Page 3 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1969
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Bilhete ao Leitor



                DA QUALIDADE  DA MÃO  DE  OBRA  DEPENDE A
                   EFICIÊNCIA  E  A  ECONOMIA  DOS  SERVIÇOS


                                                                  HUGO  ï .   SOAKES
            A   eficiência  dos  serviços  telefônicos,   necessários  à  operação  eficiente  de  10.000
         como  a  de  qualquer  outro  serviço  público,   terminais  —   capacidade  teórica  de  uma
         deve  ser  alcançada  sem  que  do esforço nes­  central  telefônica  de  médio  porte.  A   ope.
         se  sentido  desenvolvido  decorra  o  desequi­  ração,  para  ser  econômica,  deve  ficar  li­
         líbrio  da  equação  financeira  operacional   mitada  sem  prejuízo  para  a  qualidade  dos
         que  deve  ser resguardada —  vale  dizer,  não   serviços,  à  utilização  de  um  número  de
         pode  a  eficiente  operação  do  serviço  de­  empregados  que  não  deva  exceder  ao  ín­
         pender  do  encarecimento  desmesurado  do   dice  ideal  recomendável  —   o  qual,  de  acor­
         custo  da  mão  de  obra  nêle  utilizada.  do  com  os  resultados  obtidos  nos  Esta­
            A   melhoria  dos  serviços  não  está  uni.   dos  Unidos  pelas  empresas  do  Bell  Sys-
         camento  na  dependência  de  aumento  de   tem,  chega  a  ser  de  100  empregados  para
         despesas  com  pessoal,  pois  a  técnica  re­  10.000  telefones,  porque  alí  há  condições
         comenda  os  maiores  cuidados  na  qualifica­  para  se  conseguir  melhor  rendimento  por
         ção  da  mão  de  obra  —  o  que  é  muito  mais   parte  dos  quadros  técnicos  existentes.
         importante  no  rendimento  do  trabalho  e   Para  se  atingir,  entretanto,  índice  ideal
         consequentemente,  na  eficiência  dos  ser.   recomendável,  há  que  se  selecionar,  com  o
         viços.                                 maior  cuidado  a  qualidade  da  mão de  obra
            Entre  empresas  do  mesmo  gênero,  os   utilizada  —   qualidade  que  se  mede  atra­
         padrões  de  eficiência  são  medidos  exata­  vés  da  produção  do  empregado  na  ativida­
         mente  pelos  índices  de  rendimento  da  mãe   de  a  seu  cargo.  32  preciso  apurar  o  índice
          de  obra  utilizada  no  trabalho.  É  sem­  ideal  de  homens-hora  para  cada  tarefa  —
         pre  mais  eficiente  a  emprêsa  que  conse­  no  tráfego  e  na  rêde,  principalmente  —   de
         gue  prestar  o  melhor  serviço,  contando   sorte .que  o  melhor  rendimento  do  empre­
         com  um  número  menor  de  empregados  —   gado  acarrete  a  diminuição  do  índice  glo­
         o  que  torna  a  operação  mais  econômica  e   bal  necessário  à  execução  de  tôdas  as  ta-
         consequentemente,  assegura  a  reserva  dc   refas  determinadas  no  serviço.
         recursos  necessária  ao  seu  desenvolvi­
         mento.                                      Num  excelente  trabalho  do  saudoso
             Para  que  melhor  se  possa  controlar  c   Pedro  Renault  Castanheira,  o  assunto  é
         rendimento  do  serviço  há  que  se  estar   abordado  com  a  maior  propriedade.  Alí
         sempre  em  condições  de  ajuizar  da  quali­  êle  define  como  uma  boa  telefonista,  aque­
          dade  da  mão  de  obra  nêle  utilizada,  de   la  que  consegue  manipulai’,  numa  só  hora
                                                 de  maior  movimento,  até  245  unidades  de
         cujo  rendimento  êle  sempre dependerá mes­
         mo  porque  qualquer  descuido  importara   tráfego  (uma  unidade  de  tráfego  equiva­
         no  crescimentj  desmesurado  do  quadro  de   lendo  a  16,65  segundos  de  trabalho)  —  o
       »  empregados,  o|  que  afetará,  sensivelmente,   que  corresponde  a  cêrca  de  150  chamadas
         o  custo  da  operação  e  a  qualidade  dos   locais  processadas  no  múltiplo  da  própria
         serviços.                               mesa  de  magneto,  ou  200  chamadas  locais
             Há,  portanto,  necessidade  imperiosa  de   processadas  numa  mesa  de bateria  central,
                                                  ou  cêrca  de  48  chamadas  interurbanas
         se  conhecer  6  índice  teórico  que  deva  re­  completadas  em  discagem  direta  pela  tele­
          presentar  o  número  ideal  de  empregados   fonista  ou  ainda  a  25  ou  30  chamadas  in­
          necessários  à  execução  eficiente  de  deter­  terurbanas  completadas  através  de  circuito
          minado  serviço  —  o  qual  se  calcula  pelo   de  sinal.
          dimensionamento  da  quantidade  em  funçãc   A  proporção,  portanto,  em  que  se  pro­
          da  qualidade  do  trabalho  exercido.  32  mis­  cure  compor  o  quadro  de  telefonistas  —
          ter  que  se  procure  apurar,  sempre,  o  nú­  que  foi  a  atividade  aqui  exemplificada  —
          mero  ideal  de  homens-hora  em  cada  tare   com  a  utilização  de  mão  de  obra  mais
          fa  vinculada  aos  serviços,  a  fim  de se che­  qualificada,  o  serviço,  sem  perder  substân­
          gar  ao  índice  ideal  mínimo  de  empregador   cia  quanto’ ao  seu indice de qualidade,  pas­
          necessários  a  eficiência  deles.     sa  a  ser  operado  com  maior  economia,  o
              Nos  serviços  telefônicos  o  índice  ideal   que  faz ressaltar  o  padrão  de  eiiciêncía  da
          está  em  função  do  número  de  empregados  emprêsa  operadora.
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