Page 65 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1977
P. 65

comunicações,  os  custos  marginais,



                                                                                                                                                                                                                                                            resultantes  dos  aspectos  negativos


                                                                                                                                                                                                                                                            acima  mencionados,  são  de  modo  in­



                                                                                                                                                                                                                                                            direto, transferidos  para  o  usuário  dos


                                                                                                                                                                                                                                                            serviços.  Decorrente  do  primeiro  as­



                                                                                                                                                                                                                                                            pecto  negativo,  podemos afirmar  que,



                                                                                                                                                                                                                                                            quanto  maior  o  prazo  de  entrega  do


                                                                                                                                                                                                                                                             bem,  maior  o  valor  a  ser  imobilizado,



                                                                                                                                                                                                                                                             maior  será  o  investimento  remune­



                                                                                                                                                                                                                                                             rável,  maior  a  tarifa...  Do  segundo,


                                                                                                                                                                                                                                                             quanto  maior  o  “lucro  cessante“ ,



                                                                                                                                                                                                                                                             menor será  o  resultado operacional da



                                                                                                                                                                                                                                                             empresa,  maiores  tarifas...  Sem  fa­



                                                                                                                                                                                                                                                             lar  que  ambos  são  fatores  inibido­


                                                                                                                                                                                                                                                             res  do  esforço  de  se  aumentar  a



                                                                                                                                                                                                                                                             produtividade  do  setor  (concessio­


                                                                                                                                                                                                                                                             nárias,  indústrias,  etc.),  com  reflexos



                                                                                                                                                                                                                                                             negativos na  economia  do  país.  Final­



                                                                                                                                                                                                                                                             mente,  do  último  aspecto,  ficam  os


                                                                                                                                                                                                                                                              responsáveis pela gestão dos negócios



                                                                                                                                                                                                                                                             da  empresa  sem  uma  informação  das



                                                                                                                                                                                                                                                              mais  relevantes:  quanto  do  possível


                                                                                                                                                                                                                                                             lucro  futuro  da  empresa  está  com­



                                                                                                                                                                                                                                                              prometido  com  despesas  financeiras?



                                                                                                                                                                                                                                                              Ainda  com  respeito  a  estas  despesas


                                                                                                                                                                                                                                                             financeiras,  seria  oportuno  destacar  o



                                                                                                                                                                                                                                                             fato  de  que,  mesmo  se  pudéssemos



                                                                                                                                                                                                                                                             estabelecê-las  univocamente,  o  modo


                                                                                                                                                                                                                                                             em  que  são  estabelecidos  os  Preços



                                                                                                                                                                                                                                                              Básicos  Contratados  leva,  paradoxal­



                                                                                                                                                                                                                                                             mente,  a  que  se  considere  o  forne­


                                                                                                                                                                                                                                                             cedor  como  financiando  a  compra  do



                                                                                                                                                                                                                                                             bem,  apesar  de  serem  efetuados


                                                                                                                                                                                                                                                             pagamentos antes mesmo do início  do



                                                                                                                                                                                                                                                             processo  de  produção  propriamente



                                                                                                                                                                                                                                                             dito...


         Em  outras  palavras,  o  contratante                                                                                     quanto maior for a encomenda de bens
                                                                                                                                                                                                                                                             3 . 5   —   A l t e r n a t i v a   3 :   M é t o d o   d o

         pagará  preços  diferentes                                                       por  bens                                feita  pelo comprador,  maior  será,  nor­
                                                                                                                                                                                                                                                             V a l o r   C o n t r a - E n t r e g a
         iguais,  quando  entregues  em  prazos                                                                                    malmente,  o  seu  prazo  médio  de  en­



         distintos.                                                                                                                trega. Isto se deve, fundamentalmente,                                                                                    Os  aspectos  negativos  dos  contratos,


                                                                                                                                   às limitações da  capacidade  produtiva                                                                                   com  preços  estabelecidos  através  do

         Quanto ao Método do Valor Atual,  lar­
                                                                                                                                   dos  fornecedores  e/ou  do  número  in­                                                                                   Método  do  Valor  Atual,  são  preo­
         gamente utilizado em nossos dias, falta
                                                                                                                                   suficiente  de  quipes  de  instalação  e                                                                                 cupações constantes dos contratantes

         apenas  apresentar  seus  aspectos
                                                                                                                                   testes e/ou  para  diminuir os  riscos  de                                                                                que  desejam  comprar  os  bens  “aos

         positivos e negativos.
                                                                                                                                   sofrerem  multas  contratuais  pelo                                                                                       melhores  preços  e  nos  menores



         a)  Aspectos  Negativos:                                                                                                  atraso  na  entrega.                                                                                                       prazos“ .  A  nosso  ver,  o  Método  do


                                                                                                                                                                                                                                                             Valor  Contra-Entrega  elimina  tais  as­

          1. Quanto maior o prazo de entrega do                                                                                     Há, ainda, um outro aspecto relevante;
                                                                                                                                                                                                                                                              pectos  negativos.  Senão  vejamos:
          bem, maior o preço total  pago por ele;                                                                                  é  que,  se  determinada  parte  do  mer­



                                                                                                                                    cado é cativa, os fornecedores podem                                                                                      Do  mesmo  modo  que  fizemos  no
          2. Quanto maior o prazo de entrega do
                                                                                                                                   orientar  seus  esforços  de  venda  em                                                                                    método  anterior,  consideremos  que.
          bem,  maior  o  “lucro  cessante“;

                                                                                                                                   direção a outras partes deste mercado.                                                                                     Modelo Geral de Transformação, estão


          3.  Não  incentiva  e  nem  propicia  o                                                                                   Isto pode significar menores prazos de                                                                                   especificados:



          aumento de  produtividade:  nem  a  do                                                                                   entrega  aos  “novos  clientes“,  em                                                                                      a)  LPU  (B-j,  FPj)


          contratante, nem a da contratada;                                                                                        detrimento dos “antigos“ .  No  proces­



                                                                                                                                   so de conquista de novos clientes, par­                                                                                    b)  {Qj}
          4.  Não  define,  de  forma  unívoca,  as

                                                                                                                                   te da capacidade produtiva e/ou de ins­
          despesas  financeiras  incorporadas  ao                                                                                                                                                                                                            c)  Condições de  Pagamento:  B2 ,  FP£.
                                                                                                                                   talação  do  fornecedor  fica  de  “reser­
           preço  do  bem.                                                                                                                                                                                                                                    Neste  caso  particular,  os  pagamentos

                                                                                                                                   va“ .                                                                                                                     também  estão  vinculados  a  eventos.


           b)  Aspecto  Positivo:

                                                                                                                                   O  comprador,  por outro  lado, fica  im­                                                                                  Ou  seja:

           1.  Pagamentos  vinculados  a  eventos                                                                                  possibilitado de cumprir seus planos de



           (permitindo  utilizá-los  como  instru­                                                                                 investimento  no  menor  prazo  e  ao


           mento  de  controle  da  execução  dos                                                                                  menor  preço  possível,  pois,  muitos                                                                                                                  m



           contratos).                                                                                                             deles, são o próprio “mercado cativo“.


            9                                                                                                                                                                                                                                                                                                x 5 (t -  k)                       Eq (24)

           E  importante  ressaltar  que,  nos  dois                                                                               No  caso  particular  das  companhias


           métodos anteriormente  apresentados.                                                                                    concessionárias  de  serviços  de  tele­                                                                                                            k = 0
   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70