Page 28 - Telebrasil - Outubro/Novembro 2002
P. 28

PERADORAS



            aplicativos e novos serv iços. A oferta
            inicial,  no  País,  será de  25  modelos
            (baixo, médo e alto custos), de oito fa­
            bricantes.  Na  gama  alta,  o  aparelho
            (como o Nokia 7650) tira e envia foto­
            grafias e tem GPRS (G&Wl Pocket Ra­
            dio Ser\’ice) em tomo de 140 Kbit/s.
               A  chegada  do  GSM.  um padrão
            aberto,  traz  as  vantagens  inerentes
            para  esta  tecnologia.  Dentre  elas,
            algoritmo  para  qualidade  de  voz,
            baterias que duram mais e dificuldade
            na  clonagem.  Destaca-se  a  conve­
            niência  dada  pelo  SIM  (subscriber
            identity module)  que  é  um pequeno
            chip de memória, padronizado mun-
                                            A  TIM  utilizou  figuras conhecidas no Brasil  para  lançar o seu celular
            dialmente, que personaliza o aparelho
            GSM em que ele for inserido.       Por segurança,  o  TIMChip requer   A TIM garantiu que  seus  reven­
               O  SIMCard da TIM denomina-se   um código pessoal de quatro números   dedores  só  vão  vender  aparelhos
            TIMChip.  Um cliente,  ao  comprar o   P1N  (personal identification numher)   “liberados para uso de  SIMCards de
            aparelho  GSM da TIM, recebe auto­  que precisa  ser digitado antes  do uso   qualquer  operadora,  de  qualquer
            maticamente  um TIMChip,  onde es­  do aparelho -  após três tentativas erra­  país”;  e  avisou  que  em  aparelhos
            tarão grav ados seu número de telefone,   das o celular trava. O TIMChip, inserido   GSM, dotados de dispositivos como
            o código de identificação do usuário e   emumtelefone GSM, automaticamente   o  SIM Lock e similares, o TIMChip
            até sua agenda pessoal de telefones.  o recadastra junto à prestadora.  poderá não funcionar. (JCF)


               A Telecom Itália Mobile no Brasil

               O p eradora    R azão social  Participação   Tecnologia  M a rk e t  Base de   Á rea  de   R eqião
                                           so cietária  da TIM       share   assinantes  atu a ç ã o  T IM
              TIM Sul    Tele Celular  Sul  S.A.  51,3%     TDMA     65,4%   1,63 milhão  PR, SC e   TIM Sul
              (1998)                                       Banda A                    grande Pelotas

              TIM  Nordeste   Tele Nordeste Celular  51,24%  TDMA    65,1%   1,84 milhão AE, SE, PB,  RN,  TIM  Nordeste
              (1008)                                       Banda A                       CE, PI
              TIM Maxitel   Maxitel S.A.       100%         TDMA      33%    1,35 milhão  MG. BA,SE  TIM Maxitel
              (1998)                                       Banda B

              TIM  São Paulo   Portale São Paulo S.A.  100%  GSM     Start up  Start up  SP capital e   TIM São Paulo
              (ex-Starcel)                                 Banda D                      interior
              TIM  Rio   Portale Rio Norte S. A.  100%      GSM      Start up  Start up  Ri, ES  TIM Rio Norte
              (ex-Unicel)                                  Banda E

              TIM Norte   Portale Rio Norte S. A.  100%     GSM      Start up  Start up  MA, PA, AP,   TIM Rio Norte
              (ex-Unicel)                                  Banda E                      AM, RR
              TIM        TIM Celular Centro Sul S. A.  100%  GSM     Start up  Start up  DF, G0, T0,   TIM
              Centro- Oeste                                Banda D                      MT, MS,   Centro-Sul
              (ex-Bluecel)                                                              AC, R0
              TIM  Rio   TIM  Celular Centro Sul S. A.  100%  GSM    Sta rt up  Startup   RS       TIM
              Grande do Sul                                Banda D                               Centro-Sul
              (ex-Bluecel)
             Fonte: TIM, press release Edelman, em 16.10.2002; market share Anatei 12.2001;  base de assinantes em 06.2002;
             sede sublinhada -  exem plo: TIM  Norte,  PA = sede em Belém do Pará.
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33