Page 40 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1998
P. 40
T r u n k i n g conquista novos mercados
lançou campanha na qual oferece di-
ariamenle USS 1 mil para os assinan
tes sorteados que estejam em dia com
Um estudo apresentado pela Chnstian estima que a R^r,
a operadora. Investirá US$ 2 milhões
em m arketing até o fim de 1998. Associação Brasileira de Empresas detenha cerca de 30% do morr' ,
Operadoras de Telecomunicações de tm nking no Brasil. A empresa ‘ °
CO N ECTElfCom um volume de Móveis — ABTM, revela que as em investir de setembro deste ano , 3
mensagens/mês na faixa de 10 mi presas de seniços de segurança e de neiro de 1999 entre RS 5 milhõJ*»
lhões. registrado em agosto último, assistência técnica são 25% do mer RS 10 milhões, basicamente om on„
a Conectei estima para este ano um cado de tm nking. enquanto as de pamentos de transm issão e rádio'
crescim ento de 60% tanto no fatu transporte e as de construção civil para ampliar a sua área de atuação
ramento quanto no número de assi respondem por 20% cada. Corpo
nantes. Esta expansão, segundo o rações voltadas para as áreas de ser METROPHONE A empresa espe-
gerente da filial Rio de Janeiro. viços públicos (água, esgoto, coleta ra atingir até 0 final do ano certa dê
Michael Sarkis. é inferior à de 1997. de lixo) seriam 7% dos usuános des 100 mil clientes e 0 seu investimen
de 80% , em função do desaqueci- te sistema. Este estudo mostra que, to até 0 final do ano será de USS
mento da economia brasileira. ao lado de uma forte presença em 200 milhões, loint-ventum entre a bra
Sarkis observa que. mesmo setores onde o uso sileira Mcom Wire-
com a redução dos custos da telefo deste sistema é mais less. controlada pelos
nia celular, esta ainda irá custar mais antigo, como as em grupos GP Investi
do que o paging e que este serviço presas de segurança m entos. Macal e
com plem enta a telefonia celular, e de transporte, ou Carso (que controla a
possibilitando que o usuário respon tros mercados estào Telefonos dei Méxi
da pelo celular apenas se quiser. aderindo a esta op co), e a norte-ameri
ção de comunicação cana Comcast Corpo
POWERXET O diretor de Opera móvel. ration. gerou 400 em
ções da Powemet, José Carlos Raiva, A seguir de pregos diretos e indi
reconhece que a telefonia celular em poimentos das três retos e está investin
São Paulo afetou os negócios de principais empresas do em marketing este
paging. sendo responsável por uma deste segmento no Brasil, que ano cerca de RS 5 milhões.
pequena redução no número de as responderiam | X ) r 70% do faturamen A M etrophone atua há 5
sinantes da empresa, atualmente na to do setor, segundo estimativas da anos no m ercado brasileiro ofere
faixa de 80 mil. Segundo ele, este entidade que reúne estas operadoras. cendo solu ções em comunicação
impacto dos celulares mais acessí móvel exclusivam ente para clien
veis já está passando, pois muitos RMD Rádio Móvel Digital, que uni tes corporativos de grande, médio
usuários que migraram para esta ficou suas operações de serviço e pequeno portes. Os serviços bá
opção estão voltando para o paging, móvel com a SRC (Via 1), atendia sicos da Metrophone permitem re
lendo em vista os custos mais ele em agosto último a 1.600 clientes alizar cham adas individuais entre
vados da telefonia celular. que operavam 24.000 rádios, em cer aparelhos M etrophone ou para
Empresa 100% da Motorola, ca de 31 cidades, com cerca de 1775 qualquer tipo de telefone e chama
opera na Grande São Riulo, no Gran canais, dos quais 90% próprios e o das em grupo para uma conversa
de Rio de Janeiro, no Distrito Fede restante de empresas coligadas. simultânea entre 120 pessoas.
ral e em Itajaí (SC) dirctam ente. Segundo o presidente da em
Atende Vitória através de uma fran presa. Gert Manfred Christian, a cri NEXTEL A norte-americana Nex-
quia e está negociando franquias se mundial que provocou um de- tel Communications, com 2 milhões
com outras operadoras locais. Este saquecimento da economia brasilei de usuários, e opera também na Ar
ano o investimento será de USS 1 ra terá um impacto negativo no mer gentina, Canadá, China, Filipinos-
milhão, devendo dobrar em 1999.
cado de tmnking no Brasil, mas pode Indonésia. Japão e Peru. passou a atu
também ajudar. Lembra que as ar no Brasil através da consolidação
RA0IO B E I Premiada duas ve
corporações tendem a racionalizar os de todas as empresas de comunica
z e s c o m o a m elhor operadora de
seus custos de comunicação e este çáo móvel que eram controladas ou
paging brasileira, esta empresa mi
serviço contribui para a redução de coligadas da Airlink, como a N -
neira contava com 40 mil assinan
despesas de telecomunicação. que atuava em 13 cidades com ”
tes em agosto últim o e em 1997
A utilização deste serviço pe canais. Dessa forma, conquistou 0
faturou RS 2 milhões. Seu presiden
los usuários tem crescido, revela o ca de 50% do mercado e uma P
te. Francisco Sávio Maltar, diz que
empresário, informando que o ín sença imediata em 27 cidades _
em cinco anos de atuação ela regis
dice de minuto,'rádio utilizado apre
trou crescimento médio de 136%. leiras. A Airlink chegou a lor 1
senta tuna expansão mensal de 3%. canais operando em 40 cidades.