Page 11 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 2001
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A s  espelhos  das  operadoras  fixas  —                                                           a universalização ou,  mais  corretamente,                                                                 A  presença da indústria e da tecnolo­


                          Vésper, V ésper SP c G V T — começaram                                                                  para a vulgarização do celular.                                                                       gia de capitais nacionais permaneceu m i­


                          a  operar  em   2000  m as  não  chegaram   a                                                                N o  r a n k i n g  2000  dos  fornecedores  de                                                   noritária, citando-se porém  em preendi­


                          concorrer com  a Telemar, Telefônica eTele                                                              sistemas fixos e móveis classificaram-se a                                                             mentos tais como o C PqD  (abriu filial no


                          C entro Sul. Esta m udou o nome para Bra­                                                               Ericsson sueca, a Lucent norte-americana,                                                              Silicon Valley), Trópico (vendeu comuta­


                          sil Telecom , adquirido em   leilão por R$                                                              a N ortel canadense e a N E C  japonesa. No                                                           dores para Nova Iorque) e A sG a (conti­



                          450 miL                                                                                                 mercado fixo, destacaram-se a Siemens ale­                                                             nua fabricando com ponente ópticos).


                               A  A natei recorreu ao leilão, feito em vá­                                                        mã e a Alcatel francesa e no mercado m ó­                                                                  A  grande expansão das telecomunica­


                          rias  etapas,  para  atrair um   novo  capital,                                                         vel, a M otorola norte-americana e a Nokia                                                             ções brasileiras geraram, em 2000, um  dé­


                          estim ado em  USS 3 bilhões, para regiões                                                               finlandesa.                                                                                            ficit de USS  1,4 bilhão  na balança co­


                          em  que as  espelhos  não se interessaram .                                                                  O          r a n k i n g  das indústrias poderá se alte­                                          mercial do BrasiL Equipamentos de trans­



                          Com m onw are.Telenet, Celitsar, G eolink                                                               rar com a entrada da tecnologia G SM , em                                                              missão responderam por metade das im ­


                          e  outras  ganharam   licenças  —  e  foram                                                             1.8 G H z  e da terceira geração celular 3G ,                                                          portações  e os celulares —   nos quais o


                          denom inadas de  “espelhinhos”—  com  a                                                                 em 1,9G H z (que a A natei preferiu adiar).                                                            Brasil pouco agrega valor— por 50%  das


                          prim eira desistindo, na últim a hora de as­


                          sinar o contrato.
                                                                                                                                                                                      Ranking  das Operadoras

                               A  telefonia celular foi a que mais cres­



                          ceu no País, em 2000, a um  ritm o de 46%,
                                                                                                                                       Operadora                                      I Origem  Capital I Ranking                                                 Peso  Relativo I Mercado

                          com parado com  o da telefonia fixa (32%).
                                                                                                                                       Telefonica                                          Espanha                                 I a  ranking                              6 ,5                     fixo e  móvel

                          A  divisão do m ercado entre as Bandas A
                                                                                                                                       Telemar                                             Brasil                                  2a ranking                                   5   a m               fixo
                          (ex-Sistem a Telebrás) e B (adquirida em

                                                                                                                                       Telecom  Itália                                     Itália                                  3a ranking                                4 ,5                     fixo  e móvel
                          leilão) ficou em  tom o de 70% e 30%.

                                                                                                                                       Portugal Telecom                                    Portugal                                4a ranking                                                         móvel
                               A  proporção do uso do pré-pago, cres­                                                                                                                                                                                          V              1 ,5   f l l


                          ceu de 50% em  1999, para 70% em  2000,                                                                      Bell South                                          EUA                                     5a  ranking                                  1                     móvel


                          à m edida que o serviço alcançou as classes                                                                  Embratet/MQ-WCom                                    EUA                                     I a ranking                                b M   11K longa  <flsL


                          C  c D , econom icam ente m enos favoreci­                                                                    Intelig                                            Europa                                  2a ranking                                   -          ,          longa  dtsL


                          das. A  solução do pré-pago contribui  para                                                              Fonte: Anatei (dados de  1999),  peso relativo baseado em total de acessos
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