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missão até então utilizados. no Japão tem sido rápida, tema A — 210, deram ênfase à
estando atualmente em ope técnica CPA, com comutação
O equipamento do tipo
ração ou fase final de insta espacial.
DEX21, atualmente conheci
lação cerca de 300.000 li
do como D .10, visa atender
nhas. Alemanha
médias e grandes centrais, na r • 9
gama de 10.000 a 60.000 Nota-se mais um exemplo • l . • ' '
O Bundespost adotou o
linhas, dependendo do trá em que a decisão filosófica
Sistema EWS1, derivado de
fego. Esse equipamento é, foi tomada, no sentido da
um desenvolvimento da Sie
basicamente, o mesmo usado utilização dos equipamentos
para estações de trânsito e existentes, ainda que não to mens, sendo esse sistema do
foi concebido para atender a talmente eletrônicos, e a im tipo espacial CPA, com co
uma gama extensa de servi plantação fo i acelerada no mutação a relé reed. É um
ços de telecomunicações, ritm o compatível com as sistema destinado às centrais
desde a telefonia até a trans possibilidades do país. de média e grande capacida
missão de dados e mesmo o • I r I • ’ * • , * < f i * i * j , de, podendo, em tese, atingir
• • / . :i . * -V•
videofone. Suécia mais de 60.000 terminais.
» , . • t •* * j ,
A com utação temporal A Siemens está em final
está, também, em desenvolvi Na Suécia, também, a ên de desenvolvimento de um
mento (à partir do modelo fase foi dada, principalmen sistema CPA derivado do
denominado DEX— T1, insta te, aos sistemas semi-eletrôni- ESK 10.000, denominado
cos, sendo o modelo mais
lado experimentalmente em CP— 44; é, portanto, um sis
marcante o AKE, desenvolvi
1966), mas até agora, não tema com comutação es
atingiu uma fase em que se do pela L.M. Ericsson. Esse pacial.
possa dar definições mais sistema utiliza processadores O sistema CP— 44 será
precisas ou prever o tipo de na configuração múltipla adaptável à utilização como
aplicação que poderá ter a (multi-processamento), com central de trânsito e, futura
médio prazo, sendo provável seletores especiais, denomina mente, se prevê a possibilida
que seja seguido o modelo dos "de código". de de mudar a cadeia de co
americano: uso em centrais O equipamento AKE está, mutação para o tipo tem
de trânsito. hoje, sendo utilizado exclusi poral.
A cadeia de comutação vamente como central de Como filosofia, verifica
u tiliz a o mini-seletor com trânsito, estando em desen mos que o Bundespost ale
retenção mecânica, que é um volvimento um novo sistema, mão optou pelo caminho se-
multi-seletor assemelhado aos designado AXE, também na mi-eletrônico, CPA, não se
crossbar em conceito básico, filosofia semi-eletrônica espa podendo, ainda, fazer previ
porém de tamanho m uito cial. Esse sistema poderá, fu sões sobre a posição que
reduzido, cabendo uma ma turamente, evoluir para a u ti ocupará, no futuro, a comu
triz 8 x 8 (2 fios) em um lização com matrizes de co tação temporal.
c a r t ã o d e c e r c a de mutação temporal.
1 5 x 1 3 cm. Assim, o panorama na França
Outros desenvolvimentos Suécia indica uma forte ten
estão em curso, visando dência à utilização, por lon Nesse país encontramos
atender gamas mais baixas go tempo, da técnica espa uma situação diferente da
de quantidades de terminais, cial, mesmo em centrais de dos outros mencionados an
assim como centrais satéli trânsito. teriormente.
tes.
Os próprios desenvolvi O desenvolvimento de no
A implantação dos siste mentos efetuados pela Adm i vos equipamentos de comu
mas semi-eletrônicos CPA nistração sueca, como o Sis tação é coordenado pela SO-