Page 35 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1976
P. 35

projeto.  No  momento,  apenas  rela­



                                                                                                                       Tabela 2                                                                                                                                  tivamente  à  taxa  de  erro  global  de


                                                                                                                                                                                                                                                                 projeto  existe  um  consenso  geral  de


                                                                                                                                                                                                                                                                 estabelecer,  como limite,  um  valor  em



                                            T A X A S  DE ERRO DE  PROJETO P A R A  0  CIRCUITO  HIPOTÉTICO DE  REFERÊNCIA  DE  C O M PR I­                                                                                                                     torno de 1  x  10  ^
                     M ENTO  M Á X IM O  (PR O PO STA FEITA P A R A  ESTU D O S PELO BR ITSH  POST OFFICE)







                                                                                                                                                                                                                                                                 Objetivos  de  "Jitter" de  fase  para

                                                                            Q U A N TID A D E  OU                                                                                        VALO R  TO TAL

                     ITEM                                                   CO M PRIM ENTO                                         T A X A  DE ERRO                                      PERM ISSÍVEL EM 107                                                     os circuitos hipotéticos








                                                                                                                                                                                                                                                                 Se  as  definições  a  respeito  das  taxas
                      Lance, hom ogêneo*

                      de dita vel  de bits                                  26.500 km                                               1 em  101^  por Icm                                   26.5                                                                   de  erro  de  projeto  são  difíceis  devido


                                                                                                                                                                                                                                                                 a escassez de dados, a situação quanto


                      Lances hom ogéneos
                                                                                                                                                                                                                                                                 ao  "jitter"  se  torna  mais  difícil  ainda.

                     <3* baixa velocidade                                          150 »cm                                          1 em  10® por Icm                                     15
                                                                                                                                                                                                                                                                 No sentido de colaborar com o CCITT,




                      Equipam ento                                           e e s tá g o s  lance                                  1 em  101 0 por                                                                                                              algumas  Administrações  enviaram  os


                      m ultipiex                                            to ta l 84 estégios                                    estágio                                                  0.1                                                                  resultados de medidas efetuadas sobre


                                                                                                                                                                                                                                                                 sistemas  em  operação  e  que  resu­

                                                                             1 central em  ceda                                     1 em  10® por
                                                                                                                                                                                                                                                                 mimos  na  tabela  4
                      Cem /ats tem porais                                    p to   de c o m u ta d o                              central                                                  0.2


                                                                             to ta l 15 centrais





                                                                                                                                   TO TAL                                                 4 1 4           107                                                    O  CCITT convoca  então  todas  as  Ad


                                                                                                                                                                                                                                                                 ministrações  para  que  num  futuro


                                                                                                                                                                                                                                                                próximo forneçam valores permissiveis



                                                                                                                                                                                                                                                                de  "jitter",  mesmo  que  provisórios,


                                                                                                                                                                                                                                                                para o circuito hipotético de referência,


                                                                                                                     Tabela 3                                                                                                                                   bem  como  sua  distribuição  entre  os



                                                                                                                                                                                                                                                                diferentes equipamentos e os métodos



                                                                                                                                                                                                                                                                de  medidas  preferíveis  a  serem  em­
                                      TA X A S  DE ERRO OE PRO JETO  P A R A  C IR C U ITO  HIPOTÉTICO DE REFERÊNCIA DE CO M PRIM ENTO

                      M Á X IM O  (PRO PO STA FEITA P A R A  ESTUO O S PELA R EPU BLIC A FEDERAL D A  A LE M A N H A !                                                                                                                                          pregados  (valores  de  pico  ou  valores



                                                                                                                                                                                                                                                                r.m.s  ou valores pico a pico e o tipo de


                                                                                                                                                                                                                                                                sinal  de  teste).  Os  limites  do  "jitter"
                                                                                      Q U A N TID A D E  OU                          T A X A  DE ERRO                                      VALOR


                       ITEM                                                           CO M PRIM ENTO                                                                                       P tR M lS S lV E L IM IO 7                                           deverão  ser  especificados  em  termos

                                                                                                                                                                                                                                                                de  sua  frequência  e  amplitude








                       Lances Internacionais


                       de alia  velocidade                                            26 000 km                                      1 em  1010 por km                                    26                                                                     Circuitos hipotéticos parciais


                       de bits



                                                                                                                                                                                                                                                                Tomando  agora  como  base  o  circuito
                       Lances nacionais de


                       aka velocidade de                                              2 x7 5 0  km                                   1 em  10® por km                                      16                                                                   hipotético  de  referência  da  figura  1.

                       bits                                                                                                                                                                                                                                     sugestões  foram  apresentadas  ao






                       Sistem as prim ários                                           2 *1 0 0  km                                   2  em  107 meie                                         6                                                                  CCITT para a  constituição de circuitos
                                                                                                                                     1  em   10®  por  km                                                                                                       hipotéticos  específicos  para  cada


                                                                                                                                                                                                                                                                hierarquia do PCM e apresentados nas



                       16 C entreis tem por sis                                                                                                                                                                                                                 figuras  6,  7  e  8.

                                                                                                                                                                                          20
                       s todo# os m uitiplex

                                                                                                                                     TO TA L                                              66V107


                                                                                                                                                                                                                                                                 Estes circuitos,  apesar de ainda  caren


                                                                                                                                                                                                                                                                 tes de dados, nos podem fornecer uma



                                                                                                                                                                                                                                                                idéia  dos  comprimentos  de  lance  e


              Ainda  reportando-nos  aos  documen­                                                                                      Ê  permitido a  cada  um  destes  fatores,                                                                               comprimento  total  do  circuito  que

                                                                                                                                       independentemente  entre  si,  assumir
             tos do CCITT.  os mesmos enfatizam  a                                                                                                                                                                                                               supostamente  deverão  cobrir.  Por


             necessidade  de  ser  claramente  enten­                                                                                  valores  restritos  a  uma  certa  faixa  es­                                                                             outro  lado,  se  os compararmos com  o



             dido que a  taxa  do erro de  projeto é  a                                                                                pecificada  de  valores.                                                                                                  da  figura  1  e  consultarmos  os  dados



             medida  do  desempenho  de  um  dado                                                                                                                                                                                                                das tabelas 2 e 3 poderemos sugerir al



             item,  quando  operando  dentro  de  um                                                                                   O  projetista  deve  levar  em  conside­                                                                                  gumas  conclusões  simples,  a  saber:


             especifico  meio  elótrlco  e  fisico.  Os                                                                                ração  as  mais  adversas  combinações



             fatores que caracterizam este meio são                                                                                    dos  fatores  acima,  para  se  assegurar                                                                                  —  circuito  internacional  (25 000  Km)



             por  exemplo:                                                                                                             que,  em  nenhum  caso,  a  taxa  de  erro                                                                                poderá ser  coberto com  PCM's  de  or­


                                                                                                                                       de projeto do correspondente item seja                                                                                    dem  maior  ou  igual  a  terceira,  tendo



                                                                                                                                       ultrapassada.                                                                                                             como  objetivo  uma  taxa  de  erro  de
               —  temperatura

                                                                                                                                                                                                                                                                  1x1(T10porKm;
               —  fonte de alimentação


              —  uniformidade  do  espectro  de  ruído                                                                                  Do  que  já  foi  exposto  pode-se  com­                                                                                  —  o  circuito  nacional  (2x750  Km)



              —  características  do  cabo  e  com                                                                                      preender da grande responsabilidade e                                                                                    poderá  ser  coberto  com  PCM s  de  2?



             ponentes                                                                                                                   da  premente necessidade de  se  deter­                                                                                  ordem, tendo como  objetivo  uma  taxa


              —  interferências externas.                                                                                               minar valores para as taxas de erros de                                                                                   de erro de 1  *  10  ® por Km
   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40