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Bilhete ao Leitor
DA QUALIDADE DA MÃO DE OBRA DEPENDE A
EFICIÊNCIA E A ECONOMIA DOS SERVIÇOS
HUGO ï . SOAKES
A eficiência dos serviços telefônicos, necessários à operação eficiente de 10.000
como a de qualquer outro serviço público, terminais — capacidade teórica de uma
deve ser alcançada sem que do esforço nes central telefônica de médio porte. A ope.
se sentido desenvolvido decorra o desequi ração, para ser econômica, deve ficar li
líbrio da equação financeira operacional mitada sem prejuízo para a qualidade dos
que deve ser resguardada — vale dizer, não serviços, à utilização de um número de
pode a eficiente operação do serviço de empregados que não deva exceder ao ín
pender do encarecimento desmesurado do dice ideal recomendável — o qual, de acor
custo da mão de obra nêle utilizada. do com os resultados obtidos nos Esta
A melhoria dos serviços não está uni. dos Unidos pelas empresas do Bell Sys-
camento na dependência de aumento de tem, chega a ser de 100 empregados para
despesas com pessoal, pois a técnica re 10.000 telefones, porque alí há condições
comenda os maiores cuidados na qualifica para se conseguir melhor rendimento por
ção da mão de obra — o que é muito mais parte dos quadros técnicos existentes.
importante no rendimento do trabalho e Para se atingir, entretanto, índice ideal
consequentemente, na eficiência dos ser. recomendável, há que se selecionar, com o
viços. maior cuidado a qualidade da mão de obra
Entre empresas do mesmo gênero, os utilizada — qualidade que se mede atra
padrões de eficiência são medidos exata vés da produção do empregado na ativida
mente pelos índices de rendimento da mãe de a seu cargo. 32 preciso apurar o índice
de obra utilizada no trabalho. É sem ideal de homens-hora para cada tarefa —
pre mais eficiente a emprêsa que conse no tráfego e na rêde, principalmente — de
gue prestar o melhor serviço, contando sorte .que o melhor rendimento do empre
com um número menor de empregados — gado acarrete a diminuição do índice glo
o que torna a operação mais econômica e bal necessário à execução de tôdas as ta-
consequentemente, assegura a reserva dc refas determinadas no serviço.
recursos necessária ao seu desenvolvi
mento. Num excelente trabalho do saudoso
Para que melhor se possa controlar c Pedro Renault Castanheira, o assunto é
rendimento do serviço há que se estar abordado com a maior propriedade. Alí
sempre em condições de ajuizar da quali êle define como uma boa telefonista, aque
dade da mão de obra nêle utilizada, de la que consegue manipulai’, numa só hora
de maior movimento, até 245 unidades de
cujo rendimento êle sempre dependerá mes
mo porque qualquer descuido importara tráfego (uma unidade de tráfego equiva
no crescimentj desmesurado do quadro de lendo a 16,65 segundos de trabalho) — o
» empregados, o| que afetará, sensivelmente, que corresponde a cêrca de 150 chamadas
o custo da operação e a qualidade dos locais processadas no múltiplo da própria
serviços. mesa de magneto, ou 200 chamadas locais
Há, portanto, necessidade imperiosa de processadas numa mesa de bateria central,
ou cêrca de 48 chamadas interurbanas
se conhecer 6 índice teórico que deva re completadas em discagem direta pela tele
presentar o número ideal de empregados fonista ou ainda a 25 ou 30 chamadas in
necessários à execução eficiente de deter terurbanas completadas através de circuito
minado serviço — o qual se calcula pelo de sinal.
dimensionamento da quantidade em funçãc A proporção, portanto, em que se pro
da qualidade do trabalho exercido. 32 mis cure compor o quadro de telefonistas —
ter que se procure apurar, sempre, o nú que foi a atividade aqui exemplificada —
mero ideal de homens-hora em cada tare com a utilização de mão de obra mais
fa vinculada aos serviços, a fim de se che qualificada, o serviço, sem perder substân
gar ao índice ideal mínimo de empregador cia quanto’ ao seu indice de qualidade, pas
necessários a eficiência deles. sa a ser operado com maior economia, o
Nos serviços telefônicos o índice ideal que faz ressaltar o padrão de eiiciêncía da
está em função do número de empregados emprêsa operadora.