Page 45 - Telebrasil - Julho/Agosto 1977
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T a r í f a ç ã o t e l e f ô n i c a e a
d e f e s a d o c o n s u m i d o r
A.M. FERRARI
Engenheiro eletricista graduado em 196ti tralnamanto. Participou da grupos da
pala Escola Federal de Engenharia de trabalho do CONTEL para normalização
ItajubÂ. do Numeração a Sinalização da Rada Bra
sileira. Na Indústria da Talacomunlca-
Especlalizou-se em Telecomunicações,
çOea. dedlca-sa à coordenação das ge
em Estocolmo. Suécia, em 1967-58. De
rências de Engenharia de Aplicação a da
sempenhou no setor das Telecomuni
Desenvolvimento de Sistemas da Co
cações atividades de instalação, projeto,
mutação.
professor, conferencista e gerente de
Resumo conquistar e assegurar a confiança do
assinante nas medições apresentadas
As contas telefônicas correspondem ao serviço desfrutado pelos assi nas contos das concessionárias.
nantes?
2 — A tarlfaçflo doã serviço»
telefônicos
A resposta a esta pergunta depende do m étodo de ta rlfa çflo autom ático
O objetivo deste artigo não é o de
utilizado pelas concessionárias e da eficiê n cia das rotinas de m anutenção
abordar a problemática da definição
dos equipamentos.
dos valores monetários da tarifa, mas
0 autor aborda o princípio da m u ltim e d lç flo e vários m étodos de im pulslo-
sim os critérios e possibilidades tec
namento dos contadores de cham ada. D iscute a precisfio de cada um
nológicas para a quantificação do ser
deles. A influência da cadência de m u ltim e d içfio e da quantidade de
viço prestado ao assinante, sob o as
chamadas sflo analisadas p o r um processo de sim ulação para determ i
pecto de sua precisão.
nação numérica dos erros desses m étodos. Fínalm ente, tra ta a questão do
arredondamento dos tem pos de conversação no DDD e o ônus corres Essa quantificação baseia-se — quase
pondente arcado pelos assinantes. universalmente — no tempo de con
versação de cada chamada. O tempo
^ - - —
de conversação (Tc) define-se como o
"intervalo de tempo entre o momento
1 - Introdução débito indevido aos usuários ou perdas
em que o assinante chamado atende
das próprias concessionárias.
(atendimento) e o momento em que o
A conscientização do consumidor em
O fato dos dispositivos de tarifação se assinante chamador repõe seu mono-
exercer vigilância sobre as caracterís
encontrarem nas dependências da fone no gancho (desligamento para a
ticas e propriedades dos produtos con
concessionária, responde em parte frente)". Toda a tarifação no sistema
sumidos evolui rapidamente para telefônico, salvo as exceções abaixo,
pela incerteza com que o assinante en baseia-se na quantificação deste inter
abranger também os serviços que ad
I atualmente é o referente às faturas de assinante como o equipamento au valo de tempo.
cara a quantidade mensal de pulsos
quire. Um dos aspectos mais discutidos
que lhe é informada. Desconhecendo o
Há outras variantes de tarifação de
pagamento de eletricidade, água, gás e
tom ático computa seu "consumo de chamadas: a tarifa mensal fixa (in
telefone. As contas apresentadas
serviço telefônico", passa-lhe natural dependente da quantidade de cha
correspondem realmente ao consumo
mente pela mente a possibilidade des madas completadas); a tarifa simples
destes serviços? é uma dúvida que
se equipam ento ter m anutenção (que considera apenas a quantidade
perturba permanentemente o usuário
deficiente e apresentar falhas ou estar mensal de chamadas completadas).
ao receber sua fatura.
com uma "tarifação viciada". Estes métodos aplicados às chamadas
} Os princípios operacionais dos dis locais não levam em conta a duração
Infelizmente, ambas as possibilidades
positivos medidores, a precisão da da chamada.
existem, havendo necessidade de
[ medida e os métodos de tarifação, se
manutenção cuidadosa e adoção de A parcela de custos operacionais fixos
j não observados sob o prisma da ho-
\ nestidade tarifária, poderão acarretar princípios sadios de tarifação para da concessionária que independe da