Page 58 - Telebrasil - Maio/Junho 2000
P. 58
0 p u l o d o i G
Augusto Góes
O provedor de acesso gratuito à Internet consegue
2 milhões de usuários em apenas quatro meses e faz
novas parcerias para crescer mais.
Acesso gratuito à H T M L e W A P ), do para o 4.° ano, pode vir antes. Na época
Internet c um as destinado a brasilei do lançamento do portal, a direção da em
su n to p olem ico ros no exterior. Em presa se contentava com USS 2,5 milhões
quando se questio outra ponta, a ela se dc faturamento de 2000, mas só nos três
na a capacidade do associa a diversas primeiros meses a receita já superou os
negócio em dar lu operadoras celulares USS 12 milhões. Segundo Serva, o patro
cro. Já quanto a po do Brasil para explo cínio e a publicidade, a princípio prepon
pularidade da inves rar o nicho de short derantes, gradualmentc devem dar lugar
tida entre os inter- messages. Em abril, foi ao lucro advindo do comércio eletrônico
nautas brasileiros, a vez da Bandeiran realizado através do portal.
há pouco espaço tes ingressar no
para dúvidas. O iG “time”, abrindo espa
58 (abreviatura de In ço para a troca de E - m a i l c o m
ternet Grátis) talvez know-how c visibili
aio-junho/2000
seja o exemplo mais dade das duas empre
bem-acabado deste sas em mídias distin n ú m e r o d o
fenômeno. Um dos tas. “Nosso objetivo é
pioneiros do negó colocar nosso conteú t e l e f o n e
cio, o iG conquistou do em todos os mei
m 2 milhões de clien os”, resumiu Matinas A Telemar e o iG lançam, em ju
Telebrasil com petidores como o Netgratuita, do Suzuki, diretor de Conteúdo do iG. o c-rnail do usuário passe a ser o
tes cm apenas cinco meses, mesmo tendo
nho, o e-mail fone, serviço em que
U O L ; e o Terra Livre, do Terra (veja ma
téria nesta edição), as versões free access Nova linguagem seu número de telefone. Por exem
plo, o proprietário do telefone (21)
Conteúdo é a palavra-chave dentro da
dos maiores provedores estabelecidos no 869-3049 terá como endereço e-
empresa. São mais dc 40 pessoas cuidan
País. mail 218693049@ig.com .br. A no
do do setor, incluindo um seleto time de
O feito se baseia em boa parte na agres vidade, que consumiu investimen
jornalistas. Leão Serva, diretor editorial do
siva estratégia dc marketing. Só os gastos tos de RS 15 milhões, estará dispo
iG, calcula que 20% do conteúdo seja pro
em publicidade vão consumir cerca de nível primeiro cm Pernambuco (800
duzido internamente, além de cerca dc
25% dos USS 120 milhões em investi mil terminais) e, até o fim do ano,
15% de material adquiridos de forma ex
mentos previstos para este ano. Coinci em toda a região da Telemar. A base
clusiva. O portal hospeda 39 sites distin
dência ou não, o iG se tornou uma “M eca” de dados para o c-m ail fone ficará
tos, sendo 12 criados pelo iG . A equipe
entre os investidores: criado em janeiro hospedada no portal da iG e a se
busca a diversificação das notícias, cspcci-
como uma aposta do Grupo G P c do O p nha para acessar o correio eletrôni
almcnte no que diz respeito a esportes e
portunity, dois meses depois o provedor já co será impressa na conta telefôni
comportamento jovem, além da constru
agregava como novos sócios aTclem ar e a ca. “A vantagem para a Telemar é
ção dc um formato próprio. “Buscamos
Brasil Telecom (ex-TCS), que compraram ter um canal de comunicação com
uma linguagem desvinculada à da mídia
22,9% e 11,3% das ações, respectivamen seus clientes; c para o iG , é o au
impressa e da televisão”, enfatizou Leão
te. A Previ, fundo de pensão do Banco do mento da sua base de clientes”, afir
Serva.
Brasil, também estuda a aquisição dc uma mou Juarez Q ueiroz (ex-Souza
Com tamanha agressividade c atração
fatia do provedor. Cruz), vice-presidente de Marke
de recursos, o iG acredita que vai desmentir
Outra habilidade do iG é a costura de ting da Telemar. O próximo passo
em breve as afirmações dc que o acesso
parcerias. Junto com a Siemens, a empresa poderá ser o voice e-mail. (JC F )
gratuito estaria fadado ao prejuízo. O re
está produzindo o iG.com, portal de notí
torno do investimento, a princípio estima
cias internacionais em português (em