
b) processamento - transformação dos \
ê obtido um conjunto de resultados tos originais, e acompanhar o ritme ;
insumos em algo esperado; nas or
conhecidos com probabilidades, es veloz das mudanças de suas empresa
ganizações, o processamento dá-se na
taremos decidindo num clima de risco, e do contexto em que vivem.
sua estrutura, isto é, nos órgãos que a
até a decisão admitir um único resul
compõem; "Em muitos casos, os detentores*
tado possível na situação da certeza.
cargos de decisão nas organizações
c) exsumos (saídas) — resultado do %
Sinteticamente podemos afirmar que a não têm uma formação básica dirigi*
processamento;
estrutura de uma organização visa, es para a administração, e foram levados
d) entropia — é a tendência que todos sencialmente, a ordenar a rede de cir- àquela condição por força de circuns
%
os organismos têm de fenecerem; çulação das informações. A medida tâncias as mais diversas. Assim, apesa'
todos os sistemas estão sujeitos à for que a organização torna-se um sis do esforço pessoal de adaptação e*
ça de entropia que, se alcançar deter tema mais complexo, quando os inter- ajuda do bom senso, da inteligência e
minada magnitude, poderá levar o sis relacionamentos entre seus órgãos da intuição, falta-lhes a estruturas:
tema a uma parada completa; componentes passam a ser uma mul sistematização do conhecimento téc
tiplicidade considerável, o proces nico-administrativo, a limitar $u2
c) homeoestase — são as forças ten
samento manual das informações não capacidade de contribuição. Por our:
dentes a anular a entropia, de modo a
mais atende à demanda existente. lado, punidos pela habitual falta *
reequilibrar o sistema; nas organi
Com os modernos processadores tempo, muitas vezes os executrò
zações, esse mecanismo não é au
eletrônicos — os computadores — e o deixam de lado ou adiam o sistema:-::
tomático, por isso é preciso que a or
ordenamento dos fluxos de proce aperfeiçoamento de sua própria ca
ganização crie tais dispositivos cor
dimentos, o tratamento das infor pacidade gerencial, mesmo recc-
retivos;
mações volta a níveis controláveis, e nhecendo os benefícios decorrentes
f) rea/imentação — é a capacidade de aquelas podem ser sintetizadas ou para si e para suas organizações. Fre
o sistema se autocorrigir, tendo em detalhadas em prazos rápidos. Isso mente, envolvidos pelas rotinas e e»
conta o seu desempenho passado. possibilita o fornecimento à direção da pedientes diários, por preocupações e