Page 28 - Telebrasil - Julho/Agosto 2000
P. 28

O  mundo  maravilhoso  e









                         ainda  restrito  da  Internet










                         Dulce  Alves  dos  Santos





                                                                                                                         Ainda sobre a precariedade das escolas -  e
                                   ara  todos  aqueles  que  se  preocupam
                          P                                                                                          aqui não estamos falando do talento humano

                                    com  desigualdade  social  e  acesso  à

                                                                                                                     e da abnegação de mestres e alunos, mas sim
                                    educação, as manchetes dos principais


                        jornais brasileiros  nas  últimas semanas  fo­                                               do estado físico de nossas escolas e da ausên­


                        ram  desalentadoras.  A  notícia era  uma  só:                                               cia dc equipamentos fundamentais de ensino


                        baixos níveis de renda e de escolaridade dei­                                                e pesquisa -, o censo do MEC (reúne escolas

                        xam  do  lado  de  fora  da  Internet  98%  dos                                              públicas c  particulares)  revela que  apesar dc



                        brasileiros.                                                                                 alguma melhora de infra-estrutura, entre 1997

                             As estatísticas que documentam a notícia                                                c  1999,  de  um  total  de  196.500  escolas  do

                                                                                                                                                                                                                     ços essenciais, porém a Internet ainda não é
                        não são poucas,  nem  tão pouco,  animado­                                                   ensino fundamental, 63 mil não têm energia


                        ras. Os números são resultados de pesquisas                                                 elétrica; menos de oito em cada 100 dispõem                                                      essencial. E o setor privado?
                                                                                                                                                                                                                          Existe preocupação em levar a esse públi­
                        realizadas  pelo  PNAD/1BGE  -   Pesquisa                                                   de  equipamentos  para  atividades  pedagógi­


                        Nacional dc Amostras de Domicüios/lnsti-                                                    cas;  25%  têm  biblioteca  (contra  20%  em                                                     co os meios de acesso à comunicação do sé­
                                                                                                                                                                                                                     culo  XXI?  Afinal,  se  não  por  razões mak
                        tuto Brasileiro de Geografia c Estatística -                                                 1997); e somente três em cada  100 possuem
                                                                                                                                                                                                                     humanitárias, este pode se tomar um poten­
                        quanto a faixa de renda; MEC -  Ministério                                                  acesso à Internet.


                        da  Educação                    quanto ao  nível  dc  instru­                                    Vejamos então os dados sobre acesso à mí­                                                   cial segmento de consumo.
                                                                                                                                                                                                                         Muito renho ouvido e lido sobre a onipre­
                        ção; e Ibope/Intcmet Brasil, no que diz res­                                                dia eletrônica. Ainda de acordo com o censo
                                                                                                                                                                                                                     sença e onipotência da Internet, sobre a  irre-
                        peito à pesquisa dc mídia. Sem dúvida, ins­                                                 do  MEC,  apenas  6.030  (3,3%)  do  total  de
                                                                                                                                                                                                                    vcrsibilidade da comunicação virtual, do co­
                        tituições  merecedoras  de  nosso  respeito  c                                              escolas de ensino fundamental possuem aces­


                        credibilidade.                                                                              so à rede mundial de computadores, das quais                                                     mércio eletrônico e  da globalização do« ne­
                                                                                                                                                                                                                     gócios via rede. N o entanto, vejo e leio min­
                            As  pesquisas  mostram  que  a  concentra­                                              67% são particulares. O censo vai mais além e

                                                                                                                                                                                                                     to pouco  sobre  a  real  preocupação daquele:
                        ção  dc  renda  no  País  ainda  é contumaz,  e                                             mostra que, no ensino médio, os números são

                                                                                                                                                                                                                     que já operam ou se utilizam da rede com a
                        que o distanciamento entre os poucos privi­                                                 um  pouco  melhores:  22% possuem  acesso  à

                                                                                                                                                                                                                     universalização  do  acesso  ao  "maravilhoso"
                        legiados que têm acesso à educação e infor­                                                 Internet (públicas e particulares).
                                                                                                                                                                                                                     mundo  cibernético  e  com  a  capacitação áe
                        mação c os muitos que dispõem  apenas da                                                         O  ministro  Paulo  Renato,  da  Educação,


                        precariedade do ensino público parece  não                                                  informa que o MEC,  através do  Proinfo, já                                                      futuros usuários.
                                                                                                                                                                                                                         Ações  isoladas,  patrocinadas  por uma ou
                        querer encolher.  Trocando  cm  miúdos, os                                                  instalou 33 mil computadores nas escolas bra­
                                                                                                                                                                                                                     outra empresa, existem, mas beneficiam urr.
                        números dizem que 10% dos brasileiros mais                                                  sileiras,  porém  reconhece  que  a  presença do
                                                                                                                                                                                                                     público ainda pequeno. Incentivos fiscais em
                        pobres ganham  cm  média  RS  63  por mês,                                                  computador não garante, por si só, o acesso à
                                                                                                                                                                                                                     cima de impostos existentes ajudariam, con­
                       contra  RS 2.539 dos  10% mais ricos.  Indi­                                                  Internet.  Para uma  rede  pública de cerca dc
                                                                                                                                                                                                                     tudo  a  burocracia  que  os  acompanha  ani­
                       cam  também  que 67% dos brasileiros com                                                      180 mil escolas dc ensino fundamental c mé­
                                                                                                                                                                                                                     lhes a  agilidade.  Novos  impostos estão tora
                        mais de 10 anos dc idade tem menos de oito                                                  dio, 33 mil microcomputadores não impres­


                       anos de estudo, c que o analfabetismo, mes­                                                  sionam  muito.  A  mais  recente  pesquisa  do                                                   de  cogitação  — já  somos  severamente  taxa­
                                                                                                                                                                                                                     dos. Em vez dc novos impostos c ações isola­
                        mo com pequeno avanço em relação ao pas­                                                    Ibope/Internct  Brasil,  realizada  cm  dezem­
                                                                                                                                                                                                                     das, parcerias entre o setor privado -  partku-
                       sado, resiste bravamente. A taxa no País é dc                                                bro passado cm  nove centros urbanos brasi­
                                                                                                                                                                                                                     larmente  do setor das telecomunicações -  c
                        13%, mas no Nordeste, onde estão os piores                                                   leiros  (São  Paulo,  Rio  dc Janeiro,  Curitiba,
                                                                                                                                                                                                                     prefeituras  de  regiões  carentes,  instituições
                       indicadores sociais, ela sobe para 27,5%. Os                                                  Porto  Alegre,  Belo  Horizonte,  Distrito  Fe­
                                                                                                                                                                                                                      públicas dc ensino ou projetos comunitários
                       índices de analfabetismo funcional (até qua­                                                  deral,  Salvador,  Fortaleza  e  Recife)  mostra
                                                                                                                                                                                                                      me  parecem  mais  ágeis,  eficientes  e  menos
                       tro anos dc escolaridade com domínio pre­                                                     que o  número de  intemautas permanece es­
                                                                                                                                                                                                                      onerosos.  Além  de  agregar valor  à  imagem
                       cário  da  escrita  e  leitura)  de  pessoas  com                                             tável em 3,3 milhões.


                       mais de 15 anos continuam elevados: 30,5%                                                         Os números acima são preocupantes. Igual-                                                    de seus patrocinadores, tais parcerias encur­
                                                                                                                                                                                                                      tariam distâncias  na desigualdade a que no?
                       dos brasileiros nessa faixa etária, sendo que                                                 mente preocupante me parece ser a aparente
                                                                                                                                                                                                                      referimos  no  início  deste  texto  e  abririam
                       no  Nordeste  a  taxa  sobe  para  47,8% c  nas                                               desatenção dos provedores, operadores e to­
                                                                                                                                                                                                                      um novo mercado consumidor ate agora ali­
                       áreas  rurais  para  70,2%.  Alguns  números                                                  dos osplayen que realizam seus negócios atra­
                                                                                                                                                                                                                      jado  do  processo.  Afinal,  prover  educação,
                       sinalizam  pequenos  avanços.  Indicam,  por                                                  vés da rede a essa imensa parcela dc brasilei­
                                                                                                                                                                                                                       além de um belo exercício de cidadania, poi<
                       exemplo, que 95% das crianças entre sete c                                                    ros sem acesso à Internet. Apesar de seus li­
                                                                                                                                                                                                                       ser  também  um  ótimo  negócio.
                        14  anos  estão  na  escola,  uma  melhora  dc                                               mitados  recursos, o  MEC  vem,  a duras  pe­


                        1,7% cm relação ao índice do ano passado, c                                                  nas, tentando chegar lá. Os resultados são tão


                       um  índice  muito  próximo  do  padrão  uni­                                                  ínfimos quanto escassos são os recursos, mas                                                      Dulce  Alves  dos  Santos  è  integrante  do


                       versal.  Entre jovens de  15 a 17 anos, a me­                                                 o  esforço  é  inegável.  O  Ministério  das  Co­                                                 Conselho  Editorial  da  Revista  Telebrasil  e
                                                                                                                                                                                                                       assessora  de  imprensa  da  Americel  em  ßras'.o
                                                                                                                     municações prega a universalização dos servi­
                        lhora foi de 28,1%.
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33