Page 26 - Telebrasil - Maio/Junho 2003
P. 26
João Carlos Fonseca
Humor Negócios
0 case Centopeia Lançamento da Vivo,
em estilo
Era uma vez um grupo de geren todas juntinhas, para lá e para cá.
tes, fazendo laboratório de sensibi - Muito bem. E tem alguma ma O presidente do CA da joint ven-
lidade. A empresa ia bem, mas al neira de melhorar a centopéia? ture, Felix Ivorra. lembrou no lança
guém achou que seria uma excelente Aí foi a vez do gerente de enge mento da VIVO que são cinco empresas
idéia reunir gerentes, num daqueles nharia (era o intelectual da turma): brasileiras celulares que se juntam, em
hotéis retirados e encravados em plena - Tem sim, vamos colocar uma tomo de mna mesma marca, utilizando
natureza, para discutirem a melhoria cabeça maior e aí ela vai ficar mais a tecnologia moderna CDMA (code
da empresa. inteligente e mais rápida. division multiple access) e que novos
Eis, pois, que passa uma cento- E assim foi feito. Adaptaram, de planos pós e pré-pagos estão sendo lan
péia, rápida, com dezenas de pares de algum modo, mna “bigue” cabeça na çados para servir melhor ao mercado.
patas (quantas são mesmo as patas de centopéia e todos ficaram aguardando Segundo Felix Ivorra, a nova mar
uma centopéia?) e aquela cabeça re o resultado. A centopéia, com aquele ca quer formar mna comunidade ener
lativamente pequena lá na frente. O cabeção, ficou lá parada, pensando, gética com uma dinâmica marcada
consultor organizacional não perdeu pensando. Está parada por cores distintas. A consolidação da
a oportunidade (eles nunca perdem): até hoje. Pensando. ^ ,T> Portugal Telecom e da Telefônica
- Olha aí pessoal, quem me diz Inseticida, rápido. f^Esinc M óvile form ou a Vivo com 17
como funciona mna centopéia? O milhões de clientes (49% do mer
Disse um mais afoito (era o ge cado), receita líquida de R$ 10 bilhões
rente de vendas): e uma área de atuação equivalente a
- É uma porção de da Austrália.
pernas que caminham - Somos navegadores de longo cur
so e nos antecipamos ao futuro. A Vivo
não é uma aventura de qualquer mar-
Um olhar pela tecnologia queteiro e sim representa trabalho,
ética transparência, confiança, solidez
? Disputam o software da alcança até 40 quilômetros e e compromisso social. É tão grande
telefonia móvel a Symbian - suporta redes locais (LAN) sem fio, quanto o Brasil e tão pequena quanto
controlada pela Nokia, Motorola, para aplicações multimídia. seu menor cliente. A Vivo investiu R$
Sony, Ericsson e Siemens - e a ? 0 Instituto Genius e a Decca 48 milhões para lançar a marca.
Microsoft. vão desenvolver o banheiro Para Francisco Padinha, presiden
? 0 CDMA one (IS-95) evoluiu inteligente que obedecerá ao te da Vivo, a organização foi vertica-
para o CDMA 2000 1XRTT (IS- comando da voz. lizada em todas as suas funções, com
95C) a 144 Kbit/s, seguido do ? A Embrapa/SP demonstrou sua 29% de redução em quantidades de
EVDO (data only) a 2 Mbit/s, língua sensorial eletrônica. chefia e só iniciou depois de definidas
rumo ao CDMA 2000 EVDV (data ? Amostragem feita em 25 as regras do SMP. A estratégia da Vivo
& voice), integrando três cidades brasileira (e até do é inovar nos serviços de dados e nas
portadoras. presidente Lula) vai reconhecer redes de nova geração.
? 0 GSM evolui para o GPRS e eletronicamente nosso sotaque.
para o Edge e para o W-CDMA. Próxima etapa: Portugal, Angola,
? China e Brasil estão Moçambique e Macau.
acertando um centro sino- ? A Telefônica P&D - TPD, com 80
brasileiro de software com sede empregados no Brasil - é
brasileira em Campina Grande controlada pela l+D, fundada na
(PB) e chinesa em Zhuai ou, Espanha em 1998. TPD e Fundação
então, Xangai. CPqD cooperam, tecnicamente.
? A tecnologia Wi-Fi, de ? Já se fala em IJWB
radiação restrita a 11 MHz, (ultrawide band).
Ivorra: "Somos navegadores de
longo curso"