Page 25 - Telebrasil - Maio/Junho 2000
P. 25

as  empresas  conseguiram  evitar  resulta­                                                                                                                                                     ores investimentos atingir 800 mil quilô­
                                                                                                                                                 XTAL atingirá

                      dos piores graças às exportações.                                                                                                                                                               metros este ano.

                                                                                                                                        1  milhão de km/ano
                           Segundo  depoimentos  de  empresários                                                                                                                                                           Simões  afirmou  que  excetuando-se  a


                      do setor, somente no segundo semestre do                                                             A FiberCore Inc. (EUA), que comprou                                                        escassez c o aumento de custos dc maté­


                      ano passado, as operadoras passaram a re­                                                       90% das ações da X TA L Fibras Ópticas,                                                         ria-prima, decorrentes da explosão da de­


                      alizar novas encomendas com a expansão                                                          do Grupo Algar, confirmou os investimen­                                                        manda  mundial  por fibra  óptica,  não  há


                      mesmo ocorrendo no último trimestre.                                                            tos para expandir a capacidade produtiva                                                       dificuldades específicas para o setor dc fi­


                           Nesta ocasião, começaram a acontecer                                                       da unidade em 25%, atingindo a 1 milhão                                                        bras  no  Brasil,  embora  ele  sofra  as  mes­


                      uma serie de fusões e investimentos mo-                                                         de quilômetros de fibra óptica/ano.                                                            mas restrições conjunturais de  toda a in­


                                                                                                                          A empresa atuou por um período e não                                                       dústria brasileira.  Observou que este ano



                      Fornecedores de fibras, fios e cabos                                                            pretende  retomar  como  fornecedora  dc                                                       o  mercado  de  fibras  ópticas  continuará


                      Faturamento em R$ milhões                                                                       fios e cabos, posicionando-se como um fa­                                                      aquecido globalmente, com tendência dc


                                                                                                                      bricante independente no mercado global                                                        aumento  de  preços  da  ordem  de  35%   a


                             Empresa                                                                                  de fibras ópticas.                                                                             45%, em relação ao ano anterior.


                             XTAL                                                                                         No mercado brasileiro, ela tem como prin­                                                      A XTA L produz fibras ópticas monomodo


                                                                                                                      cipais clientes, fabricantes de fios e cabos                                                   (para telecomunicações) e multimodo (para
                             Alcatel  Cabos                 100             100            200
                                                                                                                      com o  a  A lcatel,  BrasFio,  C ab elte,                                                      informática) e tem 95% do seu faturamento

                             Furukawa                       404             384            ND                                                                                                                                                                                                                      2 5
                                                                                                                      Furukawa, Pirelli eTelcon. A X TA L tam­                                                       no primeiro tipo de produto.


                             Brasíio                        ND              88             140                        bém atua nos mercados norte-americano,
                                                                                                                                                                                                                      Furukawa alerta sobre expansão

                                                                                                                      europeu c asiático. A meta de curto prazo
                      Fonte:  Empresas citadas                                                                                                                                                                           Foad Shaiklzadch, diretor da Divisão de
                                                                                                                      é exportar pelo menos 25% de sua produ­                                                                                                                                                       Telebrasil
                                                                                                                                                                                                                     Engenharia  da  Furukawa,  contou  que  o
                                                                                                                      ção.  No  longo  prazo,  a  X TA L  pretende
                      vimentando  o  mercado  de  fibras,  fios  c                                                                                                                                                   mercado de fibras, fios e cabos ópticos está
                                                                                                                      atingir 50% dc exportações e assumir uma                                                                                                                                                      m
                      cabos ópticos. A Lucent anunciou a im­                                                                                                                                                         muito ativo no Brasil e no mundo, com o
                                                                                                                      melhor posição no mercado internacional.                                                                                                                                                      aio
                      plantação de  uma  unidade de cabos óp­                                                                                                                                                        preço médio dos produtos aumentando e
                                                                                                                          Comentando o ano de  1999, o gerente
                      ticos na sua área industrial dc Campinas                                                                                                                                                       ocorrendo  alguns  problemas  de  forneci­                                                     jun
                                                                                                                      Celso  Arantcs  Simões,  da  XTA L,  disse
                      (SP),  a  Cabelte  divulgou  investimentos                                                                                                                                                     mento, que podem gerar outras dificulda­                                                       ho
                                                                                                                     que o primeiro trimestre foi marcado pela
                      cm  uma  nova  fábrica dc  cabos,  também                                                                                                                                                      des para as companhias do setor.
                                                                                                                      redução drástica das vendas, uma  “decor­                                                                                                                                                     /2000
                      cm  São  Paulo,  c  foi  iniciado o  processo                                                                                                                                                      Para  ele,  questões  de  prazos  não-aten-
                                                                                                                      rência do forte impacto negativo da des­
                      que resultou na venda da XTA L, do Gru­                                                                                                                                                        didos  podem  comprometer a  imagem  de
                                                                                                                     valorização do Real”. Mas, no segundo tri­
                      po Algar, para o grupo norte-americano                                                                                                                                                        um bom fornecedor, pois os clientes estão

                                                                                                                      mestre, as encomendas atingiram os volu­
                      FiberCore Inc., por USS 25 milhões. Es­                                                                                                                                                        cada vez mais rigorosos com itens como qua­

                                                                                                                     mes esperados e elevaram-se nos três me­
                      tima-se  que  a  X T A L   atenda  a  34%  do                                                                                                                                                  lidade no atendimento e prazos.

                                                                                                                     ses  seguintes,  sinalizando  a  recuperação
                      mercado nacional dc fibras ópticas.                                                                                                                                                                Observou  que  as  operadoras  devem

                                                                                                                     das  metas dc  expansão.  Segundo ele,  no
                          Em  term os  internacionais,  a  Cisco                                                                                                                                                     analisar atentamente  os  seus  projetos  de

                                                                                                                     quarto trimestre, houve um aumento sig­
                      Systems adquiriu a Pirelli Optic.il Systems                                                                                                                                                    rede,  enfatizando  os  aspectos  de  capaci­
                                                                                                                     nificativo da demanda, que permitiu à em­
                     por USS  2,15  bilhões.  No  acordo com  a                                                                                                                                                      dade dc instalações das mesmas e de via­
                                                                                                                     presa atingir suas metas com os seguintes
                      Pirelli, a Cisco pretende entrar no promis­                                                                                                                                                    bilidade financeira dc alguns projetos (ou
                                                                                                                     resultados: foram vendidos 512 mil quilô­
                     sor  m ercado  D W D N   —  Dense  Wave                                                                                                                                                         trechos)  que  podem  não  ser viáveis  eco­
                                                                                                                     metros dc fibra óptica, contra 216 mil em
                     Division Multiplcxing —,  tecnologia  que                                                                                                                                                       nomicamente.
                                                                                                                     1998 e houve um aumento dc quase 300%
                     usa ondas de luz ampliando drasticamen­                                                                                                                                                             No  ano  passado,  a  Furukawa  teve  um

                                                                                                                     cm  seu  faturamento,  que  atingiu  R$  46
                     te a capacidade das  redes dc  transmissão                                                                                                                                                      faturamento  inferior  ao  de  1998  e  para

                                                                                                                     milhões contra R$  16 milhões em 1998.
                     que unem telefone, Internet c vídeo. C is­                                                                                                                                                      compensar a queda de vendas  no merca­

                                                                                                                          Dc  acordo com  Simões,  as  perspecti­
                     co e Pirelli anunciaram também uma ali­                                                                                                                                                         do  interno  ampliou  suas  exportações  de

                                                                                                                     vas para 2000 são excelentes, pois os pe­
                     ança  para  investir  USS  100  milhões  cm                                                                                                                                                     10% para 15% do faturamento. Para 2000,
                                                                                                                     didos em carteira já superam a capacida­
                     negócios de componentes ópticos e siste­                                                                                                                                                        o diretor enfatizou os novos contratos fir­
                                                                                                                     de  produtiva.  A  produção  da  empresa
                     mas dc transmissão óptica submarina.                                                                                                                                                            mados, que assegurariam uma participa­
                                                                                                                     atingiu  304  mil  quilômetros  em  1997;
                         A seguir, o depoimento de algumas das                                                                                                                                                       ção de 30%  da empresa no  segmento  de
                                                                                                                     caiu para 288  mil no ano seguinte; atin­
                     principais empresas que atuam no merca­                                                                                                                                                         cabos  ópticos.  Segundo  Shaiklzadeh,  a
                                                                                                                     giu 495 mil cm  1999; e poderia sem mai­
                     do brasileiro de fios, cabos c fibras ópticas.                                                                                                                                                  Furukawa é líder no fornecimento de fios
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30