Page 17 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 2002
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As editoras filiadas à ABL, que fa­  RS 250 milhões em 2002. A empre­  ED ITEL  —  Dante  Marchione
         ziam as listas oficiais, perderam com   sa  continua  aperfeiçoando  o  seu   Neto, diretor de Marketing, ressaltou
         a nova legislação do setor esta chan­  Portal  na Internet,  que gerou  R$  8   que 2001  foi um dos anos de maior
         cela em seus produtos e estão enfren­  milhões em 2001.  Segundo o presi­  competitividade no segmento de lis­
         tando aTPI, a Sabe e aTelelistas, que   dente Fábio Coelho, serão mantidas  tas telefônicas. Afirmou que a “Editei
         devido aos contratos com as ope­                                          manteve sua liderança de merca­
         radoras  utilizam  os  nomes  das                                         do em todas as regiões onde atu­
         mesmas em seus produtos, o que,                                           amos no Paraná, utilizando como
         segundo as demais editoras, indu­           Listas editadas               sempre uma política comercial sé­
         ziria anunciantes a uma “oficiali­                                        ria e honesta. Aumentamos a nos­
                                           250000
         dade” banida por lei.                                                     sa base de clientes através de mui­
             As  principais  editoras      20000                                   to trabalho, nos apoiando na tra­
           LISTEL  -   Controlada  pelo    15000                                   dição, qualidade e na competên­
         grupo norte-americano BellSouth,                                          cia  da  nossa  equipe  de  vendas.
                                          10000
         que edita mais de 55  milhões de                                          Para  o  próximo  ano,  estaremos   17
         listas  telefônicas,  a  Listei  cobre                                    expandindo nossos negócios para   I
         5.400  municípios  brasileiros  em                                        outros estados e regiões, buscan­
         21  estados brasileiros, com cerca    1999                                do crescer cada vez mais, manten­
         de 83 listas.                         CU O E SP    CU Telelistas CU Guiatel  do
           Mais de 200 mil anunciantes e       ?  TPI   ?  Listei   m  Epil        topo da liderança de mercado”. A   TELEBRASIL/janeiro-fevereiro
         17 milhões de exemplares. A edi­                                          editora está neste mercado há 17
         tora conta com 1.100 funcionários e   as mesmas listas do ano passado e a   anos e edita listas em cinco estados bra­
         em 2001  investiu  R$  5  milhões em   empresa não deverá entrar em novos   sileiros. Impetrou na Justiça manda­
         treinamento  de  600  consultores  de   mercados como o Rio de Janeiro e a   dos contra a Brasil Telecom eTelemar,
         venda. O faturamento de RS 200 mi­  capital paulista, onde a OESP, da qual   pelos altos preços cobrados por infor­
         lhões no ano passado deve crescer para  a BellSouth tem 40%, já atua.  mação de cadastro.

          — ABL critica operadoras-----------------------------



            Segundo a ABL, as editoras independentes que já atuavam no mercado continuam nas mesmas áreas, mantendo-
           se como líderes. Seus desempenhos, contudo, têm sido dificultados, mormente pela dificuldade de acesso ao cadastro
           de assinantes a preços razoáveis e pela grande quantidade de erros constatados nos dados de assinantes, além da
           concorrência desleal sofrida em decorrência da parceria das prestadoras do STFC com editoras a elas vinculadas.
            O presidente Ronaldo Pinheiro criticou as barreiras impostas pelas operadoras para cessão dos cadastros de seus
           assinantes para fins de edição de listas telefônicas, via prática de preços abusivos;  recusa no fornecimento do nome
           escolhido pelo assinante de telefone para fins de publicação na lista telefônica;  condições contratuais absurdas e
           ilegais; recusa em fornecer somente as atualizações ocorridas durante um dado período;  recusa em fornecer informa­
           ções sobre as alterações de números de telefones e dados de novos telefones, programados para ocorrer nos 90 dias
           subseqüentes  ao  do  fornecimento  da cópia do  cadastro;  e  fornecimento  dos  cadastros;  sem  a observância  da   Roberto  Ronaldo
           ortografia brasileira.                                                                     Pinheiro,  ABL
            Admitiu que algumas editoras estão tentando produzir os próprios cadastros de assinantes, porém as dificuldades são enormes e
           sujeitas a erros que poderão ser questionados na Justiça, por pessoas e empresas que se sentirem prejudicadas. A ABL lembrou que
           um dos riscos do  cadastro “levantado” por telefone  é o  de ocasionar a publicação de dados  de  assinantes  que  registram nas
           prestadoras do STFC a não-publicação de seus números, os comumente chamados “telefones sigilosos”.
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