Page 65 - Telebrasil - Março/Abril 2001
P. 65

E-commerce



         é a ordem  do dia




         A    tese de  Jack London, da Netcom.Br, é   na posição geográfica do
                                             aparelho  celular,  obtida
              que  o  e-commerce já chegou  ao  Brasil.
                                             por triangulação das es­
              N a Sul América, corretores autônomos,
         treinados por Intranet, vendem 56% dos segu­  tações radiobase (ERBs)
         ros  (14  milhões  de  operações  diárias  online)   que a cercam e que  po­
         sem presença física.                dem  até  ajudar  a  achar   Grupo  na  AC RJ,  por  ocasião  da  posse  do  Conselho  de  Tecnologia
                                                                             presidido  por  Walter  Machado  (D)
           Ao final de 2001, no Bradesco 70% das ope­  carro  roubado.   da  Informação'
         rações serão efetuadas sem a presença frente-   Foi  discutido  durante  o  evento  por  que  o   m entando  a receita das  operadoras — deverá
         a-frente das pessoas. As lojas da ECT, hoje, se   W A P -  Wireless Application Protocol- não de­  crescer de um para 13  milhões, em três anos,
         transformaram em operações de logística para   colou  como  se  esperava — o  problema  não  é   na América Latina
         atender o tráfego de pessoas de menor escola­  técnico e sim o seu uso prático —, algo que deve   TI
         ridade. A  General Electric, a partir de 2001, só   melhorar com a chegada do comando  de voz   A  Associação Comercial do Rio de Janeiro
         fará aquisições via Internet.       para navegar na Internet e com mais faixa pas­
                                                                                  — AC RJ-RJ — criou o  Conselho  Empresarial
           Segurança,  autenticidade,  confidencialida­  sante das novas gerações celulares. Aplicações
                                                                                  de Tecnologia da Informação (TI), congregan­
         de  e  a  não-negação da emissão de  um  docu­  da Internet móvel podem indicar ao cliente, na
                                                                                  do as áreas de telecomunicações, comércio ele­
         mento são os itens debatidos em relação ao e-   ma, em quais endereços encontrar determina­
                                                                                  trônico e informática. O  administrador e em­
         commerce. “H á conflitos entre os domínios (ou   dos produtos.
                                                                                  presário  W alter  Eduardo  Teixeira  M achado
         endereços) ‘ponto.com’ e as razoes sociais das   O   sistema  de  billing Arbour,  da  Lucent,
                                                                                  (ex-Algar)  presidirá  o  novo  Conselho,  com
         empresas.  E os cartórios eletrônicos? N ão são   permite compreender o com portam ento dos
                                                                                  mandato de dois anos.
         necessários",  opinou o  advogado  O tto  Licks,   clientes,  seja  pré  ou  pós-pagos,  para voz ou
                                                                                    A  entidade já nasce com o projetoTEC 3000,
         da M onsen &  Leonardos.            para  dados,  em  qualquer  m ix  que  surgir.  O
                                                                                  destinado a levar às pequenas e médias empresas
           A  União  Européia defende que o indivíduo   uso  da W E B   móvel  -  com  publicidade  au-
                                                                                  -  a  baixo  custo  — os  benefícios  do  comércio
         tem direito de saber a que se destina a infor­
                                                                                                      eletrônico. Idealiza­
         mação que prestou; que ele deve ter acesso à
                                                                                                      do  pela  Phoenix,
         sua  própria  informação;  e  que  pode  negar
                                                                                                      cujo C E O  é Gilber­
         que a mesma seja fornecida a terceiros.
                                                                                                      to  M achado,  o
                    Internet
                                                                                                      T E C   3000  conta
           O utra alavanca para o e-commerce é a In ­                                                 com  o  apoio  insti­
         ternet  móvel,  como  discutido  no  Mobile                                                  tucional  da ACRJ,
         Internet,  organizado  pelo IIR,  no  Rio  de                                                do  B N D E S   e  do
         Janeiro, com o apoio da Telecom e patrocí­                                                   BID ,  e  utilizará  a
         nio  da Nokia, Nortel e  Lucent.  Participa­                                                 rede  multisserviços
         ram do encontro operadoras de celulares e                                                    daTelemar.
         provedores de conteúdo e de soluções.                                                         O   sistem a  já   é
           A  Prolan-Inteliredes, Promon IP e ope­                                                    utilizado  no  setor
         radoras  trataram   dos  LSAs  -   Location                                                  comercial  da  Saa-
         Sensitive Aplications   ou serviços baseados  Especialistas  reunidos  no  Seminário  sobre  Internet  Móvel  do  IIR   ra  nQ  Q e n tw   Jo
                                                                                  Rio de Janeiro, e será estendido ao restante do
                             A nova economia                                      Estado e do País, via associações comerciais.
                                                                                    A   reunião  de  instalação  do  Conselho  de
             A  Mantel.com promoveu, no H otel M eliá em São Paulo, seu 7.° Congresso sobre Colabo­  T I, em 13 de março de 2001, foi aberta pelo
           ração Eletrônica para o Comércio Via Internet ou c-commerce. Segundo Robert Janssen (ex-   presidente  da  ACRJ,  A rthur  A ntonio  Sen­
           Fenasoft  e Advanstar), presidente  da M antel.com  -  Marcos W ettreich  passou  a C E O   da   das, e contou com a presença de executivos
           iBest   mais de 300 pessoas de diversos segmentos da economia participaram do evento.  da Aciap, Assespro,  Barco, C entral 24  H o ­
             O  congresso contou com a participação do G artner Group e de empresas de inteligência   ras,  D atam ec,  E m bratel,  Furnas,  G lobo,
           para  a economia digital,  como a N eo-G ríd (integração  de processos),  CertiSign  (proteção   Lucent, M ódulo, N E T  Solutions, T V  Ban­
           digital), VarigLog (logística), Scopus (soluções digitais), Vesta (software), Dedalus (hosting),   deirantes,  T elebrasil,  Telecom ,  T elem ar,
           Hitech (segurança), Ci& T (implantação de sistemas), Dell (máquinas corporativas), TIM aster   TeleServ, Varig e Xerox, além de autoridades
           (treinamento online), Decision (Business Intelligence) e JD   Edwards (CRM ).  do Governo.
             O s  congressistas  discutiram,  durante  dois  dias,  como  a  Internet  e  o  novo  ferramental   A  concorrida posse do Conselho, acontecida
           eletrônico (ERP -  Enterprise Ressource Planning  C R M  -  Customer Relationship Management   em 30 de março na ACRJ, teve a presença de
           —,  BI  — Business Intelligence —,  SC M   -   Supply Chain M anagement —,  ASP  -  Application   Renato  Guerreiro,  presidente  da  Anatei.  Na
           Service Provider   e  E-Procurement,  compras)  tornam  a  empresa  mais  competitiva  ao  dar   ocasião, discursou Cleofas Uchôa, presidente
           mais velocidade nas informações, maior conhecimento de cada cliente e melhor integração   da TELEBRA SIL,  saudando  Guerreiro  e  o
           da cadeia produtiva.                                                   novo  Conselho.  (JCF)
   60   61   62   63   64   65   66   67   68