Page 26 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2000
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Segundo a
Communications
Fraud Control
Association, os
prejuízos por fraudes
nas telecomunicações
chegaram a um valor
entre US$ 10 e 14
A atividade do faturamento é a mais Cada cliente tem um comportamento
milhões, em 1999. vulnerável às falsificações. De cada dez ou “assinatura”, único e inconfundível, que
chamadas a um call center, oito são refe traduz os 30 elementos dos CDRs gera
Na América Latina, as fraudes atin rentes a contas. Para não perder receita, dos e que podem ser traduzidos em 300 a
gem a 10% da receita. No Brasil, uma é preciso validar os minutos medidos no 400 bytes por assinante. Uma alteração
operadora teve prejuízo de US$ 500 tráfego (CD Rs) com os minutos nessa “assinatura” gera um caso. Há uma
mil, devido a adulterações. Redes ma faturados e com a conta recebida. Servi “lista negra” com casos que precisam ser
duras perdem de 2 a 5% da receita ços como 0900 e pré-pago estão sujei verificados e que podem até ter seus ser
por fraudes, que crescem até 25% nas tos a fraudes que afetam operadoras fi viços suspensos.
redes novas. xas e móveis. Com cerca de 200 participantes, o IBC
Fraudadores - avaliar sua motiva Para combater as fraudes, computa organizou, no Rio de Janeiro, o 3.° Con
ção é essencial - formam quadrilhas dores são chamados para verificar a con gresso de Gerenciamento Contra Frau
internacionais que migraram suas ati sistência (CIS) dos cadastros de assi des. O evento contou com o apoio da Em-
vidades de voz para as transações de nantes. Computadores precisam operar bratel/MCI, Americel, Tess, BCP, V ésper,
dados e para a Internet. A chegada em tempo real. Quanto mais inteligên Maxitel, Amazônia Celular, Compaq (ad
do e-commerce aumentou a respon cia (redes neurais, algoritmos) tiver um quiriu a Tandem), Alcatel, Nortel, Ectel,
sabilidade das operadoras. cadastro, pior para os fraudadores. FMLF e Nortel, dentre outras. (JCF)
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