Page 26 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2000
P. 26

Segundo  a
          Communications

          Fraud  Control

          Association,  os

          prejuízos  por  fraudes

          nas  telecomunicações
          chegaram  a  um  valor

          entre  US$  10 e  14
                                               A atividade do faturamento é a mais   Cada cliente tem um comportamento
          milhões,  em  1999.                vulnerável às falsificações. De cada dez   ou “assinatura”, único e inconfundível, que
                                             chamadas a um call center, oito são refe­  traduz os 30 elementos dos CDRs gera­
            Na América Latina, as fraudes atin­  rentes a contas. Para não perder receita,   dos e que podem ser traduzidos em 300 a
          gem a 10% da receita. No Brasil, uma   é preciso validar os minutos medidos no   400  bytes por  assinante.  Uma  alteração
          operadora teve prejuízo de US$ 500   tráfego  (CD Rs)  com  os  minutos   nessa “assinatura” gera um caso. Há uma
          mil, devido a adulterações. Redes ma­  faturados e com a conta recebida. Servi­  “lista negra” com casos que precisam ser
          duras  perdem  de 2  a 5%  da receita   ços como 0900 e pré-pago estão sujei­  verificados e que podem até ter seus ser­
          por fraudes, que crescem até 25% nas   tos a fraudes que afetam operadoras fi­  viços suspensos.
          redes novas.                       xas e móveis.                       Com cerca de 200 participantes, o IBC
            Fraudadores -  avaliar sua motiva­  Para combater as fraudes, computa­  organizou, no Rio de Janeiro, o 3.° Con­
          ção é essencial -  formam quadrilhas   dores são chamados para verificar a con­  gresso de  Gerenciamento  Contra Frau­
          internacionais que migraram suas ati­  sistência  (CIS)  dos  cadastros  de  assi­  des. O evento contou com o apoio da Em-
          vidades de voz para as transações de   nantes. Computadores precisam operar   bratel/MCI, Americel, Tess, BCP, V ésper,
          dados  e para a Internet.  A chegada   em tempo real. Quanto mais inteligên­  Maxitel, Amazônia Celular, Compaq (ad­
          do  e-commerce aumentou  a  respon­  cia (redes neurais, algoritmos) tiver um   quiriu a Tandem), Alcatel, Nortel, Ectel,
          sabilidade das operadoras.         cadastro, pior para os fraudadores.  FMLF e Nortel, dentre outras. (JCF)
        26-Telebrasil/novembro-dezembro
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31