Page 6 - Telebrasil - Julho 1962
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força para transformação, regulação e emergência, além de parque de
estacionamento e ajardinagem.

       O terminal de comunicações, projetado e construído nos EE. UU. pela
IT T F L , será de desenho singular, completamente transportável e montada
sobre quatro semi-reboques. Terá capacidade inicial para experimentação
com 12 canais telefônicos simultâneos e 12 canais telegráficos para tele-
impressores ou para transmissão de dados em alta velocidade.

       A parte mais importante do terminal é, sem dúvida, a antena para­
bólica rotacional de comando automático de azimuth e elevação. A para-
bola de 30 pés de diâmetros (9,15m) com sub-refletor «Cassegrain» hi-
perbolóide de 6 pés (l,83m) tem uma distância focal de 12,5 pés (3,81m).
E ’ montada sobre uma estrutura cilíndrica de 4 pés (1.21m) em cuja
parte superior acha-se o munhão no qual estão localizados os estágios
iniciais dos receptores do comando de seguimento (tracking), amplifi­
cador paramétrico do receptor de comunicações e estágio final do trans­
missor que emprega uma Klystron de 10 Kw. Todo o conjunto é montado
sôbre uma plataforma semi-reboque, com 20 pés (6,10m) de comprimento
e 8 pés (2,40m) de largura, pesando cerca de 28.000 libras (12.800 Kgs).

       O equipamento de comunicações, console de controle, monitores, sis­
temas de comando, estágios iniciais do transmissor, estágios finais dos re­
ceptores de seguimento e comunicações, receptor de telemetria e equipa­
mentos auxiliares, acham-se montados dentro do furgão semi-reboque
cujas dimensões são: comprimento 32 pés (9,75m), largura 8 pés (2,40m).
altura 11 pés (3,35m) e pêso aproximado de 23.000 libras (10.400 Kgs)

       O sistema de refrigeração da Klystron do estágio final do transmis­
sor, acha-se montado sôbre um terceiro reboque, de pequeno tamanho, pe­
sando cêrca de 3.000 libras (1.400 Kgs). Finalmente, haverá um outro
reboque, também de tamanho e pêso reduzido, para transporte dos 24
painés refletores da antena parabólica e do sub-refletor e respectivos su­
portes, desmontáveis para transporte.

       A estação terminal do Rio de Janeiro, denominada «COMRIO», trans­
mitirá para o satélite na freqüência nominal de 1.725 megaciclos e rece­
berá do satélite a freqüência nominal de 4.170 megaciclos para as expe­
riência de telecomunicações. Receberá também do satélite as freqüências
de 4.080 megaciclos para comando de seguimento e 136 megaciclos para
registro de dados de telemetria.

       Quatro engenheiros brasileiros, os Srs. João Carlos Fonseca e Mar­
celo Peixoto Ribeiro, formados pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro,
e os Srs. Carlos Henrique Moreira e Romulo Villar Furtado, formados pelo
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (IT A ) de São José dos Campos, en­
contram-se desde Maio, na ITTFL, acompanhando todas as fases de mon­
tagens e provas do equipamento destinado à COMRTO. Estima-se que a
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