Page 58 - Telebrasil - Maio/Junho 2000
P. 58

0   p u l o   d o   i G









                     Augusto  Góes







                     O provedor de acesso gratuito à Internet consegue





                     2  milhões de usuários em apenas quatro meses e faz






                     novas parcerias para crescer mais.






                          Acesso gratuito à                                                                                                                        H T M L   e  W A P ),                                do para o 4.° ano, pode vir antes. Na época


                     Internet  c  um  as­                                                                                                                         destinado  a  brasilei­                               do lançamento do portal, a direção da em­


                     su n to              p olem ico                                                                                                               ros  no  exterior.  Em                               presa se contentava com USS 2,5 milhões


                      quando  se  questio­                                                                                                                         outra  ponta,  a  ela  se                            dc faturamento de 2000,  mas só nos três



                      na  a  capacidade  do                                                                                                                        associa  a  diversas                                 primeiros  meses  a  receita já   superou  os


                      negócio  em  dar  lu­                                                                                                                        operadoras  celulares                                USS  12 milhões. Segundo Serva, o patro­


                      cro. Já  quanto a po­                                                                                                                        do Brasil para explo­                                cínio e a publicidade, a princípio prepon­


                      pularidade da inves­                                                                                                                         rar  o  nicho  de  short                             derantes, gradualmentc  devem  dar lugar


                      tida  entre  os  inter-                                                                                                                      messages. Em abril, foi                              ao lucro  advindo  do comércio eletrônico


                      nautas  brasileiros,                                                                                                                         a  vez  da  Bandeiran­                               realizado através do portal.


                      há  pouco  espaço                                                                                                                            tes         ingressar                  no


                      para  dúvidas.  O  iG                                                                                                                        “time”, abrindo espa­


           58         (abreviatura  de  In­                                                                                                                        ço  para  a  troca  de                                                  E - m a i l   c o m


                      ternet Grátis) talvez                                                                                                                        know-how  c  visibili­
               aio-junho/2000


                      seja o exemplo mais                                                                                                                          dade das duas empre­


                      bem-acabado  deste                                                                                                                           sas em mídias distin­                                                   n ú m e r o   d o


                      fenômeno. Um dos                                                                                                                             tas. “Nosso objetivo é


                      pioneiros  do  negó­                                                                                                                         colocar nosso conteú­                                                         t e l e f o n e


                      cio, o iG  conquistou                                                                                                                        do em  todos os  mei­

               m      2  milhões  de clien­                                                                                                                        os”, resumiu Matinas                                             A Telemar e o iG lançam, em ju ­

               Telebrasil   com petidores  como  o  Netgratuita,  do                                                    Suzuki, diretor de Conteúdo do iG.                                                                     o  c-rnail  do  usuário  passe  a  ser  o
                      tes cm apenas cinco meses, mesmo tendo
                                                                                                                                                                                                                               nho, o e-mail fone, serviço em que





                      U O L ; e o Terra Livre, do Terra (veja ma­


                      téria  nesta  edição),  as  versões free access                                                                          Nova  linguagem                                                                 seu número de telefone. Por exem­
                                                                                                                                                                                                                               plo, o proprietário do telefone (21)
                                                                                                                             Conteúdo é a palavra-chave dentro da
                      dos  maiores provedores estabelecidos no                                                                                                                                                                 869-3049  terá  como  endereço  e-
                                                                                                                        empresa. São mais dc 40 pessoas cuidan­
                      País.                                                                                                                                                                                                    mail 218693049@ig.com .br. A no­
                                                                                                                        do do setor, incluindo um  seleto time de
                           O  feito se baseia em boa parte na agres­                                                                                                                                                           vidade, que consumiu investimen­
                                                                                                                       jornalistas. Leão Serva, diretor editorial do

                      siva estratégia dc  marketing.  Só os gastos                                                                                                                                                             tos de RS 15 milhões, estará dispo­
                                                                                                                        iG, calcula que 20% do conteúdo seja pro­
                      em  publicidade  vão  consumir  cerca  de                                                                                                                                                                nível primeiro cm Pernambuco (800
                                                                                                                        duzido  internamente,  além  de  cerca  dc
                      25%   dos  USS  120  milhões  em  investi­                                                                                                                                                               mil terminais) e, até o fim do ano,
                                                                                                                        15% de material adquiridos de forma ex­
                      mentos  previstos  para  este  ano.  Coinci­                                                                                                                                                             em toda a região da Telemar. A base
                                                                                                                        clusiva.  O  portal hospeda 39 sites distin­
                      dência ou não, o iG se tornou uma “M eca”                                                                                                                                                                de dados para o c-m ail fone ficará
                                                                                                                        tos,  sendo  12  criados  pelo  iG .  A  equipe
                      entre  os  investidores:  criado  em janeiro                                                                                                                                                              hospedada no portal da iG  e a se­
                                                                                                                        busca a diversificação das notícias, cspcci-
                      como uma aposta do Grupo G P  c do O p­                                                                                                                                                                   nha para acessar o correio eletrôni­
                                                                                                                        almcnte  no  que  diz respeito  a esportes  e
                      portunity, dois meses depois o provedor já                                                                                                                                                                co será impressa na conta telefôni­
                                                                                                                        comportamento jovem, além da constru­
                      agregava como novos sócios aTclem ar e a                                                                                                                                                                  ca. “A vantagem  para  a Telemar é

                                                                                                                        ção  dc  um  formato  próprio.  “Buscamos
                      Brasil Telecom (ex-TCS), que compraram                                                                                                                                                                    ter um canal de comunicação com
                                                                                                                        uma linguagem  desvinculada  à  da  mídia
                      22,9%  e 11,3% das ações, respectivamen­                                                                                                                                                                  seus clientes;  c  para o  iG ,  é  o  au­
                                                                                                                        impressa  e  da  televisão”,  enfatizou  Leão
                      te. A  Previ, fundo de pensão do Banco do                                                                                                                                                                 mento da sua base de clientes”, afir­
                                                                                                                        Serva.
                      Brasil, também estuda a aquisição dc uma                                                                                                                                                                  mou  Juarez  Q ueiroz  (ex-Souza
                                                                                                                            Com  tamanha  agressividade  c  atração
                      fatia do provedor.                                                                                                                                                                                        Cruz),  vice-presidente  de Marke­
                                                                                                                        de recursos, o iG acredita que vai desmentir
                           Outra  habilidade  do  iG   é  a costura de                                                                                                                                                          ting da Telemar.  O  próximo passo
                                                                                                                        em  breve  as  afirmações  dc  que  o  acesso
                      parcerias. Junto com a Siemens, a empresa                                                                                                                                                                 poderá ser o  voice e-mail.  (JC F )
                                                                                                                        gratuito estaria fadado ao prejuízo. O  re­
                      está produzindo o iG.com, portal de notí­

                                                                                                                        torno do investimento, a princípio estima­
                      cias  internacionais  em  português  (em
   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63