Page 368 - Telebrasil Noticiário
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Quando a operação do sfervjçc e feita em submissão a cursos intensivos de treina
circunstâncias diferentes, ifcto jé, com a uti mento, antes de seu aproveitamento r.o
lização de mão de obra mãoj qualificada, o serviço, não permite a melhor qualificação
dimensionamento do quadlo <je empregados do empregado, que deve ser adequ ai
excede ao índice que a técnkfa preconiza - mente orientado antes de iniciar sua ativi
o que toma a operação menos economica e dade nos serviços da rmerêsa. Por isso mes
os serviços menos eficientes vê-se por mo, torna-se impraticável compor o qua
tanto, que a operação econômica de um dro de empregados, nas empresas nacio
eficiente serviço telefônico dependerá prin- nais de grande e médio porte, dentro das
cipalmente, do mercado de trabalho, onde limitações que seriam ideais já alcançada.-
deve ser encontrada a mão de obra técni nos Estados Unidos, onde o mercado dc.
co-qualificada em quantidade suficiente pa técnicos qualificados é dos mais fartos
ra atender à demanda das emprèsas ope havendo, em cor^eqüência mão de obra
radoras . competente e em quantidade, para tôda.
as funções.
No Brasil, há quase absoluta falta de
técnicos de nível médio e superior c. sen
do grande o mercado de empregos, não há Para melhor se ajuizar da posição d
mão de obra disponível na quantidade que relevo da técnica americana podei íamos
seria necessária para atender à demanda registrar o desenvolvimento dos serviço
Por outro lado, a falta de recursos postos telefônicos na América e o crescimento «*
à disposição das empresas para o preparo índice de empregados por 10.000 telefones,
de seus próprios técnicos, através de sua alcançados no período 1935/1968:
ÍNDICE POR
N tM E R O DE NÜMERO DE
ANO TELEFONES EMPREGADOS 10.000
TELEFONES
1935 15.157.000 266.000 175
1940 19.336.000 305.000 158
1945 24.814.000 398.000 160
1950 38.525.000 565.000 147
1955 49.753.000 649.000 130
1960 65.735.000 627.000 95
1965 82.424.000 655.000 79
1966 86.905.000 698.000 80
Vê-se, portanto, que nos Estados Uni de uma qualificação que é indispensável a
dos o número de telefones no período cres operação econômica e eficiente dos servi
ceu de cêrca de 480% — passando de ços concedidos, quando a concentração
15.157.000 para 86.905.000 — e que o das pequenas rêdes poderia permitir que a
número de empregados utlizados nos ser conservação e manutenção dos serviços
viços elevou-se de pouco mais de 160% fizesse com uma só equipe, muito mais
— passando de 266.000 para 698.000 — reduzida.
o que somente foi possível porque as em. Somente será possível melhorar, por
prêsas conseguiram compor os seus qua tanto. as condições des serviços .no Bra
dros com mão de obra técnico-qualificada, sil. de sorte a torná-los mais ecocsõniicos,
ao revés do que ocorre em nosso País. quando se puder dispor do melhor mer
N o Brasil, forçoso é reconhecer, o ín cado de empregos, através do estabeleci
dice ideal de empregados por telefones em mento das condições essenciais ã forma
serviço não pode nem poderá, nas contin ção de técnicos de nível médio e superior
gências do momento, ser alcançado, nem e quando se fizer possível concentrar cm
mesmo nas emprèsas — de maior porte, mãos de grandes emprèsas regionais a
por falta absoluta de condições para uma concessão dos serviços até aqui diluídos
melhor seleção de mão de obra. sob a responsabilidade de dezenas de mi
Já enunciamos uma das causas de lhares de pequenas emprèsas. como bem
deficiência apontada: a falta de técnicos o tem preconizado o ilustre Ministro das
no mercado nacional de empregos. Outra Comunicações, Prof. Carlos Furtado Smas
causa, entretanto, da maior importância, Enquanto isso não ocorrer, males
existe e deve ser corrigida: a atual pulve que nos afligem persistirão, mesmo que
rização das concessões em mãos de deze atenuados, e cs serviços telefônicos serão
nas de milhares de pequenas emprèsas, operados em bases menos econômicas —
com a consequente formação de pequenos mesmo quando o são com os rigorosos cui
quadros de empregados, fora dos rigores dados de parcimónia e contenção com