Page 54 - Telebrasil - Março/Abril 2000
P. 54

Wireless
























                          T e l e t   a c e r t a   o   p a s s o


























                           Augusto Góes                                                                                   gião Sul: o satisfatório  serviço de  tele­                                                           A  busca  da Telet  pelo  pioneirismo



                                                                                                                          fonia  fixa  e  a boa  reputação  da  Banda                                                       não  se  resume  ao  Claro.  A  empresa
                           Operadora  da  Banda  B

                                                                                                                          A.  No  caso  gaúcho,  a  Telefônica  C e­                                                       antecipou-se  ao  lançar  o  pré-pago já


                                                                                                                          lular  herdou  a  boa  estrutura  da  CRT,                                                       com  caixa  postal.  Hoje,  o  segmento
                           supera  lentidão  inicial

                                                                                                                          que  implantou  sua  rede  wireless  ainda                                                       representa  63% da base da operadora



                           e  acirra  a  competição  no                                                                   em 1992. Diante do de­                                                                                                             e  75%  das  novas  ven­


                                                                                                                          safio, a Telet valeu-se de                                                                                                         das.  Em  fevereiro,  um



                           mercado  gaúcho.                                                                               um  plano  de  marketing                                                                                                           acordo com a M otoro­


                                                                                                                          inovador  no  B rasil:                                                                                                             la  permitiu  à Telet  ser


                               Penúltima empresa da Banda B a en­                                                         criou  a  m arca  C laro,                                                                                                          a  primeira  companhia


                          trar em  atividade  no  País,  a Telet  co­                                                     que,  ao  mesmo  tem po                                                                                                            a  lançar,  no  mercado



                          meça  a  mostrar  a  que veio.  Em  mar-                                                        em  que  identificava  sua                                                                                                         nacional,  o  aparelho

              54          ço, ao completar um ano de atividade,                                                           fam ília  de  serviços,                                                                                                            M 3090,  que  funciona




                          a operadora superava o patamar de 240                                                           desvineulava-a ao nome                                                                                                             tanto com bateria con­
                   arço-abril/2000

                          mil  clientes  ou,  aproxim adam ente,                                                          da  corporação.  Ao  ser­                                                                                                          vencional  com o  com


                          18%  do  mercado  atual  do  Rio  G ran­                                                        viço  Claro  Digital,  que                                                                                                         pilhas alcalinas, garan-



                          de do Sul.  Sc for mantida a estimativa                                                         caracteriza  o  celular                                                                                                            tin d o   três  horas  de


                          feita  pela  área  comercial  da  compa­                                                        pós-pago,  seguiram-se                                                                                                             conversação.  O u tra


                          nhia,  que  indica  estar  conquistando                                                         outros  serviços  com o                                                                                                            novidade são os planos

                   m      metade  das  novas vendas  da  região,  a                                                       Claro  Expresso  (pré-                                         Paulo Gonçalves, da Telet                                           de uso programado, da

                   Telebrasil   Telet encerrará o ano com 450 mil cli­                                                    pago), Claro Roaming e Claro Reunião                                                             família  Uso  Ideal,  com  várias  opções






                          entes, ampliando sua fatia de mercado
                                                                                                                                                                                                                           que  variam  entre  30  e  200  minutos,
                                                                                                                          (Conferencc Gall). Segundo Paulo G on­
                          para  cerca  de  25%.


                               O   otimismo  atual  contrasta  com  o                                                     çalves, diretor comercial da empresa,  a                                                         uma espécie de “meio-termo” que pre­
                                                                                                                                                                                                                           tende  aliar  a  lucratividade  do  pós-
                                                                                                                          estratégia  foi  bem  aceita.  “A  marca

                          desempenho  dos  primeiros  meses  de                                                           Claro  é  um  sucesso  entre  o  público  c                                                     pago  com  o  apelo  comercial  do  pré-


                         operação,  quando  a  Telet  parecia  es­                                                        foi pioneira para novos produtos de ou­                                                         pago.  A  operadora  da  Banda  B  in­



                         barrar cm dois empecilhos básicos para                                                           tras operadoras do  País, como o  Baby,                                                         veste  ainda em  agressivas campanhas


                         a expansão da Banda B cm toda a  Re­                                                             da Tclcsp  Celular  ”,  afirmou.                                                                de venda, como a operação Claro Ve­




                                                                                                                                                                                                                          rão, responsável pela realização de vá­



                                                                                               Raio  X  da  Telet                                                                                                          rios  eventos  esportivos  e  culturais  no

                                                                                                                                                                                                                          litoral  gaúcho  nos  primeiros  meses


                                        Início das operações  -   março de  1999
                                                                                                                                                                                                                          do  ano,  normalmente  uma  época  de


                                        Composição acionária - Bell Canada, 20%; Telesystems Internalional Wireless, 20%;                                                                                                 vendas  fracas.



                                       investidores estrangeiros. 9%; e  fundos de pensão e bancos brasileiros, 51%.                                                                                                           De  acordo  com  o  diretor,  paralela-




                                       Estações radio base  -   dezembro de  1999:279                                                                                                                                      mente  às  estratégias  de  conquista  de

                                                                                                                                                                                                                           novos  clientes,  a  empresa  dá  grande
                                       Municípios cobertos -  março de 2000:110
                                                                                                                                                                                                                          atenção  à  ampliação  da  infra-estru­

                                       % da população abrangida  -   dezembro de  1999:  76%
                                                                                                                                                                                                                          tura  de  rede  e  dos  canais  de  venda.

                                       %   da população abrangida -  dezembro de 2000*: 85%
                                                                                                                                                                                                                          “Assegurar  a  qualidade  dos  serviços


                                       Investimentos em  1999 -  fí$  700 milhões
                                                                                                                                                                                                                          é fundamental para que  nosso cresci­


                                       Investimentos em 2000*  -   RS  130 milhões                                                                                                                                         mento seja sustentado”, defendeu Pau­



                                   •estimativa                                                                                                                                                                            lo  Gonçalves.
   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59