Page 50 - Telebrasil - Outubro/Novembro 2002
P. 50
F ELEVISÃO
ABTA2002 discute
tevê paga
indústria da televisão por
A assinatura brasileira, es
truturada em operadoras
(distribuidoras) e programadoras (res
ponsáveis pelos canais), emprega 8 mil
funcionários e tem um faturamento (a
dados de 2001) de RS 2,5 bilhões.
Executivos da indústria de comu
nicação e de entretenimento eletrô
nico e dirigentes da área estatal das
telecomunicações discutiram, du
rante a ABTA2000 - Feira e Con
gresso o novo modelo para tevê
no Brasil, o relacionamento entre
operadores e program adores e a
introdução da tevê digital.
Prestigiaram o evento o ministro A perene alegria do entretenim ento, apesar da crise
das Comunicações, Juarez Quadros,
e o presidente da Anatei, Luiz Schy- A Anatei outorgou 400 serviços novar a programação. Com a crise fi
mura, além de José Augusto Moreira de tevê por assinatura até março de nanceira, programadores e operado
e José Francisco de Araújo Lima, 2002, assim distribuídos: 73% para res, até então mudos, passaram a
respectivamente, presidente e presi tevê a cabo, 25% para rádio MMDS divulgar seus conflitos.
dente do Conselho de Administração (multipoint multifrequency distribu- A Feira da ABTA2002, cuja ani
da ABTA. O conselheiro da Anatei tion system) e o restante para DTH mação sofreu uma perda com a con
Antonio Carlos Valente foi um dos (direct to home ív) que também pres juntura do setor, mesclou estandes de
keynote speaker. tam serviços corporativos. operadoras, programadoras e forne
cedores de tecnologia. (JCF)
A Associação Brasileira de Tele O mercado de televisão por assi
com unicações por A ssinatura - natura é dominado pelas operadoras
ABTA - contratou uma consultoria de tevê a cabo e de MMDS que Os pontos críticos da
independente que levantou oito pon distribuem programação formatada. tevê paga
tos críticos do setor (veja quadro). As fdiadas da NET Brasil detêm
1 Overbuilding de redes
A Feira e o Congresso ABTA2002, 43% do mercado; a Sky, 18%; a TVA
em sua 10a edição, ocorreram no Canbrás, 16%; a Direct TV, 13%; e 2 Exclusividade de programação
Transamérica Expo Center, em São as operadoras independentes, 10%.
3 Não-terceirização da infra-estrutura
Paulo, sendo organizados pela Juntas, as afdiadas da Net Brasil res
Converge/PayTV. pondem por 61% da base de assi 4 Política industrial para teve digital
São 3,5 milhões de assinantes de nantes. Desde 1997, as operadoras
tevê por assinatura - equivalente a 12 brasileiras de tevê por assinatura - 5 Distribuição de programas
milhões de espectadores - nas classes cabo e DTH - passaram a oferecer
6 Sinergia na operação e manutenção
A (com 70% penetração), B (22%) e conexão Internet de alta velocidade.
C (4%). Rico está disposto a pagar Ainda durante o Congresso da 7 Campanha para maior uso da tva
pelo entretenimento e informação ABTA2002, programadores se quei
8 Arcabouço tributário e legal
oferecidos pela tevê por assinatura. xaram da falta de recursos para re