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REVISÃO TARIFÁRIA É DO PLANO TRIENAL

                     — Jornal do Comércio — Rio Janeiro de 21-2-63

Ministro Hélio de Almeida indica fór­ bilhões); DNPRC (de 8,9 para 5,3

mula para contenção de despesas e bilhões); DNOCS (de 20 para 11,9 bi­

corte às subvenções                       lhões). A aplicação sob a rubrica pró­

                                          pria de diversas consignações do

Revisão das tarifas entre Rio e Ni­ MVOP foram reduzidas de 5,2 para

terói e aumento das passagens dos 4,8 bilhões de cruzeiros. Também as

trens suburbanos cariocas e revisão consignações da Comissão de Marinha
dos fretes marítimos em algumas em­ Mercante (23,8 bilhões e da Rede Fer­
presas governamentais — são os três roviária Federal (112 bilhões) não so­
pontos principais em que se baseiam freram cortes pois, embora se consti­
os estudos efetuados pelo ministro da tuam em setores financeiramente de­
Viação e Obras para reduzir em 50
bilhões de cruzeiros as subvenções        ficitários, são de fundamental impor­
àquela Secretaria.                        tância para a economia nacional, trans­

   A redução pretendida visa a aten­      portando mais da metade da carga na­
der ao espírito de execução do Plano
                                          cional, não incluindo o tráfego de pas­
Trienal do atual governo, que reco­
mendou seleção dos investimentos de       sageiros especialmente a deslocação
acordo com a sua prioridade e conten­     de mão-de-obra dos subúrbios para os

ção de despesas com a adoção de me­       centros de produção.
didas de austeridade, além de revisão
tarifária em profundidade eliminando         Essas reduções totalizam 52 bilhões
distorções entre custo real e preço       de cruzeiros. Os restantes 50 bilhões
cobrado.                                  necessários para atingir os 102 bilhões
                                          recomendados pelo programa de aus­
                                          teridade do Governo estarão vincula­

                                          dos à capacidade de redução das sub­

             102 BILHÕES                  venções às empresas ferroviárias e
Dentro do esquema geral do Gover­         marítimas da União.

 no, ficou estabelecido que o Ministé­              REVISÃO TARIFÁRIA
 rio da Viação (cuja dotação orçamen­
 tária global para o corrente exercício       Essa conjugação — salienta o pla­
 se eleva a Cr$ 318,2 bilhões) terá suas  no do MVOP — está substanciada nos
 disponibilidades reduzidas em 45 por      seguintes itens principais: revisão ta­
 cento, o que equivale a uma diminui­     rifária em profundidade eliminando as
 ção da ordem de 102 bilhões de cru­      distorções que se verificam entre o
 zeiros. Nesse sentido, o engenheiro      custo real e o preço cobrado pelas pas­
 Hélio de Almeida titular do MVOP         sagens aos usuários; correção das ta­
                                          xas postais-telegráficas; aumento da
aprovou plano de cortes nos vários        receita industrial com a utilização dos
órgãos subordinados àquele Ministé­       bens considerados ociosos (sem apli­
rio, visando a racionalizar a efetiva­    cação prática especialmente imóveis e
                                          áreas) tanto ferroviários como marí­
ção das deduções sem prejuízo dos in­     timos. Entre as medidas propostas so­
                                          bre os setores deficitários, portanto,
vestimentos de maior essencialidade e

prioridade para a economia do país.

CORTES                                    exigindo dispêndio adicional ao Tesou­
                                          ro, inclui-se a atualização do preço das

Os cortes orçamentários estão as­ passagens entre Rio Niterói, além do

sim distribuídos: DNER (de 46,8 para já determinado aumento nas tarifas

32,7 bilhões); DNOS (de 33,6 para suburbanas cariocas e revisão dos fre­

19,9 bilhões); DNEF (de 33,6 para tes marítimos em algumas empresas

24,5 bilhões); DCT (de 34,1 para 32,2 governamentais.
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