Page 164 - Telebrasil Noticiário
P. 164
UM POUCO DE HISTÓRIA
A Conferência Mundial de Radioco-
municacões Marítimas (U IT , Genebra
22.4 ? 7.6.1974)
Em nosso artigo anterior tivemos a oportunidade atender aos reclamos da navegação de cabotagem e
de trazer ao conhecimento dos jovens, um pouco de longo curso, fruto do ímpeto que vem sendo
de história dos acontecimentos que resultaram na dado pelo Governo à nossa Marinha Mercante, ao
criação da União Internacional de Telecomunica reaparelhamento dos portos e ao desenvolvimento
ções. da pesca.
Aproveitando a oportunidade da realização, em Ge A Conferência Marítima de 1967 adotou um certo
nebra. de mais uma Conferência Administrativa número de disposições que começaram a vigorar de
MunrSal de Radiocomunicações "Marítimas" (22 acordo com um cronograma então fixado, e cujos
de abril à 7 de junho de 1974), e por se tratar de pontos principais são:
assunto de grande interesse para o Brasil, tratare — introdução progressiva, até 1. de janeiro de
mos hoje de alguns tópicos deste assunto. 1972, da radiotelefonia em faixa lateral singela
Excetuadas as primeiras conferências, para regula (SSB) nas faixas atribuídas ao Serviço Móvel Ma
mentar a récem-nascida rádio-telegrafia, então ape rítim o, entre 1605 e 4000 kHz;
nas utilizada para comunicações com alguns navios, — introdução progressiva, até 1. de janeiro de
realizadas respectivamente em Berlim (1903 e 1978, da radiotelefonia em faixa lateral singela
1906) e Londres (1912). a Conferência Marítima (SSB) nas faixas entre 4000 e 23000 kHz;
de Genebra (1967) foi a primeira que em âmbito — nova atribuição para o uso das frequências a se
mundial se dedicou exdusrvamente ao serviço mó rem consignadas para as estações radiotelegráfi-
vel marítimo, isto é, radiocomunicações entre na cas de bordo, que utilizam as faixas entre 4 e
vios e entre estações costeiras e de navios. 27.5 MHz (teleimpressores — transmissão de da
A Conferência Marítima de 1974 é portanto a se dos oceanográf ícos etc);
gunda especializada neste assunto. — redução de 50 para 25 kHz de separação entre
As regras em vigor relativas ao serviço móvel marí
canais utilizados no serviço radiotelefònico marí
timo. acham-se integradas no Regulamento de Ra timo, na faixa de 156 a 174 MHz, disposição essa
diocomunicações da U.I.T. e visam a permitir o que começará a vigorar gradualmente e se efeti
funcionamento, em todo o mundo, sem interferên vará em I de janeiro de 1983;
cias. do maior número possível de estações radio — condição da utilização dos dispositivos de cha
elétricas. mada seletiva (a chamada seletiva implica na atri
A tendência prevista por ocasião da Conferência de buição a cada navio, de um sinal codificado equi
Genebra, relativa ao desenvolvimento da Marinha valente a um número de telefone e dotá-lo de um
Mercante, tem se confirmado no transcurso destes receptor automático para entrar em funciona
cinco anos. com a sensível diminuição do número mento ao ser recebido o sinal codificado transmi
de navios de passageiros (considerados, então, na tido por uma estação costeira);
vios de muito tráfego) em favor dos aviões e um — condições para utilização das radiobalizas de lo
aumento espetacular do número de navios de carga calização de sinistros (destinadas a facilitar o sal
(considerados, então, navios de pouco tráfego), es vamento dos tripulantes de barcos e aeronaves
pecialmente petroleiros, graneleiros e "containers" desaparecidos no mar, sem terem podido trans
paralelamente a um considerável desenvolvimento m itir os sinais de alarme ou de socorro);
das frotas de pesqueiros. — medidas gerais destinadas a reforçar a segurança
Isto significa que as necessidades dos usuários se no mar (código de sinais e escuta nas frequências
modificam, do ponto de vista da segurança da vida de socorro).
e da propriedade, para facilitar a movimentação e
operação dos navios ou para a transmissão da cor Agenda da Conferência de 1974
respondência pública. O conselho de Administração da UIT, ao convocar
Este assunto é de grande interesse para o Brasil, esta Conferência, de acordo com uma Recomenda
que manteve praticamente estagnadas as suas co ção de Conferência Marítima de 1967, estabeleceu
municações marítimas e que agora procura atuali a seguinte Ordem do Dia:
zá-las. com novas estações e equipamentos para "Examinar e revisar, caso necessário, as disposições
ó