Page 74 - Telebrasil - Maio/Junho 2000
P. 74
Ultima Página
O s e v e n t o s d e t e l e c o m u n i c a ç õ e s e m
n o v o m e r c a d o e e m n o v o m o m e n t o
* CariosÇalalans
Foi numa grande exposição, cm home aquelas que resultaram da Revolução In
nagem ao primeiro centenário da indepen dustrial, ocorrida na Europa, no século
dência dos Estados Unidos, há 126 anos, XIX. O tempo só tem comprovado o
que D. Pedro II tornou-se o mais famoso acerto daquele prognóstico.
interlocutor c testemunha de uma das pri Ao intensificar a pressão competitiva,
meiras ligações telefônicas (feitas cm pú a globalização coloca sob stress as articu ética lógica da “vantagem para ambos”,
blico) da história das comunicações à dis lações mais fracas do mercado. Mas, seja tendo o consumidor final como maior bc
tância. O fato histórico, que se inscreveu como for - surpreendendo alguns, ou neficiado.
como um registro do nascimento do telefo apenas confirmando os prognósticos de Diante dc algumas cifras, quantidades
ne, ocorreu nos Estados Unidos, na quen outros -, a dinâmica da nova ordem eco e grandezas, muitos se assustam, tem cri
te tarde dc 25 de junho de 1876, em Fila nômica parece imune às adversidades. ses de insegurança. E natural. Isto se dá,
délfia, na Pensilvânia. Quase vencido pelo Mas, será que o setor continuará cres obviamente, porque vivemos na era do
calor e o cansaço, o imperador preparava- cendo, ou já bateu no teto? risco. Todavia, crises, por exemplo, como
se para deixar o evento, quando resolveu Ao que tudo indica, esta é uma ques as que levaram dc roldão mercados asiá
atender a um convite do jovem inventor tão que não preocupa o mercado, pois ticos, parecem tão distantes das teleco
Alexander Graham Bell para testar sua tudo faz crer que as telecomunicações no municações brasileiras quanto a própria
aiojunho/2000
mais nova invenção, o telefone. Brasil apenas começaram a atravessar o Asia. Há, no entanto, dois tipos de erva
Este interessante e pitoresco preceden ápice de sua transição histórica. Neste daninha que podem arrumar um negó
te histórico serve aqui de epígrafe para ilus momento, não há processo de moderni cio: a desinformação c o exagero (ou
trar a grande importância que podem ter zação tão arraigado e acelerado quanto o distorção da realidade). Erradicadas es
eventos como feiras, exposições e congres que se dá nas telecomunicações brasilei sas pragas, pode-se caminhar com tran-
Telebrasil m mudam os eventos. Agora, conforto é pa a economia se mostre tão infensa a crises gência ao objetivo comum: o sucesso.
sos que envolvem tecnologia.
ras. Também parece não haver lugar onde
qüilidade, trilhando as rotas de conver
Mudam os tempos, muda o mercado,
c com crescimento tão assegurado.
A estabilidade econômica e a globali
Cada vez mais, o indispensável e peri
lavra-chave para qualquer atividade hu
mana. E passa a ser ponto de honra, para ódico encontro entre executivos, com zação da economia continuam animan
do as transações no setor. Antecipando-
qualquer congresso, feira, simpósio ou reu pradores, vendedores c formadores de se na resolução de problemas, o M inis
nião, sob pena dc, não levando isso em opinião do setor demanda por mais, di tério das Comunicações e a Anatei evi
conta, tomar-sc não apenas uma coisa can gamos, adequação, exigindo locais mais tam que eles se transformem em crises e
sativa, mas se predestinar ao fracasso. confortáveis c apropriados. Em função ajudam a colocar estimulantes perspec
Uma nova dinâmica baliza a relação en disso, para o organizador de eventos, mais tivas no horizonte. Isso produz um efei
tre compradores e vendedores e determi do que nunca a hora é dc investir em to “auréola” que recobre todo o processo
na um novo comportamento nos negócios. qualidade. Há, agora, um público parti dc mudanças nas telecomunicações bra
Desse modo, os novos tempos impõem cipante (expositores, congressistas c vi sileiras, emprestando-lhe uma credibi
para o setor a realização dc eventos com sitantes) notoriamente mais exigente e lidade incomum.
um novo perfil. Mais do que nunca, a épo diferenciado. Um novo cenário - de há A progressão econômica, no entanto,
ca é pródiga em novidades, não faltando muito aguardado - dita as transforma tem sua própria dinâmica, percorrendo
espaço para que elas sejam expostas em ções pelas quais deverão passar os gran um caminho repleto de passos laterais,
eventos focados e de qualidade. des eventos dc telecomunicações. para frente, diagonais, ou até mesmo para
Há quase dois anos, o presidente da Outra questão que se coloca é: no novo trás, quando isto faz sentido.
Anatei previa que as telecomunicações mercado, ganha quem compra ou quem
produziriam mudanças tão impressionan vende? A resposta é que a velocidade e a
* Carlos Calazans e diretor da Expocomm Brasil 2000.
tes e impactantes na sociedade quanto dinâmica dos negócios têm respeitado a