Page 59 - Telebrasil - Maio/Junho 2000
P. 59
" T e r r a n u e s t r a "
Augusto Góes
O braço internauta do grupo Telefônica investe
para ampliar sua gama de produtos na Rede.
Se os negócios Além do novo filão de acesso, a Terra capacidade do portal, a Terra diversifica
de telefonia e In Networks está investindo no chamado continuamente o conteúdo, setor que
t e r r a ternet se aproxi “Centro de Comunicações”, que consiste emprega 60 dos 550 funcionários. A par
mam cada vez numa gama integrada de produtos e so te de informação é reforçada por contra
mais, no multifacetado luções da empresa para diversos tipos de tos com a Agência Estado e a Editora
grupo Telefônica não poderia ser diferen comunicação via Internet. Neste concei Três, entre outras parcerias. Além da par
te. Através da divisão Terra , a to, a empresa lançou experimentalmcnte te de jornalismo, o portal inclui serviços
holding já é um dos principais players de cm abril seu portal WAP, que adaptará o de chaty horóscopo, comércio B 2 B, oferta
Internet na Espanha c cm boa parte da conteúdo do Terra para a telefonia móvel. e procura de empregos. Na parte de en
A m érica L a tin a . N o B rasil, a Terra A Telefônica Celular será a primeira ope tretenimento, o carro-chefe é o site de
Networks aterrizou há um ano, ao comprar radora a contar com o novo serviço, nos relacionamento Alma Gêm ea, maior do
do R BS o provedor Z A Z , desde fevereiro estados do Rio de Janeiro e Espírito San gênero do Brasil, com 360 mil pessoas
rebatizado Terra. Hoje, cm seu negócio ISP, to. A Terra p: * tende fechar acordos com cadastradas. A empresa pretende ainda 59
a Terra Networks Brasil conta com 480 mil outras operadoras de todo o País e já se incrementar o conteúdo em áudio e ví
assinantes- pagantes em mais de 130 ci movimenta para fazer comércio eletrôni deo, a exemplo da experiência do último
dades do País. Já como provedor de con co em WAP, através de parcerias ainda carnaval, onde parte do desfile foi trans Telebrasil
teúdo, registra cerca de 1,5 milhões de vi não-reveladas. O u tro projeto é o mitida online no portal.
sitas diárias a seu portal. O faturamento InstantTerra, software de mensagens ins - Queremos atrair cada vez mais par m
total deste ano é previsto cm R$ 50 mi tantâneas que deverá competir com simi ceiros e serviços, diminuindo cada vez
lhões, com aumento de mais de 100% em lares de sucesso como o IC Q je o Micro mais a importância das assinaturas em
relação aos R$ 23 milhões de 1999. soft Instant Messenger. nossa receita — adiantou a country aiojunho/200C
A empresa tem se mostrado rápida em A maior parte dos novos serviços manager da Terra Networks Brasil.
se adaptar às constantes mudanças que complementam o portal Terra, que ancora
caracterizam o negócio. Menos de dois me os vários negócios. O portal tinha, no fi
* ses após as primeiras experiências de acesso nal de maio, cerca de 200 lojas
grátis à Rede no Brasil, era lançado o Terra virtuais hospedadas, con
Livre, versão não-paga do provedor Terra. tra menos de 100 em
A country manager da Terra Networks Bra dezembro de 1999. Se
sil, Sílvia de Jesus, não revela o número de gundo Sílvia de Jesus,
clientes não-pagos, por considerar que esta os ganhos através do
conta diz pouco sobre a real utilização do e-commerce direto ou
serviço. Apesar disso, ela acredita que o de empresas parcei
acesso grátis e pago sejam complementa ras ainda é pequeno
res. “O livre acesso, apesar de só gerar lu mas cresce rapida
cro a longo prazo, é bastante útil para atra mente, tendendo a
ir o consumidor mais reticente. Posterior ultrapassar a receita
mente, este cliente pode querer utilizar o de publicidade.
serviço pago, que é mais rentável , teori Como ambos os seg
zou Sílvia. mentos dependem da