Page 53 - Telebrasil - Março/Abril 2000
P. 53

Terminais  operando  (em  milhares)

                                                         Banda B crescendo

                                                                                                                                                                              M a rco   1998            D ezem bro 1998                 D ezem bro  1999                 D e ze m b ro 2 0 0 0

                                                             Os  exemplos  destas                                         BCP  N ordeste                                      Não  operava             ¦          2 S 0 I H                        550                              ND         [  1


                                                         duas  operadoras  da                                              TIM  N ordeste                                           4 6 6 ,7                      650                              900                              ND


                                                         Banda  B,  em  oito  dos                                         Tele  Leste  C elular                                     2 1 1 ,6                      351                              600                              ND

                                                                                                                          M a xite l                                          Não  operava                         150                             300                              M
                                                         nove  estados  nordesti­

                                                                                                                          N orte  B ra sil  Telecom  (1)                      Não  operava                N ão  operava                             2 2                              66
                                                         nos, não refletem certa-
                                                                                                                          Am azom a  C elular  (1)                                   62,1                        65,5                              103                              ND

                                                         mente apenas uma pre­                                             Dodos das empresas


                                                         ocupação social, mas, da                                                                                                                                    pal  motivo  da  expansão  do  celular na
                                                                                                                    segura que as metas de qualidade impos­
                                                          mesma forma, uma es­                                                                                                                                       região, pois reduziu os custos, tanto de
                                                                                                                    tas  pela  Anatei  vêm  sendo  superadas  a
                                                          tratégia  de  marketing                                                                                                                                    entrada, pois a habilitação gratuita em
                                                                                                                    cada  avaliação  e  informa  que  75%  das
                                                          que  tem  o  objetivo  de
                                                                                                                    vendas são de sistemas pré-pagos.                                                                grande parte dos planos e a queda dos
                                                          integrar  a  empresa  na

                                                                                                                         A concorrente  direta da  NBT, a Tele                                                       custos dos equipamentos, quanto no uso
                                                          comunidade,  gerando
                                                                                                                    Norte  Celular,  que  opera  com  a  marca                                                       diário, com  tarifas  menores cm vários
                                                          uma  boa  imagem  para
                                                                                                                    Amazônia Celular, conquistou cm todo o                                                           planos específicos (existe até plano para
                                                          as companhias, alem de
                                                                                                                    ano de  1999 cerca de  17.190 novos ter­                                                         estudante, que paga meia tarifa).
                                                          contribuir para o cresci­
                                                                                                                    minais no Maranhão, número superior ao                                                                Tendo em vista a realidade social do
                                                          mento  da  Banda  B  na
                                                                                                                    da NBT, cerca de 12 mil, que no entanto                                                          Nordeste, o preço da telefonia celular é
                                                           região. A BCP Nordes­
                                                                                                                    operou apenas três meses do ano passa­                                                           um fator a ser analisado com muito cui­
                                                           te, que informa ter 550                                                                                                                                                                                                                               Telebrasil
                                                                                                                    do. A implantação do sistema pré-pago a                                                          dado.  Conscientes  desta  realidade,  as
                                                           mil terminais operando
                                                                                                                     partir de junho de  1999 impulsionou os                                                         operadoras ali instaladas oferecem uma
                                                           em seis estados, estima
                                                                                                                    bons  resultados da operadora da Banda                                                           enorme variedade de alternativas tanto                                                      m

                                                           ter uma participação de                                                                                                                                                                                                                               a
                                                                                                                     A no Maranhão, que registrou um cresci­                                                         para o usuário pessoa física quanto para                                                    rç

                                                           mercado  na  faixa  de                                                                                                                                                                                                                                o
                                                                                                                     mento  da  base  de  assinantes  da  ordem                                                       as empresas locais.

                     27%,  conquistada  em  um  ano c  meio de                                                                                                                                                                                                                                                   -a
                                                                                                                     de  57% em  toda  a  região  em  que  atua,                                                                                                                                                 b

                     operação; c a Maxitcl vem mantendo o seu                                                                                                                                                                               Atendimento  e
                                                                                                                     considerando o ano de 1998. Os pré-pa-                                                                                                                                                      ril/2

                     market sbare de  23%  na  acirrada  disputa                                                                                                                                                                       qualidade contam
                                                                                                                     gos,  que  fecharam  o  ano  representando                                                                                                                                                  0
                     com a Tcle Leste Celular, que opera com                                                                                                                                                                                                                                                     0
                                                                                                                     23% dos terminais operando, contribuí­                                                               Apesar da importância do custo fi­                                                     0
                     as  marcas Telebahia  Celular  c Tclergipe
                                                                                                                     ram para a redução da inadimplência, que                                                         nal  para  os  usuários,  pesquisas  indi­
                     Celular, c a forte atuação de marketing que
                                                                                                                     caiu de 16% para 10%. O crescimento da                                                           cam que cresce a preocupação dos cli­
                     marca o Grupo Telefónica. A novata Norte
                                                                                                                     base  de  assinantes  não  gerou  a  mesma                                                       entes com  a qualidade do serviço e o
                     Brasil Telecom, que começou a operar em
                                                                                                                     expansão da  receita, que foi de  17% em                                                         atendimento que eles recebem, quan­

                     outubro  no  Maranhão,  em  apenas  cinco
                                                                                                                     relação  a  1998.  A  empresa  investiu  no                                                      do  necessitam  de  algum  suporte  da

                     meses conquistou 20% do mercado e esti­
                                                                                                                     Maranhão RS 45,9 milhões no ano pas­                                                             operadora. As operadoras locais estão

                     ma chegar ao fim do ano com 50% de par­
                                                                                                                     sado c 50% dos clientes utilizavam a rede                                                         investindo  em  call centers  mais  apri­

                     ticipação. A empresa considera que os re­
                                                                                                                     digital, que responde por 50% do tráfego                                                          morados,  para  melhorar o  relaciona­

                     sultados alcançados até aqui superaram as
                                                                                                                     total.  No ano passado, obteve um lucro                                                           mento com seus usuários, além de im­

                     melhores expectativas, com um crescimento
                                                                                                                     líquido RS 24,9 milhões.                                                                          plantarem outros canais de integração

                     cm  progressão  geométrica.  Em  1999,  a
                                                                                                                                                                                                                       com eles e de aprimorarem, constantc-

                     NBT operou em apenas quatro cidades do                                                                           Preço è fundamental
                                                                                                                                                                                                                       mente, os serviços oferecidos, lançan­
                     Estado  c  planeja  expandir  para  mais  11
                                                                                                                          As operadoras da Região Nordeste dis­                                                        do,  assim,  opções  mais  sofisticadas

                     municípios  ainda  no  primeiro  semestre                                                        putam, acirradamcnte, cada percentual do                                                         como  celulares  com  Internet  e  com


                     deste ano, que apresentam viabilidade eco­
                                                                                                                      mercado c não hesitam cm lançar promo­                                                           mensagens escritas. Afinal, elas sabem

                     nômica para contar com os serviços da ope­                                                       ções, planos diferenciados e outras estra­                                                       que o nordestino e um povo expansi­


                     radora. A NBT investiu no Maranhão cer­
                                                                                                                      tégias com o objetivo de manter e a m p lia r                                                    vo, que fala bastante, e que o mercado
                     ca de  RS 54,3 milhões, dos quais RS 20,7                                                        o seu market sbare. Algumas delas, a mai­                                                        onde operam já responde por 18,02%


                      milhões cm  infra-estrutura.  A estimativa                                                      oria na realidade, não infonuam dados con­                                                        dos celulares em uso no Brasil em ja­



                      para  investimentos  de  1999  a  2001  é  de                                                   siderados e s tr a té g ic o s , admitindo no en­                                                 neiro último, possuindo um potencial


                      RS 87 milhões no Estado. A operadora as­
                                                                                                                      tanto que a competição tem sido o princi-                                                         para expandir esta participação.
   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58