Page 26 - Telebrasil - Maio/Junho 2003
P. 26

João Carlos Fonseca

            Humor                                                            Negócios
            0 case Centopeia                                                 Lançamento da Vivo,
                                                                             em estilo
               Era uma vez um grupo de geren­  todas juntinhas, para lá e para cá.
            tes,  fazendo  laboratório  de  sensibi­  -  Muito bem. E tem alguma ma­  O presidente do  CA da joint ven-
            lidade.  A  empresa  ia bem,  mas  al­  neira de melhorar a centopéia?  ture,  Felix  Ivorra.  lembrou no  lança­
            guém achou que seria uma excelente   Aí foi a vez do  gerente  de enge­  mento da VIVO que são cinco empresas
            idéia  reunir gerentes,  num daqueles   nharia (era o intelectual da turma):  brasileiras celulares que se juntam, em
            hotéis retirados e encravados em plena   -   Tem  sim,  vamos  colocar uma   tomo de mna mesma marca, utilizando
            natureza, para discutirem a melhoria   cabeça maior e  aí  ela vai ficar mais   a tecnologia  moderna  CDMA  (code
            da empresa.                     inteligente e mais rápida.       division multiple access) e que novos
               Eis,  pois,  que  passa uma  cento-   E  assim foi feito.  Adaptaram,  de   planos pós e pré-pagos estão sendo lan­
            péia, rápida, com dezenas de pares de   algum modo, mna “bigue” cabeça na   çados para servir melhor ao mercado.
            patas (quantas são mesmo as patas de   centopéia e todos ficaram aguardando   Segundo Felix Ivorra, a nova mar­
            uma centopéia?) e aquela cabeça re­  o resultado.  A centopéia, com aquele   ca quer formar mna comunidade ener­
            lativamente  pequena lá  na frente.  O   cabeção,  ficou  lá parada,  pensando,   gética  com uma  dinâmica  marcada
            consultor organizacional não perdeu   pensando.  Está  parada    por cores distintas. A consolidação da
            a oportunidade (eles nunca perdem):  até hoje. Pensando.   ^ ,T>  Portugal  Telecom  e  da  Telefônica
               -   Olha  aí  pessoal,  quem me  diz   Inseticida, rápido. f^Esinc  M óvile  form ou  a  Vivo  com   17
            como funciona mna centopéia?                          O          milhões  de  clientes  (49%  do  mer­
               Disse  um  mais  afoito  (era  o  ge­                         cado), receita líquida de R$ 10 bilhões
            rente de vendas):                                                e uma área de atuação equivalente  a
               -  É uma porção de                                            da Austrália.
            pernas que  caminham                                               -  Somos navegadores de longo cur­
                                                                             so e nos antecipamos ao futuro. A Vivo
                                                                             não é uma aventura de qualquer mar-
              Um olhar pela tecnologia                                       queteiro  e  sim  representa  trabalho,
                                                                             ética transparência, confiança, solidez
               ?   Disputam o software da    alcança até 40 quilômetros e    e  compromisso  social.  É  tão  grande
               telefonia móvel  a Symbian -   suporta redes locais (LAN) sem fio,   quanto o Brasil e tão pequena quanto
               controlada pela Nokia, Motorola,   para aplicações multimídia.  seu menor cliente. A Vivo investiu R$
               Sony,  Ericsson e Siemens - e a   ?   0 Instituto Genius e a  Decca   48 milhões para lançar a marca.
               Microsoft.                   vão desenvolver o banheiro         Para Francisco Padinha, presiden­
               ?   0 CDMA one (IS-95) evoluiu   inteligente que obedecerá ao   te da Vivo, a organização foi vertica-
               para o CDMA 2000 1XRTT (IS-   comando da voz.                 lizada em todas as suas funções, com
               95C) a 144 Kbit/s, seguido do   ?  A Embrapa/SP demonstrou sua   29% de  redução  em quantidades  de
               EVDO (data only) a 2 Mbit/s,   língua sensorial eletrônica.   chefia e só iniciou depois de definidas
               rumo ao CDMA 2000 EVDV (data   ?  Amostragem feita em  25     as regras do SMP. A estratégia da Vivo
               & voice), integrando três     cidades brasileira  (e até do   é inovar nos serviços de dados e nas
               portadoras.                   presidente Lula) vai  reconhecer   redes de nova geração.
               ?   0 GSM  evolui  para o GPRS e   eletronicamente nosso sotaque.
               para o Edge e para o W-CDMA.  Próxima etapa: Portugal, Angola,
               ?   China e Brasil estão      Moçambique e Macau.
               acertando um  centro sino-    ?  A Telefônica  P&D - TPD, com 80
               brasileiro de software com sede   empregados no Brasil - é
               brasileira em Campina Grande   controlada pela l+D, fundada na
               (PB)  e chinesa em Zhuai  ou,   Espanha em 1998. TPD e Fundação
               então, Xangai.                CPqD cooperam, tecnicamente.
               ?  A tecnologia Wi-Fi, de     ?   Já se fala em  IJWB
               radiação restrita a 11  MHz,  (ultrawide band).
                                                                             Ivorra: "Somos navegadores de
                                                                             longo curso"
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31