Page 54 - Telebrasil - Março/Abril 2000
P. 54
Wireless
T e l e t a c e r t a o p a s s o
Augusto Góes gião Sul: o satisfatório serviço de tele A busca da Telet pelo pioneirismo
fonia fixa e a boa reputação da Banda não se resume ao Claro. A empresa
Operadora da Banda B
A. No caso gaúcho, a Telefônica C e antecipou-se ao lançar o pré-pago já
lular herdou a boa estrutura da CRT, com caixa postal. Hoje, o segmento
supera lentidão inicial
que implantou sua rede wireless ainda representa 63% da base da operadora
e acirra a competição no em 1992. Diante do de e 75% das novas ven
safio, a Telet valeu-se de das. Em fevereiro, um
mercado gaúcho. um plano de marketing acordo com a M otoro
inovador no B rasil: la permitiu à Telet ser
Penúltima empresa da Banda B a en criou a m arca C laro, a primeira companhia
trar em atividade no País, a Telet co que, ao mesmo tem po a lançar, no mercado
meça a mostrar a que veio. Em mar- em que identificava sua nacional, o aparelho
54 ço, ao completar um ano de atividade, fam ília de serviços, M 3090, que funciona
a operadora superava o patamar de 240 desvineulava-a ao nome tanto com bateria con
arço-abril/2000
mil clientes ou, aproxim adam ente, da corporação. Ao ser vencional com o com
18% do mercado atual do Rio G ran viço Claro Digital, que pilhas alcalinas, garan-
de do Sul. Sc for mantida a estimativa caracteriza o celular tin d o três horas de
feita pela área comercial da compa pós-pago, seguiram-se conversação. O u tra
nhia, que indica estar conquistando outros serviços com o novidade são os planos
m metade das novas vendas da região, a Claro Expresso (pré- Paulo Gonçalves, da Telet de uso programado, da
Telebrasil Telet encerrará o ano com 450 mil cli pago), Claro Roaming e Claro Reunião família Uso Ideal, com várias opções
entes, ampliando sua fatia de mercado
que variam entre 30 e 200 minutos,
(Conferencc Gall). Segundo Paulo G on
para cerca de 25%.
O otimismo atual contrasta com o çalves, diretor comercial da empresa, a uma espécie de “meio-termo” que pre
tende aliar a lucratividade do pós-
estratégia foi bem aceita. “A marca
desempenho dos primeiros meses de Claro é um sucesso entre o público c pago com o apelo comercial do pré-
operação, quando a Telet parecia es foi pioneira para novos produtos de ou pago. A operadora da Banda B in
barrar cm dois empecilhos básicos para tras operadoras do País, como o Baby, veste ainda em agressivas campanhas
a expansão da Banda B cm toda a Re da Tclcsp Celular ”, afirmou. de venda, como a operação Claro Ve
rão, responsável pela realização de vá
Raio X da Telet rios eventos esportivos e culturais no
litoral gaúcho nos primeiros meses
Início das operações - março de 1999
do ano, normalmente uma época de
Composição acionária - Bell Canada, 20%; Telesystems Internalional Wireless, 20%; vendas fracas.
investidores estrangeiros. 9%; e fundos de pensão e bancos brasileiros, 51%. De acordo com o diretor, paralela-
Estações radio base - dezembro de 1999:279 mente às estratégias de conquista de
novos clientes, a empresa dá grande
Municípios cobertos - março de 2000:110
atenção à ampliação da infra-estru
% da população abrangida - dezembro de 1999: 76%
tura de rede e dos canais de venda.
% da população abrangida - dezembro de 2000*: 85%
“Assegurar a qualidade dos serviços
Investimentos em 1999 - fí$ 700 milhões
é fundamental para que nosso cresci
Investimentos em 2000* - RS 130 milhões mento seja sustentado”, defendeu Pau
•estimativa lo Gonçalves.