Page 16 - Telebrasil - Maio/Junho 1976
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Os cabos sofriam tensões no meio
de cada lance por meio de su
sos protegidos por armaduras de Dúvidas foram expressas com re portes de cabos aéreos que vi
fios de aço. lação à difusão em larga escala bravam à razão de 5 ciclos por
de alumínio em cabos aéreos, segundo com uma amplitude de
O reenchimento das valas é às ve 9,5mm.
zes deficiente e o uso de meios apesar de sua instalação ter sido,
mecânicos para estabelecimento às vezes, bastante expedita e dos
de caminhos provoca ocasional resultados terem sido satisfató Os pares eram ativados eletrica
mente para permitir um circuito
mente danos consideráveis aos rios. contínuo de modo a poder super
cabos.
O BPO resolveu então proceder visionar a rutura de condutores,
Estudos do BPO indicaram que, a testes de vibração e fadiga de a qual provocaria, então, o desli
apesar de não se encontrar pro material nos novos cabos de 50 gamento automático da máquina.
vas de que cabos de alumínio pares e 100 pares e condutor de
eram mais suscetíveis de serem diâmetro de 0,5mm. Os resultados dos testes indica
danificados do que cabos de co ram a ocorrência de duas ruturas
bre, o efeito de tensões de arran A máquina de testes continha três para as primeiras três milhões de
co provocava ruturas nos cabos lances de cabos de cerca de 2 m operações que foram devidas a
de alumínio devido à baixa capa cada um, que eram terminados em soldas de baixa qualidade na va
cidade de alongamento do con enroladeiras de cabo aéreo (figu ra primária de trefilação (figura 7).
dutor. ra 6).
Falhas começaram a ocorrer na
camada externa do cabo de 100
pares com aproximadamente 5
milhões de operações e no cabo
de 50 pares com 10 milhões de
operações (figura 8).
Estas falhas ocorreram nas extre
midades das bobinas onde os ca
bos eram fixados nas enroladeiras.
Os testes foram encerrados ao se
alcançar 25% de ruturas de con
dutor.
A conclusão dos testes indicou
que condutores de alumínio rom
pem com cerca de 24 milhões de
operações enquanto que conduto
res de cobre de 0,5mm de diâme
tro submetidos aos mesmos tes
tes, sofrem tensões dentro de seu
limite de elasticidade.
Fig 6 Máquina de tostes para cabos aéreos