Page 12 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 2001
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Mercêido Toda indústria aqui instalada pro
jetou dar suporte a nova tecnologia
ITE DEZ 99 ' EZ G SM que conviverá com AMPS,
A •
Fixos+celulares 42,8 milhões 58,8 milhões 56.5 milhões T D M A e CD M A . A empresa chi
nesa Huawey prometeu fábrica (em
Fixos i S B H H 27,8 milhões £ 36,8 milhões f l 35,0 milhões £
Celulares 15,0 milhões 22,0 milhões 21,5 milhões Campinas, SP) e investimentos de
USS 30 milhões.
População W Ê Ê 166 milhões
A tecnologia para a televisão di
Densidade fixo 16,9 22,1 20,9
Banda A | 71% - H M m gital, a ser escolhida entre os pa
drões japonês (IS T V ), europeu
29%
(DBV) e norte-americano (ATSC),
Pré-pago 50% j m 70% IPjl ficou, em 2000, na fase de testes
Densidade do móvel 9,1 13,3 12.9 técnicos. A decisão final foi poster
Investimentos USS 13 bilhões • USS 10,9 bilhões gada para 2001 e dependerá, se
Receita global USS 41,5 bilhões gundo os poderes constituídos, “das
Receita fixo 43% H vantagens que o sistem a escolhido
Receita móvel 22% trará para o Brasil”.
Arrecadação Flstell 2 bilhões A televisão por assinatura se ex
Força de trabalho 268 mil 296 mil pandiu, em 2000, para atingir cerca
Crescimento do PIB 3,89% de 3 milhões de assinantes no País,
uj com predomínio da tecnologia de
Crescimento das TCs 17%
* cabo sobre M M D S (microondas) e
Conta média R$ 46,00
g D T H (satélite). r %
Serviço limitado 2 0 0 autorizações
§ A Anatei lançou, por etatas, edi-
Tevê por assinatura 3 milhões 4 milhões | tais de licitação para tevê por assina-
Televisores 100 milhões tura em localidades espalhadas por
Satélites Geos e não 18 autorizações 0 todo o território nacional e, cm mea-
Clientes Internet 14 milhões a dos de 2000, já havia arrecadado RS
Brasil e PIB 9° no ranking ^ 27,5 milhões, relativos a autorizações
Consumo energia 10* no ranking ¦g do serviço, em nove estados.
Produção de tevê 5* no ranking "* Em 2000, o mercado de televisão
Produção de veículos 5° no ranking ¦§ continuou liderado pelo grupo Glo-
bo, seguido pelo grupo Abril (TVA).
N° de telefones móveis 9* no ranking
ã A televisão, dita aberta — uma mí-
Investimentos de fora 5° no ranking
•£ dia eleitoral decisiva — , continuou
com uma base instalada de cerca de
exportações do setor de telecomunicações. Anatei 100 milhões de televisores analógicos, com
O BNDES beneficiou operadoras com O grande acontecimento do ano 2000 10% sendo renovados anualmente.
USS 1,1 bilhão em 1999 e prevê para o foi o lançamento pela Anatei do Serviço Culturalm ente, a televisão se bipartiu
biênio 2000/2001 USS 3,1 bilhões para a Móvel Pessoal - SM P-, equivalente a entre programas populares da televisão
telefonia fixa. uma rearrumação do modelo existente - aberta, para a comunicação de massa, e
N a área de serviços de rede, novas SMC - , com vistas a estimular a competi a segmentação de programas da televi
em preiteiras vieram de fora, atraídas ção e manter a tônica governamental de são por assinatura, para as classes A e B
pela grande expansão e pela sinergia atrair, rapidamente, novos investimentos e para minorias étnicas.
com capitais aqui instalados. diretos do exterior para o setor. A tributação sobre o setor continuou alta
O quadro de fornecedores com ple A escolha da faixa de 1.8 G H z para (40%) e as tarifas para o usuário baixaram
tou-se com o aporte de empresas de as Bandas C ,D e E, reservando 1.9 menos do que se esperava. Houve uma
consultoria, casas de s o f t w a r e c de elos G H z para a geração 3G, desagradou in explosão na implantação de fibras ópticas,
m ercantis para produtos digitais de teresses norte-americanos — que fizeram urbanas e de longa distância, com o seg
toda a sorte, m uitos deles com m atri pressão, via Citei da O EA — mas abriu para mento de energia elétrica — Eletronet,
Ligth, Copei e outras — querendo parti
zes cm diversos pontos dos EUA e C a o País a tecnologia celular, de inspiração eu
ropéia, GSM. cipar ativamente desse mercado.
nadá.