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C o m p a r a ç ã o e n t r e o s
s i s t e m a s d e t r a n s m i s s ã o
CLÔV1S CABRERA
Engenheiro Eletricista — M odalidade Projeto do Sistem a Estadual da COTESP
Eletrônica — form ado pola Escola Po e junto ã Secretaria do Planejam ento na
litécnica da Universidade de São Paulo, elaboração da V iabilidade Técnico-Eco
om 1971. nóm ica do Sistem a de Telecom unicaçÕos
da COTESP. Trabalhou na PH ILIPS S /A .
Estagiãrio da CESP — Contrais Elétricas
do Brasil — Divisão INBELSA (agosto de
de São Paulo (abril a dozem bro de 1971),
1973 a janeiro de 1976), na Divisão do
no D epartam ento de O peração — Divisão
A rtigo M u ltiplex EDM e na Divisão do
de Transm issão.
Engenharia de Sistem as — M u ltip lex
Trabalhou no D epartam ento do Expansão F ü M o Cabos Coaxiais pertencentes a
da COTESP -- Com panhia do Teleco D iretoria Com ercial — Gerência de Trans
m unicações do Estado de São Paulo missão. Trabalha desde janeiro de 1976 na
(janeiro de 1972 u julho de 1973). junto á TELESP - Telecom unicações de São
P R O M O N Divisão DK do Telecom uni Paulo S /A ., na Divisão de Planejam ento
cações na elaboração do Planejam ento o de Transm issão D iretoria Técnica.
1 — Introdução outra parte diretamente enterrada em atenuação do cabo na linha. Isto deve-
valas (cabo armado a fitas). se ao custo maior do cabo grosso
Este trabalho tem como objetivo for (2,6/9,5 mm) em relação ao cabo fino.
necer os elementos necessários para Foi considerada a parte de materiais,
se projetar um Sistema de Teleco levando em conta os cabos, emendas, c) A tabela 3 evidencia a necessidade
municações utilizando-se dos Sis terminal, pressurização, ancoragem, de mais equipamento nas rotas com
temas Multiplex tipo FDM via Cabo aterramento, ferragens e ferramentas; cabos finos do que nas rotas com cabo
com Tubos Coaxiais, Multiplex tipo a parte de projetos, instalação e testes grosso.
FDM via Rádio Microondas e Multiplex com preparação, puxamento e lan
tipo TDM (PCM) via Cabo com Tubos çamento de cabos, montagem de d) Para se encontrar o valor do inves
Coaxiais. emendas e terminais, instalação dos timento em uma rota qualquer, com
repetidores e ensaios elétricos. qualquer comprimento, basta multipli
Consideramos uma ligação ponta à car-se o valor obtido da tabela 2,
ponta até uma distância máxima de de acordo com o sistema utilizado,
Para a parte de obras civis foram con
400 km. siderados os dutos, abertura e fe pela extensão da rota em quilôme
Os valores obtidos estão em cruzeiros, chamento de valas, construção de tros e somar-se com o valor obtido da
com base em julho de 1975. E útil ob caixas subterrâneas, marcos de con tabela 1.
servar que tanto o valor dos equipa creto, lajotas de concreto, caixa de Se houver necessidade de se encontrar
mentos como da instalação foram proteção para emendas e caixa para o valor de investimento só do equi
considerados sem os devidos impostos repetidores. pamento (bastidor terminal + repe
(IPI, ICM, ISS e de importação). tidores + instalação) deve-se multi
2.2 — Resumo das tabelas plicar o investimento total da linha pela
Para a instalação dos equipamentos
porcentagem da tabela 3 e somar-se
consideramos que ela representa 25%
a) Ao verificar a tabela 1 notamos que com o valor da tabela 1.
do valor dos equipamentos.
a variação do custo de um sistema
para dois sistemas de 4 M Fiz é de 25%, e) Quando na rota coaxial houver a
2 — Cabo com tubos coaxiais para
para 12 MHz é de 10% e para 60 MHz é necessidade de mais uma estação
sistemas de 4 — 12 — 60 M H z
de 100% (devido à necessidade de principal, devido ao comprimento da
mais um bastidor). rota, deve-se encontrar o valor de
2.1 — Dados para linha
acordo com o sistema utilizado na
b) A tabela 2 mostra uma conclusão tabela 1 e dividir-se por dois (2) devido
Consideramos o equipamento de linha
muito importante. Os sistemas 4 e 12 que nesta tabela encontra-se o valor
para as estações terminais e repeti
MHz apresentam valores menores dos dois terminais da rota.
doras para rotas com cabos 1,2/4,4
quando usados com cabo fino (1,2/4,4
mm e 2,6/9,5 mm com 4, 6 e 12 tubos.
mm) em aproximadamente 20% , f) A porcentagem de participação na
Consideramos uma parte da rota pas apesar de necessitarem um maior linha (com excessão do equipamento
sando por dutos (cabo não armado) e número de repetidores devido à maior repetidor) é dada abaixo: