Page 3897 - Revista Telebrasil
P. 3897

Telesp no Ano 2000
















                                                                                                        A              tarefa  de planejar  e projetar  a evolução                                                                    viços  digitais.  A  opção  seguinte  é  perseguir

                                                                                                                       da  Telesp cm  direção aos anos 2000 im­
                                                                                                                                                                                                                                      um  direcionamento  dc  redes  para  as  tecnolo­

                                                                                                                       plica  cm  analisar  o  seu  passado,  o  pre­


                                                                                                        sente  e  as  perspectivas  do  seu  futuro,  sempre                                                                         gias  ATM  (Assynchronous  Transfer  M ode),
                                                                                                                                                                                                                                     SDH  (Synchronous Digital Hierarchy) e fibras

                                                                                                        vinculado aos cenários:  institucional,  tecnoló­                                                                            ópticas a  nível  dc assinante.

                                                                                                       gico e de mercado.                                                                                                                            qualidade: em função da necessidade dos


                                                                                                                       Passado:  Desde  sua  criação,  até  o  final                                                                 serviços  trafegados,  a  integridade/confiabili-


                                                                                                       dos  anos  80,  o  desenvolvimento  da  Telesp  se                                                                            dade  estarão  garantidas  por  uma  rede  com


                                                                                                       deu dentro de um ambiente fechado (m onopó-                                                                                   engenharia de caminhos alternativos,  suporta­


                                                                                                       lio/tecnologia)  O objetivo era recuperar o atra­                                                                             da  com  tecnologia  SDH  e  roteadores  associa­


                                                                                                       so representado pela  forte demanda reprimida                                                                                 dos.  Uma  natural  evolução  para  TMN  (Tele­

                                                                                                       dos serviços  de  forna.  A  meta  básica era  atin­                                                                          communication Management Network) será ob­


                                                                                                       gir  um  indicador  isolado de número de telefo­                                                                              tida  através  da  racionalização  dos  processos


                     Geraldo Lucas Ourivio                                                             nes por  100 habitantes.  Não havia grande preo­                                                                              de O&M.


                                                                                                       cupação  com  o  mercado,  ou  melhor,  com  os                                                                                               preço:  os  serviços  terão  política  de  pre­


                                                                                                       serviços  que  o  mercado  demandava.  Os  indi­
                               (Diretor  Técnico                                                                                                                                                                                     ços  com petitivos  adequada  e  compatível  com
                                                                                                       cadores de qualidade eram  tímidos.                                                                                           as expectativas do  mercado.  Nos  novos custos
                                        da  Telesp
                                                                                                                      Presente:  Profundas transformações es­                                                                        menores  serão  inseridas  a  racionalização  dos

                       e Diretor da  Telcbrasil)                                                       tão  ocorrendo  Temos  um  ambiente  avassala­                                                                                novos  procedimentos  operacionais,  já  incor­



                                                                                                       dor  de  descaracterizaçào  de  preconceitos,  as­                                                                            porando  novas  tecnologias,  e  a  evolução  das

                                                                                                       sociações antes  inimagináveis se  tornam  reali­                                                                             redes  derivadas  de  novos  processos  de  plane­


                                                                                                       dade,  a  globalização  da  econom ia  e  de  negó­                                                                          jamento  e  engenharia  associada  a  essa  evolu­


                                                                                                      cios avança inexoravelmente. O mercado e sua                                                                                  ção  tecnológica.  Uma  evolução  aponta  na  di­


                                                                                                      demanda de serviços  passam  a assumir  a  pos­                                                                               reção  da  busca  da  disponibilidade  de  serviços


                                                                                                       tura  de  elementos  alavancadores  da  evolução                                                                             suportados  por  banda  sob  dem anda/alocação


                                                                                                      das  redes  de  telecomunicações  O  surgimento                                                                               dinâmica  de  banda,  ou  seja:  embora  perma-


                                                                                                      de novas tecnologias transforma-se na  ‘‘variá­                                                                               neniemente  disponível,  o  cliente  pagara  pela

                                                                                                      vel"  dos  serviços  a  serem  prestados,  a  cada                                                                             Banda  que  usar,  quando  usar.


                                                                                                      momento  mais completos  e complexos.                                                                                                         N o aspecto institucional, a Telesp tem a


                                                                                                                      Futuro: Cenários de desregulamentações/                                                                       obrigação de manter a oferta dos serviços, meios


                                                                                                      privatizações, competição, globalização da eco­                                                                               c facilidades para o pleno desenvolv imento da

                                                                                                      nom ia, demanda exponencial  de serviços digi­                                                                                econom ia  do  Estado  dc  São  Paulo  e  de  sua


                                                                                                      tais,  rápido  e  constante  surgimento  de  novas                                                                            população.  O  setor  de  telecom unicações  já  se


                                                                                                      tecnologias, qualidade, produtividade, adequa­                                                                                constitui  numa  das  alavancas  da  econom ia  e


                                                                                                      ção  e  uso  eficaz  dos  poucos  recursos  disponí­                                                                          não apenas  mais  um  dos seus  segm entos.


                                                                                                      veis.  Dentro  deste  novo  ambiente  é  que  será
                                                                                                                                                                                                                                            O.s serviços - sem descuidarmos da necessida­
                                                                                                      fundamental  identificar c construir o caminho
                                                                                                                                                                                                                                    de  dc  melhorar  aqueles  já  ofcrcddos  -  deverão
                                                                                                      da Telesp cm  direção  ao  Ano  2000
                                                                                                                                                                                                                                    ser ampliados continuamente, em sua oferta e di­
                                                                                                                     O preceito  básico para  se evoluir  ou ga­


                                                                                                      nhar  competência  está  no  entendimento  indi­                                                                              versificação, considerando que boa parte da popu­

                                                                                                     vidual  c  na  alteração  da  postura  da  organiza­                                                                           lação  não  tem  acesso  pleno,  ainda,  aos  serviços


                                                                                                     ção Telesp:  ambos devem  se direcionar  para o                                                                                de foma. Com a expectativa de resultados concre­


                                                                                                     mercado.                                                                                                                       tos  no  futuro,  estamos  participando  do  projeto


                                                                                                                     Esta  colocação,  embora  possa  parecer                                                                       Mullicom-21  - Comunicações MultimndaLs pa­


                                                                                                     uma  tomada  de  posição  simples  e  evidente,                                                                                ra  o Século  XXI  - desenvolvido pela  Unicamp.


                                                                                                     varrequerer um esforço transcendental dc com ­                                                                                                 N os  próximos  anos  terem os,  nos  servi­


                                                                                                     preensão individual, gerencial e da área de RH                                                                                 ços de com unicação de dados e móvel celular,


                                                                                                     que  terá  dc  promover,  obrigatória  e  maciça­                                                                              as  maiores  derivadas  de  crescim ento.  Através

                                                                                                     mente, e no menor espaço de tem po,  uma mu­                                                                                   da  telefonia  celular,  por  exem plo,  será  possí­


                                                                                                    dança radical da cultura,  do pensamento e das                                                                                  vel  resolver,  fínalmente.  e  a  custos  com patí­


                                                                                                    atitudes da empresa.                                                                                                            veis,  o  problema da  telefonia  rural.


                                                                                                            No  caminho  para  a  Telesp  do  Ano  2000  o                                                                                          A  verdade é que tem os  um  dever  de ca­



                                                                                                    maior desafio talvez seja este: criar o corpo agen­                                                                             sa,  com  lições diárias a resolver  implementar.


                                                                                                    te que promoverá  c conduzirá esta evolução.  An­                                                                               O  mais  importante,  porém ,  e  que  uma  nova


                                                                                                    teciparemos tendências e desejos do mercado, co­                                                                                 Telesp já  pode ser  visualizada com  autonom ia


                                                                                                    locando o desenvolvimento da  planta condiciona­                                                                                de gestão  e atuando,  cada  vez  mais.  por  meio

                                                                                                                                                                                                                                    de parcerias comerciais fortes  A o m esm o tem ­
                                                                                                    do,  em  todos  os  seus  elementos,  à  prestação  dc
                                                                                                                                                                                                                                    po as Unidades de Negócios Independentes abor­
                                                                                                    serviços que será sustentada  no trinômio  adequa­
                                                                                                                                                                                                                                    darão, com  mais agilidade e eficácia, o  merca­
                                                                                                    ção, qualidade c  preço.
                                                                                                                                                                                                                                    do.  e  proporcionarão  um  atendimento  mais
                                                                                                                   adequação:  o planejamento  técnico glo­
                                                                                                                                                                                                                                    adequado  às  necessidades  do  cliente  que  se
                                                                                                   bal  tem  com o  linha  mestra  a  digitalização,  a
                                                                                                                                                                                                                                    transformará, definitivam ente, na razão de ser
                                                                                                   opticalização  e  o  wireless  (com unicação  sem                                                                                da  Telesp. »


                                                                                                   fio),  o  que propiciará  um  ambiente adequado


                                                                                                   para  a  prestação  de  uma  ampla  gama  de  ser­
   3892   3893   3894   3895   3896   3897   3898   3899   3900   3901   3902